-->

quinta-feira, 31 de julho de 2014

TRE registra 129 denúncias de propaganda eleitoral irregular

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) já recebeu 129 denúncias de propaganda eleitoral irregular. O número corresponde ao total de denúncias recebidas pelo órgão desde o dia 6 de julho, até esta quarta-feira (30).

No levantamento feito pelo TRE, as queixa contra o candidato ao governo Camilo Santana (PT) aparece com o maior número: 18 no total. Em seguida, a candidata a presidência Dilma Rousseff (PT) aparece com 15 denúncias em seu nome. O candidato a senador Mauro Filho (Pros) tem 13. Leonel Alencar Júnior, o Leonelzinho Alencar (PT do B), contabiliza 8 denúncias. Fernando Hugo (SD), que concorre ao cargo de deputado estadual tem 4. Com 3 denúncias, aparecem os candidatos Wellington Vitorino (PSC), Walter Cavalcante (PMDB) e Vitor Valim (PMDB). Além disso, 16 outros candidatos de diferentes cargos, acumulam uma queixa cada um. Entre eles, o candidato a presidente Aécio Neves (PSDB) e Eunício Oliveira (PMDB), que pleiteia o governo do estado.

Dos 129 casos que chegaram ao Tribunal Regional Eleitora, 121 foram registrados em Fortaleza e 8 em cartórios eleitorais de municípios do Interior.

O caso de pintura irregular com propaganda dos candidatos em muros e fachadas é a principal das queixas recebidas pelo órgão. Em seguida aparecem as infrações cometidas por emissoras de rádio, cartazes irregulares, propagandas volante (carros de som) e panfletagem.

Diante das denúncias, o TRE-CE já instaurou os processos administrativos para apurar as infrações. De acordo com a célula de denúncias de propagandas, os casos recebidos serão levados ao Ministério Público onde serão avaliados. Os juízes irão julgar cada processo e poderão arquivar as denuncias ou dá continuidade no processo.

Fonte: Diário do Nordeste