-->

domingo, 26 de outubro de 2014

Camilo lidera segundo pesquisa Ibope


O eleitorado cearense volta hoje às urnas para escolher entre Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB), quem será o 46º governador do Estado do Ceará, nos próximo quatro anos, a partir de 1º de janeiro de 2015. Os mesmos eleitores votarão para ajudar eleger o próximo presidente da República, entre os candidatos Dilma Rousseff do PT (reeleição) e Aécio Neves (PSDB). Dilma tem 79% das intenções de voto na pesquisa de ontem do Ibope contratada pela televisão Verdes Mares.
No primeiro turno da eleição deste ano, no último dia 5 de outubro, eram quatro os candidatos a governador. Além de Camilo e Eunício, estavam na disputa Ailton Lopes (PSOL) e Eliane Novais (PSB). No primeiro turno foram eleitos um senador da República, Tasso Jereissati (PSDB), assim como 22 deputados federais e 46 parlamentares estaduais. A candidata Dilma Rousseff foi quem superou a votação para a Presidência da República no Estado do Ceará.

Oficialmente, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o eleitorado cearense soma um total de 6.268.909, mas compareceram às urnas no dia 5 de outubro apenas 5.007.565 eleitores, 79,88%, significando um elevado percentual de abstenção, pouco mais de 20%. Além disso quase 10% dos que foram às seções eleitorais ou anularam os votos ou votaram em branco, ficando válidos apenas 4.520.232 votos.
Mandatos
Os dois candidatos: Camilo Santana e Eunício Oliveira ficaram para o segundo turno pelo fato de nenhum ter alcançado 50% mais um de votos válidos. Hoje, sairá vitorioso o que alcançar o maior número de sufrágios. A apuração dos votos será iniciada imediatamente após às 17 horas, embora a divulgação do resultado para presidente da República fique para um pouco depois, em razão do horário de verão em alguns estados.
As pesquisas eleitorais estão apontando vantagem para o candidato Camilo Santana. Pelo Ibope ele tem 49% contra 44 de Eunício Oliveira. Quando trata de votos válidos, excluídos os brancos e os nulos, Camilo aparece com 52% contra 48% de Eunício Oliveira.
O futuro governador do Ceará vai trabalhar com um Orçamento pouco superior a R$ 20 bilhões em 2015. O projeto de Lei Orçamentária já está tramitando na Assembleia Legislativa e prioriza investimentos em obras já em execução pelo Governo Cid Gomes (PROS).
A posse do governador será no dia 1º de janeiro de 2015. O mandato é de quatro anos com direito à reeleição. Até hoje só dois governadores se reelegeram, Tasso Jereissati e Cid Gomes. A posse do senador e dos deputados federais e estaduais acontece apenas em fevereiro, quando começa o ano legislativo brasileiro. Só o senador tem um mandato de oito anos. O dos deputados é de quatro anos.
O resultado do primeiro turno deu o mandato de senador para a coligação de Eunício Oliveira, já na Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa, a maioria dos eleitos é ligada à coligação de Camilo Santana.
Federais
A única difForças erença da organização do processo de votação para este domingo, 26 de outubro daquele que aconteceu no último dia 5 é quanto à segurança. A Justiça Eleitoral decidiu pedir Forças Federais atuarem em alguns municípios, dentre eles Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte, além de uns cinco outros de menor quantidade de eleitores
O pessoal do Exército, aproximadamente 2.500 homens já estão nas devidas localidades. Ao fim da votação no dia 5 de outubro, declarações de integrantes do TRE disseram que tudo havia corrido normalmente, mas dez dias depois atendeu a uma solicitação do procurador eleitoral, Rômulo Contado, e decidiu pedir ao Tribunal Superior Eleitoral a requisição das Forças Federais, inicialmente apenas para Fortaleza e outros municípios da Região Metropolitana. No meio da última semana resolveu ampliar o número de localidades.
A Justiça Eleitoral, por seus representantes, garante ter adotado todas as providências no sentido de facilitar o eleitor a exercer o direito de votar. Além do reforço das Forças Federais, o pessoal da segurança estadual está mobilizado para garantir a tranquilidade em todas as seções eleitorais (19.921).
Assim como no primeiro turno, foram disponibilizadas várias seções eleitorais em Fortaleza e no Município de Caucaia para captação de votos em trânsito, exclusivamente para presidente da República, privilégio concedido aos eleitores que estão fora do seu domicílio eleitoral neste domingo e tenham manifestado, anteriormente, o interesse em votar. Antes, no Ceará, só se poderia votar em trânsito na Capital. Agora, Caucaia, que soma pouco mais de 200 mil eleitores também terá essa facilidade para quem esteja no seu território, neste domingo e seja eleitor de outra cidade.
Biometria
O eleitor ausente do seu local de votação também poderá justificar sua ausência para evitar ter que pagar multa por não ter votado. A Justiça Eleitoral disponibilizou, ainda, algumas seções especiais para captar os votos de presos provisórios e de indígenas que residem no Ceará.
Também, neste ano, houve um considerável aumento no número de eleitores que votarão pelo sistema mais moderno, o da biometria. No pleito de 2010 só os eleitores do Município de Euzébio utilizaram esse sistema. Para o pleito deste ano, no primeiro e no segundo turno foram acrescidas mais sete zonas eleitorais, incluindo Sobral, e Juazeiro do Norte, totalizando 426.309 eleitores que utilizarão a biometria. No dia 5 de outubro, aconteceram algumas dificuldades na identificação de eleitores, mas nada que prejudicasse o processo de votação.
Ontem, no fim da manhã, os cartórios eleitorais, tanto da Capital quanto do Interior, tinham como concluída a tarefa de entrega das urnas eletrônicas em todos os locais de votação. Como no dia 5 de outubro, algumas urnas estão como reservas para qualquer emergência que possa ocorrer amanhã.
Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral, como em todo dia de votação, estarão de plantão, em sessão permanente que será aberta às 9 horas e encerrada às 17 horas, quando as seções eleitorais encerram as suas atividades e começa a apuração. No dia 5 as informações sobre a ordem pública eram repassadas à Justiça Eleitoral pelo secretário de Segurança estadual. Hoje, porém, além do secretário o comandante da 10ª Região Militar, responsável pela atuação das Forças Federais, também prestará informações sobre a segurança do pleito nos municípios em que o pessoal do Exército estiver.
O governador que será eleito hoje vai ser diplomado no dia 19 de dezembro, data já definida para a diplomação de todos os que foram eleitos no Estado do Ceará, em solenidade que acontecerá no Centro de Eventos da Capital cearense. Com os diplomas eles estarão em condições de assumirem os cargos. O governador será empossado em sessão solene da Assembleia no dia 1º de janeiro de 2015.
fnte DIÁRIoO DO NORDESTE