Após 12 dias, um incêndio que atingiu a vegetação da Chapada da Ibiapaba, no Parque Nacional de Ubajara, interior do Estado, foi controlado pelo Corpo de Bombeiros. As causas das chamas permanecem desconhecidas, mas existe uma suspeita de que o incêndio tenha sido criminoso. O fogo foi controlado na última quinta-feira (22), segundo informação repassada pelo Ibama a um programa de rádio local.
Segundo o Parque Nacional de Ubajara, as chamas não atingiram as partes usadas para trilhas e visitas guiadas. Além disto, nenhuma área habitada foi afetada. Aproximadamente mil hectares foram atingidos.
O incêndio foi detectado no último dia 10. Desde então, o Corpo de Bombeiros lutava para apagar o fogo. No último domingo (18), um helicóptero da Ciopaer foi enviado ao local e com um equipamento canadense chamado “bambi-bucekt”, quatro mil litros de água captadas de um açude nas proximidades, foram lançados nas chamas.
Pelo menos três municípios foram atingidos. Entre eles: Tianguá, Frecheirinha e Ubajara. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a principal dificuldade era o acesso aos focos, por causa do acesso complicado.
CNews