-->

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Barbalha tem ruas alagadas após canal transbordar; Prefeitura decreta estado de calamidade

 

Na manhã desta quarta-feira (13), após chuvas intensas durante a madrugada, o canal de Barbalha, na região do Cariri, amanheceu transbordado, formando um rio com correnteza nas ruas da cidade. Nas redes sociais, populares compartilharam vídeos mostrando os pontos de alagamento, que impediu o tráfego de veículos e de pessoas. Além disso, estabelecimentos e residências ficaram alagadas.

 
Devido aos estragos causados pelo temporal, o prefeito Guilherme Sampaio (PDT) decretou estado de calamidade pública no município. No documento, a gestão municipal também autoriza a “mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução” e “a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre”.
 
De acordo com informações do Hospital São Vicente de Paulo, um condutor que estava trafegando sentido Barbalha-Jardim foi atingido por uma barreira que desmoronou durante a chuva e precisou de atendimento médico. Ainda conforme a unidade hospitalar , o paciente teve apenas ferimentos leves, está consciente e orientado.
 
Segundo a Defesa Civil do Estado, guarnições de Juazeiro do Norte e Crato encontram-se atendendo diversas ocorrências de alagamento e resgate de pessoas presas em suas residências. Além disso, uma equipe do órgão foi encaminhada com o objetivo de auxiliar nas ações. Os dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) mostram que cidade teve chuva de 51 milímetros, entre 19h de terça e 7h desta  quarta.
 
Veja vídeos:
 
Tocador de vídeo
00:00
00:22
Tocador de vídeo
00:00
00:33
Tocador de vídeo
00:00
00:30