-->

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Uma pessoa morre e 157 ficam feridas após avião se partir em três ao sair de pista na Turquia

Acidente foi durante a aterrissagem na cidade turca de Istambul
Acidente aconteceu quando a aeronave aterrissou em aeroporto em Istambul
Foto: Yasin Akgul/AFP
 
O acidente com um avião com 183 pessoas a bordo na cidade turca de Istambul, nesta quarta-feira (5), terminou com pelo menos 157 feridos resgatados e um morto. A aeronave se partiu em três partes e pegou fogo depois de sair da pista ao aterrissar.

Ao chegar ao aeroporto Sabiha Gokcen, nos arredores de Istambul, o Boeing 737 da companhia Pegasus Airlines, procedente da cidade turca de Esmirna, foi vítima de ventos e chuvas fortes e acabou saindo da pista, segundo imagens da televisão.


A parte da frente da fuselagem, compreendendo o cockpit e as primeiras filas, separou-se do resto da aeronave. Uma segunda fissura era visível no terço traseiro da aeronave, nas últimas dez filas e a cauda do aparelho.

Houve um incêndio a bordo, que foi controlado pelos bombeiros.

A maioria dos passageiros conseguiu deixar o avião por seus próprios meios, usando uma escada na parte de trás ou andando nas asas da aeronave. "Neste momento estão hospitalizados 157 feridos e um dos nosso cidadãos faleceu", declarou à imprensa o ministro da Saúde, Fahrettin Koca.

O avião deslizou "cerca de 60 metros" depois de deixar a pista, explicou o governador de Istambul, Ali Yerlikaya.

Entre os 171 passageiros, de várias nacionalidades, havia 12 crianças, informou a televisão pública TRT. Segundo a imprensa local, os dois pilotos, um turco e um sul-coreano, ficaram gravemente feridos.

RISCOS
Istambul é um importante centro de conexões aéreas para todo o tráfego entre Europa, Oriente Médio, Ásia e África. Os voos com destino ao aeroporto Sabiha Gokcen foram redirecionados para o aeroporto Ataturk, também em Istambul, a 60 quilômetros de distância, anunciou a NTV.

O presidente Recep Tayyip Erdogan pretende fazer da cidade o destino aéreo número um do mundo, usando em particular o mega-aeroporto de Ataturk, inaugurado em 2018. Mas a metrópole de mais de 15 milhões de habitantes é regularmente varrida por ventos e chuvas fortes que complicam a tarefa dos pilotos.

As condições climáticas, que podem ser extremas no inverno, obrigam regularmente as autoridades do aeroporto a cancelar voos. Incidentes menores, como saídas da pista ou colisões com pássaros, às vezes ocorrem nos dois aeroportos internacionais da cidade.

Em 2018, um avião da companhia Pegasus saiu da pista em Trabzon, no nordeste da Turquia, parando à beira do penhasco. Ninguém ficou ferido neste acidente.

Fonte; DN