A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), por meio do Serviço de Atenção Especializada em HIV/AIDS e Infectologia – SAE em parceria com as Unidades Básicas de Saúde do Município realiza durante todo o mês a Campanha “Dezembro Vermelho”, alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado em 1° de dezembro. As ações serão desenvolvidas no SAE e em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município (Abaixo a Programação).
O Dezembro Vermelho, é uma campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, que marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
A campanha é constituída por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais IST, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, de modo integrado em toda a administração pública e com entidades da sociedade civil organizada.
Durante a Campanha, o SAE e as UBS’s realizarão testes rápidos, palestras, salas de espera com atividades educativas e entrega de panfletos e preservativos.
Os testes são indicados para qualquer pessoa que se enquadre nos seguintes critérios: Gestantes e seus parceiros sexuais, pessoas que realizaram relação sexual (oral, vaginal ou anal) sem o uso da camisinha, para quem já teve alguma doença sexualmente transmissível (DST) ou tuberculose e para aqueles que já compartilharam agulhas ou seringas.
Abrindo a programação, nesta quarta, 1°, no SAE, acontece o Dia “D” da Campanha com as seguintes atividades: Testagem Rápida para HIV, Sífilis e Hepatite B e C; Sala de Espera: Atividade Educativa Sobre HIV/Aids; entrega de preservativos e panfletos.
Confira abaixo a programação completa da Campanha.