-->

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Jiboia de mais de 3 metros é flagrada por moradores no rio Jaguaribe

 

Por Honório Barbosa e Rodrigo Rodrigues, G1 CE

 

Animal foi flagrado por moradores. — Foto: Reprodução

AAnimal foi flagrado por moradores. — Foto: Reproduçãonimal foi flagrado por moradores. — Foto: Reprodução

Uma cobra da espécie jiboia foi flagrada por um agricultor na manhã desta sexta-feira (14), no rio Jaguaribe, interior do Ceará. O animal media cerca de 3,5 metros e não ofereceu riscos ao morador. O 'encontro' aconteceu na localidade de Gameleira, distante cerca de 4 quilômetros do centro de Iguatu, no Centro-Sul do estado.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Iguatu, coronel Nijair Araújo, a serpente não é venenosa. Ela foi encontrada próxima à ponte do projeto da Ferrovia Transnordestina.

“A cobra não foi capturada porque estava no habitat natural dela. A orientação que damos é para que as pessoas não tentem capturar ou mesmo matar o animal. É crime ambiental”, destaca.

Encontros inesperados

O coronel Nijair lembra que encontros de cobras com humanos não são tão incomuns. Mensalmente, o Corpo de Bombeiros realiza a apreensão de animais próximas às casas de moradores em áreas rurais. O mesmo acontece em bairros que apresentam expansão nas áreas urbanas. Em junho deste ano, foram capturadas nove serpentes.

"A captura se dá nas casas, por trás de móveis, no telhado ou em árvores. As cobras vão atrás de comida”, explica o subtenente do Corpo de Bombeiros de Iguatu José Diniz. Sempre após a captura, o animal é devolvido à natureza.


Blog; Erivando Lima;