O município de Ibaretama registrou uma das maiores chuvas no estado do Ceará na últimas 24 horas, foi o que apontou o balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O órgão revelou ainda que a porção centro-sul do estado registrou os principais acumulados de chuva no intervalo entre as 7h de quarta (28) e as 7h desta quinta-feira (29).
Os maiores acumulados foram registrados nos postos pluviométricos Engenho Velho e Monte Alegre, ambos no município de Barro, que é localizado na macrorregião do Cariri.
Além deste, outros destaques foram em: Iguatu (Posto: Sede) : 93.0 mm; Acopiara (Posto: Sede) : 87.0 mm; Potiretama (Posto: Sede) : 85.0 mm; Cedro (Posto: Ematerce) : 84.0 mm; Pedra Branca (Posto: Sede) : 81.0 mm; Ibaretama (Posto: Sede) : 80.0 mm; Aurora (Posto: Sítio Tipi) : 74.0 mm; Morada Nova (Posto: Uiraponga) : 73.0 mm.
Os dados preliminares indicam que houve registros em, pelo menos, 106 municípios. A atualização ocorre ao longo do dia, mas sempre referente ao intervalo de 24 horas citado anteriormente. Para acompanhar, basta acessar funceme.br/calendario.
Previsão do tempo
Para esta quinta (29), a expectativa é que os maiores acumulados ocorram no Litoral Norte, na Ibiapaba e no oeste do Sertão Central e Inhamuns, principalmente entre tarde e noite. Nas demais regiões, os registros de precipitações deverão ser pontuais. Já para a sexta (30), a expectativa, neste momento, é de precipitações pontuais em todas as macrorregiões.
A previsão do tempo se dá pela atuação de áreas de instabilidade que entraram pelo leste do Nordeste. As análises realizadas pela Funceme na manhã de quinta mostram ainda que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) permanece posicionada em torno de 2ºN no Atlântico Tropical, não interferindo nas condições de tempo do Estado.