-->

sábado, 19 de julho de 2014

Foi confirmado o primeiro caso de febre chikungunya no Ceará.



Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) divulgou, nesta quinta-feira (17), que um jovem de 25 anos apresentou a doença no município de Brejo Santo, a 510 quilômetros de Fortaleza.
O paciente morava em Pernambuco e viajou em junho deste ano para a República Dominicana, retornando ao Brasil em 1º de julho. No mesmo dia viajou de ônibus para Brejo Santo, para visitar familiares. No dia seguinte apareceram os sintomas da doença, que são semelhantes ao da dengue.
saiba mais
Diminuem os casos, mas crescem as mortes por dengue no Ceará em 2013
Copa 2014: especialista aponta risco de alto índice de dengue
Já no dia 3 de junho, o médico que atendeu o paciente suspeitou de chikungunya e determinou o isolamento por dez dias, para evitar a transmissão autóctone. O paciente já se recuperou e, na última quarta-feira (16), retornou ao Recife.
No Brasil há registro somente de casos importados. Até o dia 8 de julho, foram registrados um total de 20 casos.
Doença
A febre chikungunya é uma doença causada pelo vírus CHIKV, transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti, o mesmo da dengue, e Aedes albopicus. É caracterizada por febre de início súbito e dor articular intensa. A maioria dos pacientes melhora depois de sete a dez dias.
A doença tem transmissão autóctone na África, Ásia e, a partir do final de 2013, em países do Caribe, como a República Dominicana, e, ainda, Haiti, Guiana, Guiana Francesa e Porto Rico.
Sintomas
Os sintomas da febre chikungunya e os da dengue são semelhantes. Febre alta, dor de cabeça, dor muscular, erupção na pele e conjuntivite. Mas o sintoma mais característico da doença é a forte dor nas articulações, que, de tão forte, chega a impedir os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora.
Fonte: Tribuna do Ceará