
Para o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, a medida busca diminuir o fluxo de pessoas que diariamente procuram atendimento em delegacias do Ceará. “Essa é uma forma da gente evitar que muitas pessoas fiquem dentro dos prédios das delegacias e que haja aglomerações. O serviço eletrônico é uma forma cômoda de fazer em qualquer computador, ou também em um smartphone, o registro de BO. Assim o cidadão é prontamente atendido sem correr riscos de contaminação. É mais uma forma de colaborarmos com a Secretaria da Saúde, a autoridade sanitária do Estado, para o quanto antes a gente possa vencer essa luta contra o coronavírus”, afirma André Costa.
O delegado geral da PCCE, Marcus Rattacaso, anunciou o reforço do efetivo existente na delegacia eletrônica. “Nós iremos reforçar o efetivo da Delegacia Eletrônica que fará a avaliação e a validação dos boletins, para que possamos dar o retorno com maior brevidade possível ao cidadão”, disse Rattacaso.
A Deletron, por meio de seu endereço virtual (www.delegaciaeletronica.ce.gov.br), oferece a toda população celeridade e comodidade para registro dos mais variados tipos de ocorrência, por meio desta ferramenta prática. A especializada foi instituída no ano de 2004 e segue até os dias de hoje, disponibilizando aos cidadãos a possibilidade de registro de 11 tipos de ocorrências, que podem ser feitos rapidamente através de alguns cliques. Possibilitando assim, que a Polícia seja comunicada do fato, sem que a vítima se desloque até uma delegacia física.
A delegacia atende a todo o Estado do Ceará e o usuário desta ferramenta pode registrar as seguintes tipificações criminais: acidente de trânsito sem vítimas, calúnia, dano, desaparecimento de pessoa, difamação, extravio de objetos e documentos, furto, injúria, roubo a pessoa (sem lesão corporal), roubo a residência e violação de domicílio. Até o fim do mês de março, novas tipificações criminais serão inseridas na Deletron.
Passo a Passo
No momento em que o usuário vai fazer seu Boletim Eletrônico de Ocorrência, é tudo muito rápido, prático e dura poucos minutos. Por meio do site da Deletron, basta escolher uma das opções de registro e seguir o passo a passo informado pelo sistema, que é autoexplicativo.
Como deve ser feito
1. Acesse o site da Delegacia Eletrônica;
2. Escolha a ocorrência que deve ser registrada;
3. Diga ao sistema se você é a própria vítima do fato, ou se é o noticiante, no caso de a vítima estar impossibilitada de registrar a ocorrência;
4. Siga as orientações do sistema. Tenha em mãos os números do RG e do CPF. É preciso fazer um breve relato da ocorrência;
5. A Delegacia Eletrônica enviará um e-mail com o número do protocolo. Nesse período, a Deletron confirmará as informações fornecidas;
6. Se as informações estiverem corretas, um novo e-mail será enviado com o Boletim de Ocorrência Eletrônico e uma senha de acesso;
7. Imprima e, após a assinatura, o BEO poderá ser usado como qualquer outro documento.
Para que o processo do seu BEO seja finalizado com sucesso, é necessário que o usuário tenha atenção no preenchimento de todos os campos de numeração de documentos como RG, CPF e e-mail, principalmente.
Uma vez que todo o processo é encerrado com sucesso, uma senha e número do protocolo são gerados para garantir o acesso online. Caso seja reprovado, é gerado um novo protocolo em virtude da segurança digital, então o usuário refaz o BOE, corrigindo as informações divergentes.
*A Polícia Civil alerta aos usuários que fazer falsa comunicação de crime a autoridades policiais é crime previsto no artigo 340 do Código Penal, resultando em multa e detenção de um a seis meses.
Serviço:
Delegacia Eletrônica (Deletron)
http://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo/
Tel: (85) 3101 2509