-->

sábado, 29 de março de 2014

Ceará possui menos da metade do efetivo ideal de policiais militares

O Estado do Ceará possui atualmente 16 mil policiais militares, um número longe do ideal que seria cerca de 35 mil. É o que traz o primero levantamento feito pela Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) após o primeiro encontro do Fórum Permanente de Debates e Propostas contra a Violência, que está debatendo saídas para combater a violência no Ceará.

O encontro, realizado na última segunda-feira, 24, teve a presença de entidades da sociedade civil, incluindo as associações dos magistrados, do Ministério Público, de delegados e policiais civis. O primeiro levantamento feito pela OAB foi divulgado nesta quinta-feira, 27.

As informações foram divulgadas em um documento intitulado de "Síntese de Ações" que trouxe também o déficit de policiais civis (1.924), de defensores públicos (290), de promotores de justiça (144) e de juízes (106). O documento destaca a exigência da Organização das Nações Unidas (ONU) quando diz que para cada fração de 250 habitantes deveria haver um policial.

Em contato com O POVO Online, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) informou que não vai se pronunciar sobre os números levantados pela OAB.


O objetivo do Fórum é elaborar propostas de combate à violência no Estado. As reuniões serão realizadas às 11h30 das segundas-feiras, na sede da OAB-CE (Rua Lívio Barreto, 668 – Dionísio Torres). As discussões são abertas para qualquer entidade que tenha interesse de participar.

Créditos ao Site Miséria.