-->

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Ceará é o Estado que mais emprega deficientes no Brasil


Estado com a maior proporção de pessoas com deficiências (PCDs) inseridas no mercado de trabalho formal (0,97%), seguido de perto pelo Rio Grande do Sul (0,95%), percentual superior inclusive à média nacional (0,77%), o Ceará prossegue capacitando e gerando, ano a ano, mais vínculos empregatícios de PCDs no estoque de empregos formais privados e públicos. Dados da RAIS, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), revelam que, em 2014, verificou-se um acréscimo de 23,5 mil postos de trabalho de PCDs no País, cuja elevação foi percebida em 23 das 27 unidades federativas brasileiras, incluindo o Ceará.

Apesar do avanço registrado no Estado e mesmo com o arrefecimento da atividade econômica, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), a Setra/Sine Municipal e o IDT realizam nesta sexta-feira (25), o Dia “D” de Contratação de Pessoas com Deficiência e anunciam a disponibilidade de 1.143 novas vagas para PCDs, em 35 empresas. O cadastramento a uma vaga será feito no Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid).

Portas abertas

“São portas que se abrem, oportunidades que buscamos para incluir também, as pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal, reconhecendo que todos temos habilidades que devem ser aproveitadas e valorizadas, sem distinção”, destaca o titular da STDS, Josbertini Clementino, ao convidar as pessoas a buscarem o seu espaço, a abraçarem a sua vaga de emprego. Nesse sentido, estão sendo ofertadas vagas nos setores de serviços e comércio, em diversas tipologias, desde auxiliares de produção, de escritório, serviços gerais, vendas,telemarketing, balconista de farmácia e de lojas etc.

Para concorrer a uma vaga, o candidato deve apresentar a carteira de trabalho (CTPS), RG, CPF, laudo médico da respectiva deficiência, comprovante de endereço e curriculum vitae (não obrigatório). Para atender aos interessados, representantes do Sine/IDT e das empresas estarão dispostos em estandes no Cepid, de onde os candidatos já podem sair com uma vaga garantida de trabalho.

O Dia D da Contratação de Pessoas com Deficiência conta ainda com o apoio do Ministério do Trabalho e Empregos (MTE), por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-CE), INSS e da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (Ades). Entre as empresas contactadas pela STDS e que estarão ofertando vagas estão: Grupo Pão de Açúcar, Esmaltec, Casas Bahia, Grupo C. Rolim, Pague Menos, Casa Pio, Fanor, Marisol, Hospital Cura Dar’s, Meia Sola, Lojas Insinuante, Café 03 Corações, Beach Park, Avance, Cialne, Eficaz Energia e Serviços, Normatel, Isofarma, Super do Povo, Cometa Supermercados, Contax, Apel/Christus/Unichristus, Acal, Colégio Ari de Sá e Hapvida, dentre outras.

Com STDS
Fonte: Ceará Agora