-->

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Brasil tem 57 milhões de consumidores com dividas atrasadas


Os brasileiros nunca estiveram tão endividados quanto nos últimos 10 meses. A pesquisa mais recente da Serasa revela que o Brasil tem, atualmente, 57 milhões de consumidores com dívidas atrasadas. São mais de 245 bilhões de reais de parcelas de financiamentos, prestações de imóveis e carros com inadimplência. 

O mais angustiante: os consumidores estão inadimplentes com serviços essenciais – como contas de água e energia. O desemprego crescente e o aumento do custo de vida são os fatores que mais pesam para os brasileiros enfrentarem dificuldades e não conseguirem colocar as contas em dia. Os números são preocupantes e os índices de inadimplência são os mais altos dos últimos 20 anos. 

As dívidas atingem, também, as empresas. Os dados das entidades empresariais revelam quadro de extrema inquietação: quatro milhões de empresas não conseguem pagar as contas em dia e acumulam dívidas de 90 bilhões de reais. Os números negativos não param por aí: 25% das 225 mil pequenas e médias empresas brasileiras recorreram, no mês de setembro, ao cheque especial, com juros mensais de até 18%, para pagar salários, contas de energia e outros serviços. 

Os cofres da receita federal sentem o baque da crise que afeta as empresas e registra inadimplência no recolhimento de tributos. 

Ceará Agora