A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe), começa a partir desta segunda-feira, 04 de abril e se estenderá até 03 de junho, data prevista pelo Ministério da Saúde para o encerramento da Campanha.

O objetivo é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e consequências nos serviços de saúde. A vacinação é uma estratégia do Governo Federal para minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com os da Covid-19.

A campanha ocorrerá em duas etapas. A primeira acontecerá de 04 de abril a 02 de maio. Nesse primeiro período serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.

A segunda fase ocorrerá de 03 de maio a 03 de junho, quando serão imunizados os seguinte públicos: Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.

A SEMUS informa que a vacinação acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município em horário normal de funcionamento. Portanto, a partir desta segunda (04), idosos com 60 anos ou mais, com possibilidade de locomoção, poderão procurar sua UBS para receber a dose do imunizante. Os Idosos domiciliados e acamados, serão vacinados em domicílio, mediante agendamento da equipe de saúde.

Proteção contra o sarampo

Durante a Campanha da Influenza, será disponibilizada também a vacinação contra o sarampo, visando evitar surtos da doença. Serão imunizados crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores da saúde.

Crianças

No caso das crianças de 6 meses a menores de 5 anos, que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022.

Para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda aplicação da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.