-->

sábado, 7 de janeiro de 2017

Após chacinas, Michel Temer reúne-se com presidente do STF para discutir violência em presídios

Temer e Cármen Lúcia conversaram por telefone ontem à noite e acertaram o encontro neste fim de semana.

O presidente Michel Temer (PMDB) está reunido com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, para discutir o Plano Nacional de Segurança e a crise penitenciária. O encontro, que começou pouco depois das 10h, ocorre na residência da ministra, no Lago Sul, bairro nobre de Brasília.

Segundo o Palácio do Planalto, Temer e Cármen Lúcia conversaram por telefone ontem à noite e acertaram o encontro neste fim de semana.

Ao longo da primeira semana do ano, uma série de confrontos em penitenciárias da Região Norte resultou na morte de 87 presidiários. No Amazonas, 56 detentos morreram numa rebelião no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, que começou na noite de domingo (1º) e se estendeu pela madrugada de segunda-feira (2).

Ontem (6), uma chacina deixou 31 mortos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona Rural de Boa Vista, capital de Roraima. Os dois presídios abrigam facções criminosas rivais.

A situação nos presídios da Região Norte levou o governador do Acre, Jorge Viana, a se reunir ontem com a ministra Cármem Lúcia. O governador se queixou a Cármen Lúcia, que também preside o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da dificuldade em conseguir a transferência de detentos acusados de narcotráfico para presídios federais. Uma das atribuições do CNJ é fiscalizar o estado do sistema carcerário brasileiro.