Estudantes do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, foram assaltados em plena sala de aula, por volta das 20h dessa terça-feira, 29.
De acordo com o diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH) da UVA, José Osmar Fonteles, cinco pessoas, algumas encapuzadas, invadiram a sala de aula durante apresentações de trabalhos dos alunos. Com armas de fogo, elas levaram diversos pertences dos estudantes, embora não tenham revistado-os, conta José Osmar. "Levaram uma mochila, levaram materiais didáticos, mas não levaram dinheiro", contou o diretor do CCH.
José Osmar ainda conta que o "arrastão" ocorreu no andar superior do campus; na parte inferior do prédio, apresentações de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) motivaram a ida de várias pessoas ao campus do Junco da UVA. "Quem estava na parte inferior, ouviu barulhos, gente gritando e, só depois, viu o pessoal (criminosos) correndo", conta José Osmar.
Um vigilante do campus afirmou que estudantes da Escola Jarbas Passarinho, localizada próxima à UVA, também foram assaltados, pouco antes do arrastão no campus da universidade.
José Osmar conta que pedirá posicionamento da reitoria da UVA com relação a providências por mais segurança no campus. "Foi a primeira vez que uma ação do tipo (arrastão em pela sala de aula) ocorreu (na UVA), mas já haviam entrado (no campus) algumas vezes", diz o diretor, contando de furtos já ocorridos no CCH.