-->

terça-feira, 1 de setembro de 2015

BNDES libera R$ 38 milhões para cinco Vapt Vupt


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 38 milhões para implantação, manutenção, operação e gestão de cinco Unidades de Atendimento Integrado ao Cidadão no Ceará, os chamados Vapt-Vupt. Os recursos foram aprovados à Ceará Serviços de Atendimento ao Cidadão S/A (CSAC), Parceria Público-Privada (PPP) responsável pelo serviço. 

São três unidades em Fortaleza, uma em Juazeiro do Norte e outra em Sobral. Duas unidades — a de Messejana, em Fortaleza, e a de Juazeiro — já estão em operação. Além de obras civis, os recursos cobrem custos de reforma de unidades e aquisição de equipamentos, bem como itens relacionados à gestão dos espaços.

A CSAC é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelas empresas Construtora Marquise S/A e Shopping do Cidadão Serviços e Informática LTDA. A concessionária operará o serviço por 15 anos, prorrogáveis para até 35 anos.

As unidades oferecem informações e serviços diversos como emissão de carteira de identidade, título de eleitor, passaporte e outros documentos, além de um infocentro que oferece acesso livre á Internet. O Governo do Ceará estima que nas cinco unidades sejam realizados 13 mil atendimentos por dia. Conforme a demanda, poderão ser instalados nesses locais outros órgãos municipais, estaduais e federais e postos de atendimentos bancários e comerciais.

As cinco sedes do Vap-Vupt gerarão ao todo 716 empregos. Destes, 436 diretos e outros 280 indiretos nos postos dos órgãos públicos e empresas privadas prestadoras de serviços. Durante as obras, deverão gerar 500 empregos. 

(Jocélio Leal, leal@opovo.com.br)]
O Povo Online