-->

sábado, 1 de agosto de 2015

Com morte de PM, média é de um policial assassinado por mês


Em média, um policial foi assassinado a cada mês no Ceará, em 2015. O caso mais recente foi registrado na manhã de ontem, quando o subtenente da Polícia Militar Jessé de Moura Freire Neto, de 43 anos, foi alvejado com quatro tiros, no Centro de Fortaleza. Ele tentava impedir a fuga de um assaltante quando foi baleado pelo suspeito. Jessé acabou morrendo na mesa de cirurgia do Instituto Doutor José Frota (IJF). Um suspeito foi preso.

Segundo informações da Polícia Civil, Jessé de Moura estava de folga, à paisana, e passava pela avenida Tristão Gonçalves quando ouviu gritos de socorro por causa de um assalto a uma ótica. O policial avistou um jovem correndo e tentou abordá-lo. “Ele chegou a atirar para o alto, para fazer com que o suspeito parasse, mas ele se virou e reagiu atirando. O subtenente tentou se defender, mas a segunda bala engasgou e não disparou”, relatou o delegado Romério Almeida, titular do 34º Distrito Policial, onde o caso foi registrado.

O subtenente foi atingido por quatro disparos que o acertaram no tórax, rosto, pé e ombro. Em seguida, o suspeito fugiu, mas acabou capturado, logo depois, próximo ao local do homicídio. Ismael Ferreira da Silva, de 22 anos, foi preso em flagrante e levado para a delegacia, onde confessou o crime, conforme Romério Almeida. O revólver que teria sido usado na ação, calibre 38, foi apreendido.

“Ele disse que atirou porque ouviu o tiro que o subtenente deu. Pensou que fosse pra acertá-lo. Ele tinha feito o assalto e corria pra pegar a motocicleta, que estava estacionada próximo à Igreja Universal”, detalhou Romério. Ismael Ferreira já responde por uma tentativa de homicídio, registrada na Granja Lisboa. Ele passou por exames residuográficos, para detectar se o jovem realmente atirou contra o PM.

Na delegacia, o suspeito teria dito ainda que agiu com a ajuda de dois comparsas, que estariam numa outra motocicleta. Porém, testemunhas relataram que ele estava sozinho. “Ninguém viu ele com essas outras pessoas. Nem na loja, nem na fuga”, completou o delegado.

Presidente da Associação dos Profissionais da Segurança (APS), o cabo Reginauro Sousa lamentou a morte do subtenente, que era lotado na 3ª Companhia do 6º Batalhão da PM. “A sociedade perde mais um policial militar no cumprimento de sua missão, e os policiais perdem um irmão, um guerreiro combatente. Nossos sinceros pêsames à família do policial. Mais um morto no cumprimento do dever por conta da violência absurda que assola o Estado”, disse.

Saiba mais
Além dos policiais que foram mortos, outros 12 agentes de segurança foram baleados em 2015.

Segundo pesquisa divulgada ontem, sete entre dez profissionais de segurança pública de todo o País dizem que já tiveram algum colega assassinado fora do trabalho. Foram ouvidos 10.323 agentes de vários estados.

A pesquisa faz parte do estudo Vitimização e Risco entre Profissionais do Sistema de Segurança Pública, elaborado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. As entrevistas ocorreram entre os dias 18 de junho e 8 de julho deste ano. Foram ouvidos policiais militares, civis, federais, rodoviários federais, guardas municipais e bombeiros de todos os estados.

Homicídios

Veja a lista dos policiais assassinados em 2015 no Estado:

14 de janeiro. O PM Samuel Rodrigues Tabosa, 34, foi morto por assaltantes quando chegava em casa, no José Walter.


24 de janeiro. O policial civil Tonny Ítalo Lima Pinheiro, 27, foi morto durante uma tentativa de assalto, no Bairro de Fátima.


2 de março. O soldado reformado Selbiano Freire Barroso, 48, foi morto durante tentativa de assalto a um cartório, na Maraponga.


6 de junho. O policial civil Antônio Márcio Rios de Sousa, 33, foi morto durante tentativa de assalto a uma lan house, no Monte Castelo.


12 de junho. A policial civil Maria Gorete de Oliveira, 51, foi morta durante tentativa de assalto, no Parque Manibura.


25 de junho. O policial militar Douglas dos Santos Silva foi morto em uma emboscada, na rua Riacho Doce, no Mondubim.


31 de julho. O subtenente da PM Jessé de Moura Freire Neto foi baleado ao reagir a uma tentativa de assalto, no Centro.


O Povo Online