-->

28 de novembro de 2014

Campanha de vacinação é prorrogada até 12 de dezembro



Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e sarampo, iniciada no dia 8 de novembro com expectativa de terminar nesta sexta-feira (28), será prorrogada até o dia 12 de dezembro. A orientação do Ministério da Saúde é que estados e municípios continuem as ações em virtude do não cumprimento da meta nacional de vacinar 95% do público-alvo.
Ao todo, já foram vacinadas 9,5 milhões de crianças contra a poliomielite, o que representa 74,8% da meta estabelecida. Já contra o sarampo, 7,3 milhões receberam a dose, apenas 66,9% do público-alvo. O objetivo é imunizar 12,7 milhões de crianças contra a poliomielite e 10,6 milhões contra o sarampo.
Para manter a erradicação da poliomielite, sem casos no país desde 1990, o Ministério da Saúde disponibilizou mais de 17,8 milhões de doses da VOP (Vacina Oral Poliomielite). Para o sarampo, foram distribuídas 11,8 milhões de doses da tríplice viral, que também protege contra a rubéola e a caxumba.
Todos os estados brasileiros participam da campanha de seguimento contra o sarampo. No Ceará e em algumas cidades de Pernambuco, a vacinação foi antecipada devido ao registro de casos da doença em 2013 e 2014. Apesar dos registros, oriundos de casos importados da doença, o Ministério da Saúde ainda considera o Brasil livre do sarampo.
No entanto, a orientação é que crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos nos dois estados compareçam aos postos de saúde para serem imunizados contra a poliomielite e atualizar a caderneta de vacinação para o sarampo, se constarem em atraso.
Diário do Nordeste