A Secretaria Municipal de Saúde de Russas (SEMUS), definiu os critérios e orientações para a terceira fase de vacinação contra a Covid-19, que abrange o público de gestantes e puérperas acima de 18 anos, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente. A reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (05) e reuniu a gestão da pasta, juntamente com as Coordenações de Imunização e de Atenção Primária do município.
O primeiro público prioritário a ser vacinado será o de gestantes e puérperas (pós-parto até 45 dias), com idade acima de 18 anos, que ainda não tenham recebido a vacina da gripe ou que já tenham cumprido o prazo de 14 dias da imunização.
A vacinação de gestantes e puérperas começa na próxima sexta-feira (7). A SEMUS divulgará os locais e horários amanhã (06) de acordo com a estratégia de cada Equipe de Saúde da Família (ESF). Aquelas que ainda não tomaram a vacina da gripe, poderão tomar primeiro a vacina contra a Covid-19, agendando a vacina da gripe, cumprindo o intervalo de 14 dias. Já as gestantes e puérperas que já tomaram a vacina da gripe e ainda não completaram o intervalo de 14 dias, devem agendar a vacina contra a Covid-19.
Pessoas com comorbidades
Pessoas com comorbidades serão vacinadas a partir da próxima semana. As datas e horários, serão oportunamente divulgadas pela SEMUS. A vacinação de pessoas com comorbidades será escalonada conforme ordem de prioridade, sendo elas:
Prioridade 1 – Cardiopatia,
Prioridade 2 – Diabetes;
Prioridade 3 – Obesidade IMC >40;
Prioridade 4 – Doença Neurológica;
Prioridade 5 – Pneumopatias.
Prioridade 6 – Doença Renal Crônica;
Prioridade 7 – Imunodeficiência.
A vacinação de pessoas com comorbidades será organizadas por etapas, pelo fato do processo de distribuição das doses de vacinas ser feito de forma escalonada e obedecerá a prioridade de acordo com as faixas etárias a seguir:
Prioridade 1 – 59 a 55 anos;
Prioridade 2 – 54 a 50 anos;
Prioridade 3 – 49 a 45 anos;
Prioridade 4 – 44 a 40 anos;
Prioridade 5 – 39 a 30 anos;
Prioridade 6 – 29 a 18 anos;
Na próxima semana Russas vacinará pessoas com cardiopatias, com idade entre 59 e 55 anos. A data, local e horário do início da vacinação para esse público será informado posteriormente pela SEMUS.
Comprovação da comorbidade
A comprovação da comorbidade deverá ser feita através de atestado médico ou prescrição médica. No caso dos pacientes acompanhados pelas Equipes de Saúde da Família (ESF’s) do município, a equipe de saúde apresentará uma declaração para a vacinação.
Já os pacientes que não são acompanhados por médicos particulares ou planos de saúde, deverão solicitar aos médicos que acompanham o caso, o preenchimento do Atestado Médico Padrão – Vacinação COVID-19 do Município, disponível para download no link a seguir:
Pessoas com deficiência permanente
A Coordenação de Imunização da SEMUS informa que nos próximos dias, serão divulgadas as orientações e critérios para a vacinação de pessoas com deficiência permanente no município.