-->

domingo, 6 de março de 2016

Dia do Flamenguista homenageia ex-atletas em mais uma Ação Cidadania Rubro - Negra

Homenageados ao lado da equipe do Dia do Flamenguista organizadora da Ação Cidadania Rubro-Negra

A  Ação Cidadania Rubro-Negra, uma realização do Dia do Flamenguista em Russas,  no último sábado(5)homenageou  os ex-jogadores de futebol do município que chegaram a condição de atleta profissional, que receberam o troféu Pedro de Matos,  que foi o primeiro atleta profissional de Russas, o que aconteceu nos anos 50, quando ele defendeu o Ceará Sporting Club, passando pelo Fluminense de Feira de Santana na Bahia e Sport de Recife, fazendo parte do elenco dos 50 anos do clube pernambucano. 

Foram homenageados,  Ivanildo, Coquinho, Evaldo, Ediglê, Deividy, Naldo, Gil, Maurão, Osanã, Biel, Maramaldo, Cici, Bang, Lelêu, Marcos Maciel, Carlinhos e em uma condição especial, pelo fato de não serem filhos de Russas, mas que fixaram residência no município após encerrarem suas carreiras, Doval, Júnior Lemos e Nailson. Boa parte deste grupo teve passagem pelo América e Russas A.C, nas duas participações do município no certame cearense nos anos de 1996 e 1997.

O evento marcou a comemoração dos 20 anos de profissionalização do futebol russano, com a participação do  América de Russas. na 1ª divisão do campeonato cearense de 1996, 

Na mesma oportunidade foram homenageados com Troféu Zico, em honra ao mérito desportivo, os goleiros Aldenis e Wagner, atletas russanos  ainda em atividade e a Associação Desportiva América de Russas, pelo pioneirismo em uma participação no certame cearense da 1ª divisão.
O auditório da CDL em Russas,  nos momentos que antecederam as entregas dos troféus Pedro de Matos e Zico, parecia um vestiário de um time que acabara de deixar o campo depois de mais uma vitória, muitos sorrisos, brincadeiras e lembranças de momentos vividos que nem mesmo os 20 anos passados conseguiram apagar da memória dos ex-jogadores, que foram homenageados, como se fala na gíria do futebol foi muita”resenha”.
Vários pronunciamentos emocionados deram o tom do encontro, Ivanildo um dos mais experientes, ouviu diversas vezes que tinha sido o grande espelho para muitos dos que ali estavam, o ex-volante que teve uma trajetória de sucesso principalmente pelo Ceará Sporting Club, lamentou o atual momento vivido pelo futebol russano, e pediu que a partir daquele dia, todos pudessem fazer algo para mudar a atual realidade, para que no futuro outros filhos de Russas estivessem recebendo uma homenagem, como a sua geração.  

Foram apoiadores do evento: CDL-Russas, Cerâmica Liro(Liro Paz), Cerâmica Bezerra(Helano Bezerra), Cerâmica Virgem de Guadalupe(Mauricio Costa) e Sayô Calçados e Sports(Nerton Ferreira).

falecomricardotorres.blogspot.com.br