-->

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Tarifa de ônibus de Fortaleza ficará mais cara

A passagem de ônibus de Fortaleza, que custa atualmente R$ 2,75, vai subir. O anúncio oficial dos novos valores será feito ainda nesta terça-feira (10), às 16h, na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

 2017 terá série de reajustes; veja lista 

Mesmo com a elevação, a Prefeitura da Capital argumenta que dois parâmetros balizaram a alta da tarifa no diálogo com o Sindiônibus, que congrega as empresas do setor.

Primeiro, a manutenção da tarifa de sistema integrado (que permite a integração nos terminais ou por meio do bilhete único) mais barata do País.

O segundo ponto em discussão foi em relação à meia-passagem para estudantes. Atualmente, o valor pago pelo usuário já corresponde a menos de 50% da tarifa cheia. Após a negociação, essa diferença entre inteira e meia será ainda maior, em favor de quem utiliza a meia.

Essas medidas, segundo a gestão municipal, irão beneficiar os pais que têm mais de um filho na escola, pois o impacto do aumento será menor no bolso dele.

Atualmente, algo em torno de 80% do valor arrecadado com a tarifa corresponde a beneficios pagos pelo empregador, por meio do vale-transporte. Apenas em torno de 20% é que é pago pelo cidadão.

Fonte DN