-->

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Chuvas provocam primeiras cheias do ano em rios de Tauá e Quiterianópolis

As intensas chuvas que banharam a região dos Inhamuns neste sábado (11) e neste domingo (12) provocaram cheias de riachos e rios. Um deles, o Rio Carrapateiras, um dos principais afluentes do Rio Jaguaribe, em Tauá. Neste município, a Funceme registrou 152 milímetros (sábado) e 29mm (domingo).

Os distritos de Carrapateiras e Barra Nova em Tauá foram os mais favorecidos. O Rio Carrapateiras ficou cheio na passagem da estrada que liga a BR 020 à localidade de Cipó, próximo à localidade de Caiçara. Neste ponto, o rio que estava seco ficou com água na altura de um metro.

Com precipitações acima de 120mm em várias localidades que formam a nascente do Carrapateiras, os pequenos reservatórios transbordaram e muita água está escorrendo em direção a Barragem da Vila de Santo Antônio. Se o reservatório vier a sangrar, a água segue para o Açude Várzea do Boi, que está seco há mais de três anos.

Até sexta-feira, 10, a preocupação dos criadores era enorme com a escassez de água e pastagem para o gado. Agora o cenário mudou. Os agricultores esperam começar na próxima semana o plantio de sementes para a safra de grãos de sequeiro (aquele que depende exclusivamente das chuvas).

Rio Poti em Quiterianópolis tem primeira cheia do ano. Passagem molha ficou coberta de água. Foto de Cícero Lacerda

Fonte DN