-->

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Funceme revela que existe 64% de chance de ser seca no Ceará


A Fundação Cearense de Recursos Hídricos (Funceme) apresentou nesta terça-feira, dia 20, o prognóstico climático para a quadra chuvosa de 2015 no Ceará.

De acordo  com  Eduardo Sávio Martins, da Funceme, o estudo apontou 64% de probabilidade de as chuvas ficarem abaixo da média este ano; 27% para clima normal e apenas 9% para clima chuvoso.

Ainda de acordo com Eduardo, o estudo foi feito segundo monitoramento de chuvas em várias regiões dos nove estados do Nordeste.

Para ele, as ações estaduais para amenizar os efeitos da estiagem estão na direção correta, mas podem ser ainda mais eficientes se articuladas com os governos dos estados nordestinos e com a União.

“Para isso estamos perto de tornar operacional o Monitor de Secas do Nordeste, que é um mapa colaborativo com informações sobre a severidade da seca fornecidas mensalmente pelos estados e coordenada pelo Governo Federal. É um importante passo para a criação de políticas públicas de convivência com a seca” disse o colaborador da Funceme.

Atualmente, 176 dos 184 municípios cearenses têm decretos de estado de emergência por consequência da estiagem. E a situação dos açudes também preocupa, pois nos 149 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), há disponíveis somente 20,2% da capacidade de armazenamento de água. Há um total de 130 açudes, em várias regiões do Estado, cujos níveis estão abaixo dos 10%.

FONTE .monolitospost