-->

domingo, 31 de janeiro de 2021

Com exceção de Russas, todas as áreas de saúde do Ceará registram aumento de casos confirmados de Covid-1

Conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), as áreas descentralizadas de Baturité, Acaraú e Tauá aparecem em destaque com a porcentagem de aumento de casos.

 

Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) do Ceará apresentaram aumento de casos confirmados de Covid-19. — Foto: Thiago Gadelha/Sistema Verdes Mares


Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) do Ceará apresentaram aumento de casos confirmados de Covid-19. — Foto: Thiago Gadelha/Sistema Verdes Mares

Todas as Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) do Ceará apresentaram incremento de casos confirmados de Covid-19, com exceção da ADS de Russas. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (29), no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) e compara as duas últimas semanas de dezembro do ano passado, com as duas primeiras semanas de janeiro deste ano.

O Ceará é dividido em 22 Áreas Descentralizadas de Saúde, cujo objetivo é garantir acesso, resolutividade e qualidade no atendimento à população.

Conforme o documento, as ADS de Baturité, Acaraú e Tauá aparecem em destaque com a porcentagem de aumento de casos, com 118%, 114,6% e 85,7% de incremento, respectivamente. A ADS de Russas registrou queda de 21,9% dos casos confirmados da enfermidade.

A ADS de Fortaleza passou por um aumento de 36,8% em relação aos períodos considerados. Enquanto nas duas últimas semanas de dezembro foram confirmados 5.014 casos de Covid-19, nas duas primeiras semanas de janeiro foram 6.860 pessoas infectadas.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Ricristhi Gonçalves, alerta para o aumento de casos e reforça o pedido de medidas de prevenção contra a doença.


"Nós gostaríamos de dar destaque que todas as Áreas Descentralizadas de Saúde, com exceção de Russas, tiveram incremento de casos novos de Covid-19. É importante esse alerta para que as pessoas não relaxem nas medidas de prevenção, que são medidas bastante simples e são eficazes", afirma a gestora.

Casos de Covid-19 no Ceará

Segundo a Sesa, até a terceira semana de janeiro, foram confirmados 22.427 casos de Covid-19, um aumento de 73,4%. Dos casos confirmados, 9.568 (42,7%) são residentes de Fortaleza e os demais no interior do estado e Região Metropolitana.

Em 2021, também foram confirmados 237 óbitos pela doença no Ceará. As análises consideraram o intervalo entre as últimas semanas de dezembro e as duas primeiras de janeiro.

Até a tarde desta sexta-feira (29), o Ceará já registrou 370.300 casos confirmados do novo coronavírus. Além disso, o estado registra 10.465 óbitos em decorrência da enfermidade. Os casos recuperados da doença já chegaram a 286.040.