-->

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Chove em 69 municípios; Cascavel, no Litoral Leste, registra maior índice do Estado


a chuva mostra duas pessoas atravessando a rua, uma de guarda-chuva e outra sem. Também há um ciclista no lado direito da foto



Chuvas atingiram 69 municípios do Ceará nas últimas 24 horas, segundo a Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Em Cascavel, município do litoral Leste, foi registrado o maior índice do Estado, com 82 milímetros (mm). Já na Capital, a marca alcançada foi de 29 mm, após a maior chuva do ano neste sábado, 19, de 105 mm.

Todas as regiões do Ceará registraram precipitação, mas o maior índice foi no Maciço de Baturité, com dois municípios entre as dez maiores chuvas registradas: Ocara, com a segunda maior marca, de 56 mm, e Barreira, com 38 mm. O município de Aracoiaba, também na região, registrou índice de 26 mm.


Mapa mostra municípios que registraram chuvas entre ás 7 horas desse domingo e o mesmo horário desta segunda-feira. (Foto: Reprodução/Funceme)

Já no Sertão Central e Inhamuns, uma das regiões historicamente mais secas do Estado, os maiores índices registrados foram nos municípios de Assaré (37 mm) e Potengi (13 mm). 

As chuvas fazem parte da chamada pré-estação, período que antecede a quadra chuvosa (fevereiro, março e abril). De acordo com a Funceme, as precipitações para estes três meses devem ficar em torno da média.

Previsão

Para esta segunda-feira, 21, a Funceme prevê nebulosidade variável com chuvas isoladas para a região Centro-Norte. As demais áreas do Estado têm possibilidades de chuva. Em Fortaleza, a temperatura deve variar entre 23 ºC e 31 ºC.

10 maiores chuvas por posto no dia:

Cascavel: 82.0 mm

Ocara: 56.0 mm

Trairi: 38.0 mm

Assaré: 37.0 mm

Limoeiro do Norte: 32.0 mm

Granja: 30.0 mm

Fortaleza: 29.0 mm

Barreira: 28.0 mm

Senador Sá: 27.0 mm

Milagres: 26.6 mm

Red; o p ovo.com