-->

terça-feira, 24 de março de 2015

Tribunal de Justiça determina afastamento de vereador Antonio de Lunga

A Oitava Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará determinou o afastamento de Antônio Alves de Almeida, conhecido como Antônio de Lunga, do cargo de vereador do Município de Juazeiro do Norte. Ele é acusado de cometer crimes contra a administração pública na época em que era presidente da Câmara Municipal.

A decisão foi proferida nesta terça-feira, dia vinte e quatro. O relator do caso, desembargador Carlos Rodrigues Feitosa, reconsiderou liminar que determinava a reintegração do político ao cargo. Antônio de Lunga é apontado pelo Ministério Público e Polícia Civil pela fraude na compra exagerada de produtos de limpeza, avaliada em setenta e oito mil reais. Os delitos teriam ocorrido durante o ano de 2013, em episódio que ficou conhecido como "escândalo das vassouras".

A lista de compra incluiu mais de quatro mil vassouras, mais de duas toneladas de sabão, trinta e três mil unidades de palha de aço. Inclui também trezentos e doze unidades de óleo de peroba, entre outros itens. O material seria supostamente usado para fazer a limpeza do prédio da Câmara de Juazeiro do Norte. Logo após a denúncia, Antônio de Lunga reconheceu que os produtos foram adquiridos em quantidade exorbitante, mas negou ilegalidade na compra.

Ele diz ter as notas fiscais originais e que tudo foi feito por meio de licitações. Em novembro de 2013, a Justiça de Primeira Instância decretou o afastamento do cargo até a conclusão das investigações, bem como a quebra de sigilo bancário e a indisponibilidade do bens. Em janeiro de 2014, o desembargador Carlos Feitosa determinou o retorno do político ao cargo, em medida liminar.

Requerendo a manutenção da medida, a defesa ingressou com nova ação no Tribunal. Ao julgar o caso, a Oitava Câmara Cível determinou o afastamento, acompanhando o voto do relator e a decisão de Primeiro Grau.

Fonte: Ceará News