-->

segunda-feira, 13 de julho de 2020

Diretor do DNOCS visita o perímetro irrigado Tabuleiros de Russas

O diretor do DNOCS, Fernando Marcondes de Araújo Leão, visita nesta segunda-feira, 13, o Perímetro Irrigado Tabuleiros de Russas, e o Jaguaribe-Apodi. Com a chagada das águas do São Francisco no açude Castanhão, que deverá acontecer nos próximos meses, avaliar o atual cenário dos dois polos da fruticultura cearense se faz uma necessidade urgente.
Acompanhado do deputado federal Domingos Neto, o chefe do órgão vai avaliar de perto a realidade estrutural do local, e também os impactos da estiagem sobre a produção no projeto, que resultou em milhares de desempregos.
Com problemas estruturais sérios, furtos de equipamentos, abandono de propriedades, e até mesmo roubo de fiações e transformadores elétricos para ser vendido em sucatas, o projeto que deveria ser um oásis na região, ainda não passa de um sonho do cearense Vicente Fialho, que foi Ministro da Irrigação, do governo Sarney, na década de 80.
Outro problema é a invasão de mais de 2 mil hectares de terra. Uma briga judicial que se arrasta há anos, e que até hoje não se encontrou uma solução para os posseiros e também não se cumpriu uma ordem judicial federal de reintegração de posse.
Na visita, o diretor do DNOCS e o deputado, procuram alternativas para garantir recursos para a execução dos serviços que faltam nos dois perímetros.

Blog; Erivando Lima \ Imprensa do Vale