-->

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

PIB do Ceará cai 5,32% no trimestre; resultado é pior que o nacional


O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará apresentou queda de 5,32% no segundo trimestre de 2015 na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado é pior que o brasileiro, no qual a queda foi de 2,6%. Os dados estão sendo apresentados nesta tarde pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). 
A retração econômica do Estado também é maior que a brasileira se comparados os resultados acumulados neste ano. De janeiro a junho,, a queda no PIB estadual é de 2,14%. Enquanto o País apresenta resultado negativo em 2,1%.

O resultado cearense só é positivo - e melhor que o nacional - quando considerado o acumulado dos quatro últimos trimestres. Neste período, o Ceará tem crescimento de 1,01%. Já o Brasil tem retração de 1,2%.

Estados
Todos os cinco estados que já divulgaram os resultados do segundo trimestre tiveram queda no período. O Ceará teve a maior retração. Em seguida, aparece São Paulo (-5%), Minas Gerais (3,5%), Bahia (-1,9) e Rio Grande do Sul (-0,6). 

Setores
O resultado trimestral do Ceará é negativo em todos os setores: Agropecuária (- 23,51%), Indústria (-3,72%), Serviços (-3,52%). No Brasil apenas a agropecuária tem variação positiva no trimestre - de 1,8% -, enquanto Indústria (-5,2) e Serviços (-1,4) tiveram queda.

O Povo Online