Devido aos estragos causados pelo temporal, o prefeito Guilherme Sampaio (PDT) decretou estado de calamidade pública no município. No documento, a gestão municipal também autoriza a “mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução” e “a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre”.
De acordo com informações do Hospital São Vicente de Paulo, um condutor que estava trafegando sentido Barbalha-Jardim foi atingido por uma barreira que desmoronou durante a chuva e precisou de atendimento médico. Ainda conforme a unidade hospitalar , o paciente teve apenas ferimentos leves, está consciente e orientado.
Segundo a Defesa Civil do Estado, guarnições de Juazeiro do Norte e Crato encontram-se atendendo diversas ocorrências de alagamento e resgate de pessoas presas em suas residências. Além disso, uma equipe do órgão foi encaminhada com o objetivo de auxiliar nas ações. Os dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) mostram que cidade teve chuva de 51 milímetros, entre 19h de terça e 7h desta quarta.
Veja vídeos: