-->

sexta-feira, 12 de março de 2021

Primeira Reunião do Comitê de combate a Covid 19 define estratégias no enfrentamento da doença

 Durante a tarde de hoje (12), ocorreu a 1ª Reunião Ordinária do Comitê Municipal de prevenção e enfrentamento da pandemia de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID 19). A reunião, realizada virtualmente, tratou da atual situação epidemiológica do município, além das estratégias de saúde para atender a população.

Segundo os números da Coordenadoria de Epidemiologia do município, entre os dias 01/03 a 12/03 o município registrou 456 novos casos de Covid 19. De acordo com o boletim publicado nesta sexta-feira (12), 22 pacientes estão internados com a doença confirmada e 08 casos suspeitos. Do total de internados 11 precisaram ser transferidos para outras unidades hospitalares em outras cidades até a data de ontem, (11).

No mesmo período, houve três novas mortes por Covid-19, totalizando 83 mortes desde os primeiros casos registrados no município.

Novas Medidas

A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria de Saúde, irá adotar algumas medidas visando aumentar e fortalecer o atendimento aos pacientes com a doença. Entre elas, haverá extensão no horário de atendimento do Centro de COVID 19 Terezinha Nunes da Rocha, das 07h às 19h, de segunda a sexta-feira; ampliação de leitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de 07 para 12 leitos; disponibilização de um terceiro médico na UPA, a fim de diminuir a fila de espera no atendimento; ampliação de leitos no Hospital e Casa de Saúde de Russas (HCSR) de 18 para 24 leitos.

Fiscalização

Para as medidas de fiscalização, a Vigilância Sanitária do município irá intensificar as ações, além de solicitar apoio da Superintendência Litoral Leste, de equipe da Vigilância Sanitária Estadual. O Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) também irá intensificar as ações nas barreiras sanitárias e aguardará o Decreto do Estado sobre lockdown para fiscalizar os acessos ao município.

Lockdown

Anunciado pelo Governador Camilo Santana na última quinta-feira (11), será decretado lockdown em todo o Estado do Ceará com início às 00 horas do dia 13 de março, até o dia 21 de março. A Procuradoria Geral do Município informou que o município ira acompanhar o Decreto do Governo e que aguarda a publicação do Documento no Diário Oficial do Estado (DOE), para editar o Decreto Municipal e que até lá, o Decreto Estadual passará a estar em vigência no município a partir da sua publicação.

O prefeito Savio Gurgel também informou que está estudando, juntamente com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social e a Secretaria de Finanças, a possibilidade de criar um auxílio emergencial para pessoas em situação de vulnerabilidade no município. O Gestor ainda acrescentou o compromisso de trabalhar de forma incansável em busca de melhoria para a saúde, vacina e o bem estar da população.

Participaram da reunião o prefeito Sávio Gurgel, o Comandante do 1° BPM, José Rocha de Menezes, o Comandante da 1°Companhia do 1° Batalhão José Aldenizio de Lima, o Delegado da Polícia Civil em Russas, Thalles Melo, o Presidente da Câmara Municipal de Russas, Sargento Girleudo, o Coordenador da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Russas (CDL), Francisco Dantas, a Procuradora do Município, Ticiana Sampaio, o Chefe de Gabinete, Valdecir Nogueira e Secretariado: Kelly Leitao (Saúde), Neise Viera (Educaçao), Elton Gonçalves (Meio Ambiente), Christine Santiago (Gestão de Pessoas), Verônica Oliveira (Assistência Social), Zilzo Leandro (Governo), Guilherme Cordeiro (Infraestrutura), Frank Lourenço (Cultura/Turismo/Esporte), Paulo Castelo (Finanças), Ari Célio Mendes (Desenvolvimento Econômico), Júnior Martins (Agricultura), Adryana Santiago (Planejamento), Aldeiza Bezerra (Controladoria), Vilalba Oliveira (Fundo de Seguridade Social), Gilvan Gonçalves (DEMUTRAN), Alderi Ferreira (Guarda Municipal), Márcia Santiago (Vigilância Sanitária).