-->

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

10.nov.2014 Exemplo: Em Quixeramobim, aposentada de 75 anos percorre 8km em carroça pra fazer o ENEM


O Exame Nacional do Ensino Médio, realizado durante este final de semana, teve uma história exemplar no município de Quixeramobim. Enquanto muitos jovens deixaram de comparecer para realizar a prova, uma aposentada de 75 anos mostrou força de vontade.
Maria do Carmo Guilherme Santostinha tudo para ser mais uma 

Maria do Carmo Guilherme Santostinha tudo para ser mais uma aposentada a viver tranquilamente na zona rural do município, mas decidiu ir além e realizar as provas do ENEM neste ano. Ela seguiu de carroça pela Rodovia do Algodão, na localidade de Belo Monte, em direção à sede do município de Quixeramobim, percorrendo uma distancia de 8km. Dona Maria do Carmo pegou carona neste domingo, 09, em uma carroça de um amigo para não perder a prova.
Com quase 40 minutos de viagem ela chegou por volta das 09h30min no centro da cidade. Dona Maria disse à equipe do site “O Sertão é Notícia” que é uma professora aposentada há 26 anos. “Terminei a 4ª série em uma época onde quem tinha esse estudo era considerado doutor; aí comecei a ensinar onde me aposentei e depois fiz o supletivo pra completar o segundo grau”, comentou. Segundo ela, o seu sonho é realizar um curso superior para poder lançar um livro.
“Tenho um sonho que é publicar um livro sobre a minha vida, já estou com várias coisas escritas, e acho que isso só será possível se eu fizer um curso superior”.  Sobre o Enem ela disse que foi seu neto que fez a inscrição e que há muito tempo pretendia fazer a prova. “O primeiro dia gostei da prova, mas se tivesse mais tempo seria melhor, pois é muito pouco o espaço que a gente tem pra ler e resolver as questões, mas deve ser porque já estou com uma idade um pouquinho maior que a maioria dos que lá estão”, completou sorrindo.
Religiosa, aproveitou as horas que faltava para seguir ao local da prova para dar uma passada na igreja Matriz, onde fez sua oração e acompanhou um batizado. Por volta das 11h00min ela seguiu para a Escola Heloísa Maria Maia Pinto, na Rua Cleodom Siqueira, no bairro da Cohab, onde os fiscais já aguardavam para cumprimenta-la. Segundo ela, no sábado, 08, após ser uma das últimas a sair da sala, um dos fiscais veio parabeniza-la pela atitude.
Junto com a aposentada, em uma sacola, além dos documentos pessoais e o cartão de confirmação de inscrição, Dona Maria do Carmo levava também um lanche com suco e bolo feito por ela em sua casa.
*Fonte: Site “O Sertão é Notícia”