-->

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Prefeita Ana Teresa recebe homenagem em solenidade dos 30 anos do BPChoque

A Prefeita de Jaguaruana Ana Teresa participou nesta quarta-feira (29), da solenidade pela comemoração dos 30 anos de serviço do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), a convite do Comando da Policia Militar e do Governador do Estado Camilo Santana.

A cerimônia contou com homenagens às pessoas que foram essenciais para o crescimento do Choque ao longo desse período, entre civis e militares, além da entrega de comendas, desfile e apresentação técnica das diferentes companhias do Batalhão.

“Quero aqui parabenizar aos Oficiais e Praças que fazem o Batalhão de Choque, a solenidade foi belíssima e bastante prestigiada por autoridades civis e militares. Parabenizar também em especial ao Comandante Major Alexandre pela organização e condução do evento. Agradecer ao Cel. Soares que tem sido um parceiro de todas as horas na luta para melhorar a segurança de nosso município e ao meu Vice-prefeito e parceiro Paulo, pelo companheirismo e apoio”, afirmou a Prefeita.

Sobre a homenagem recebida, Ana Teresa fez questão de dividir com o povo de Jaguaruana, “fiquei bastante feliz por ter sido convidada a receber essa homenagem representando o povo de minha querida terra, estendo esse reconhecimento a toda a nossa população que tem contribuído e apoiado todo o esforço para que os crimes em nosso município diminuam”, destacou.

O Governador em suas palavras reiterou seu compromisso com a polícia do Estado, “Em nome dos cearenses, quero agradecer a dedicação e o trabalho desses homens em defesa da segurança dos cearenses e reiterar meu compromisso com as forças da segurança pública porque compreendemos que ela é importantíssima para o Estado”, enfatizou. “Vocês servem ao povo cearense garantindo segurança e tranquilidade. Não há atividade mais complexa do que defender as pessoas do Ceará”, completou.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, agradeceu aos militares da corporação e informou que eles são essenciais nos resultados apresentados pelo Governo do Estado. “Agradeço ao Batalhão de Choque pelo apoio dado em todo o Estado do Ceará e pelo trabalho que os senhores realizam, que é um fator importantíssimo para os índices atingidos até o momento. Os senhores são uma peça importantíssima na segurança pública. Parabéns”, ressaltou.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Geovani Pinheiro, falou sobre a determinação dos militares que integram a corporação. “Hoje, indiscutivelmente, o Batalhão de Choque é movido de orgulho para sociedade, pois representa valioso instrumento de salva guarda da população e de preservação da lei e da ordem. Entretanto, o grande valor reside muito além do seu acervo, mas na coragem, abnegação, sacrifício dos policiais”, disse, bastante orgulhoso.

Batalhão de Choque
O Batalhão de Polícia de Choque foi criado em 23 de maio de 1985 a partir da Companhia de Policiamento de Choque do 5º BPM, por força da Lei Estadual nº 11.035. Atua como força de reação do Comando Geral da PMCE em operações especiais, controle de tumultos, patrulhamento urbano e Operações rurais.

Em sua divisão operacional, a unidade especializada é composta por cinco companhias operacionais e um pelotão de Comado e Serviço: a 1ª Cia/COTAM (Comando Tático Motorizado), responsável pelo patrulhamento urbano da capital; a 2ª Cia/CDC (Controle de Distúrbios Civis), voltada para o combate a manifestações ilegais; a 3ª Cia/GATE, especializada em resgate de reféns; a 4ªCia/CPCÃES, unidade de cães de faro; e a 5ªCia/COTAR, responsável pelo policiamento ostensivo de apoio às Unidades do interior do Estado.

O BPChoque dispõe de uma frota especializada de veículos automotores, além de possuir forte arsenal militar com armas de última geração. Com um efetivo de 678 policiais, sendo 15 policiais femininas, o Batalhão de Choque tem como premissa a valorização do profissional e seu treinamento para fazer jus ao lema do batalhão: Coragem, Sacrifício e Abnegação. Além disso, o Batalhão de Choque foi responsável pelo treinamento do novo Batalhão de Divisas, inaugurado pelo governador Camilo Santana no início do mês de julho.

Fotos: Augusto Marques
Assessoria de Comunicação da PMJ
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil