-->

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Preso casal suspeito de roubar carro achado com explosivo

O governador Camilo Santana participou ontem da divulgação dos dados de homicídios, na sede da Secretaria da Segurança

Um casal preso em Fortaleza, na noite da última terça-feira, 5, sob suspeita de envolvimento em assaltos na Capital, pode ser o mesmo que roubou o carro Volkswagen Up, encontrado nas proximidades da Assembleia Legislativa com 48 dinamites com detonador e estopim. Caso o dono do carro reconheça o casal, os suspeitos viram peças importantes no caso de explosivos encontrados e desativados na madrugada da terça.

“Nós queremos saber se este casal vai ser reconhecido como realmente quem fez o assalto no carro. E, aí sim, (saber) onde foi entregue (o carro), para quem, em que circunstâncias”, afirmou Delci Teixeira, titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em entrevista coletiva na manhã de ontem. As câmeras de segurança do entorno já permitiam saber que o veículo foi estacionado por volta das 17 horas da segunda-feira, 4, no cruzamento da rua Francisco Holanda com a avenida Desembargador Moreira.

O secretário não divulgou informações sobre o casal detido para não comprometer o andamento das investigações.

Na tarde de ontem, foi apurado que as câmeras de monitoramento do entorno da Assembleia captaram o momento da chegada do veículo. Segundo a fonte ouvida, dois homens teriam saído do carro e deixado o local. Uma linha de investigação mais forte é de que os explosivos estejam vinculados a grupos que promovem ataques a agências bancárias, classificou Teixeira. Isto porque o material recolhido é o mesmo utilizado pelas quadrilhas. A polícia investiga também se há relação com algum de três roubos de dinamites em pedreiras do Ceará — em Caucaia, Maranguape e Quixeré.

Crime organizado

Nenhuma linha de investigação sobre o caso está descartada, declarou ontem o governador Camilo Santana (PT). É averiguada a possibilidade de retaliação à lei que obriga operadoras telefônicas a bloquear o sinal de celular nos presídios cearenses.

Ameaças divulgadas nas redes sociais e atribuídas ao crime organizado também serão analisadas. “Se isso é uma tentativa de intimidar o Governo ou a Secretaria de Segurança Pública, eles estão enganados”, disse Camilo ao enfatizar que as ações de combate ao crime continuarão.

O secretário Delci Teixeira se referiu ainda à prisão de Alejandro Camacho, irmão de Marcola, no último dia 30. O preso é considerado número 2 do Primeiro Comando da Capital (PCC), fundado nos presídios de São Paulo. Apesar de não descartar que há várias linhas de investigação, Teixeira disse desacreditar que facções de outros estados comandem o crime no Ceará. As entrevistas foram concedidas na sede da SSPDS, após reunião do programa Em 
Defesa da Vida.

48 dinamites estavam no carro localizado ao lado da Assembleia Legislativa

936 homicídios foram registrados no Ceará no primeiro trimestre de 2016 
Homicídios em 2016
Fortaleza.
Janeiro - 96
Fevereiro - 85
Março - 101

Região Metropolitana.
Janeiro - 84
Fevereiro - 88
Março - 86
Interior Norte.
Janeiro - 60
Fevereiro - 45
Março - 55
Interior Sul.
Janeiro - 82
Fevereiro - 79

Março - 75

O Povo Online