-->

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Sobe para 7 o numero de mortes do corona vírus em Russas CE

Boletim Epidemiológico de Russas;
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Blog; Erivando Lima; 


Pandemia da bala: mais 14 pessoas foram assassinadas no Ceará nas últimas 24 horas

Ao menos, 14 pessoas foram assassinadas no Ceará nas últimas 24 horas, conforme os registros da Polícia Civil e da Perícia Forense do Estado. Somente na Grande Fortaleza foram praticados oito crimes de morte, sendo quatro na Capital e outras quatro nos Municípios de Chorozinho (duplo), Pacatuba e Caucaia. No Interior, seis homicídios ocorreram em Lavras da Mangabeira, Iguatu, Forquilha, Acaraú, Campos Sales e Ibicuitinga.

Dois homens foram mortos, a tiros, no começo da noite de ontem no Município de Chorozinho, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), em um provável caso de latrocínio (roubo seguido de morte). O motorista de uma caminhonete de frete e seu ajudante teriam sido baleados e mortos ao reagir a um ataque de assaltantes. O motorista e dono do veículo, conhecido por “Francisco da F-4000”, e seu ajudante foram encontrados mortos dentro da caminhonete, com vários tiros.

Em Pacatuba, um jovem identificado somente por Yarlei, foi encontrado morto com vários ferimentos de tiros em um matagal no bairro São Luiz.

Também ontem, mais um crime de morte foi registrado na cidade de Caucaia.

Capital

Uma jovem identificada por Ana Livya Marinho foi assassinada, a tiros, na noite desta quinta-feira, no bairro Antônio Bezerra, na zona Oeste da Capital. O crime aconteceu na conhecida “Rua da Feira”, onde vários homicídios já foram registrados recentemente. Os assassinos fugiram e a Polícia investiga o caso.

No bairro Vicente Pinzón, na zona Leste da Capital, um entregador identificado apenas por Salomão foi morto a tiros, na noite de ontem, na Rua Professor Murilo da Silveira. Dias antes, ele havia postado nas redes sociais um vídeo pedindo desculpas após ter feito outra filmagem anterior dirigindo ofensas a policiais militares.

Um homem que seria morador de rua acabou morto após ser atingido por uma bala perdida durante um tiroteio ocorrido no fio da tarde de ontem próximo a uma favela, no bairro Bela Vista. A vítima não foi identificada oficialmente.

No bairro Henrique Jorge, um homem que ganhava a vida como cambista, foi morto, a tiros, no começo da noite desta quinta-feira, no bairro Henrique Jorge. Era conhecido entre os moradores pelo apelido de “Cambistinha”.

Interior

Seis pessoas foram assassinadas no Interior. Um dos casos ocorreu na zona rural do Município de Acaraú, onde foi localizado o corpo do jovem empresário José Jonas Vasconcelos Filho, 18. Ele havia desaparecido na última quarta-feira (20), quando saiu da cidade de Bela Cruz e foi até o vizinho Município de Marco cobra uma dívida de um cliente de sua revenda de automóveis e não foi mais encontrado.

Na manhã de ontem, o corpo dele foi encontrado com um tiro na cabeça, em um matagal no Distrito de Santa Fé. Horas depois, a Polícia prendeu o autor do crime, identificado como Ryan Neves Moreira, 18 anos. Com ele, foram encontrados cheques e outros bens da vítima.

Na cidade de Forquilha, bandidos invadiram uma residência no Sítio São Lourenço, Distrito de Rasteira, e mataram, a tiros, um homem identificado como Rogério.

Na cidade de Lavras da Mangabeira, bandidos invadiram uma residência no bairro Nova Cidade e balearam um casal, A mulher, identificada como Maria da Glória Pereira Machado, de 33 anos, conhecida por “Leleca”, morreu na hora. O marido, Aparecido Júnior de Sousa Alves, 30 anos, foi atingido por cinco tiros e levado para o hospital da cidade. Os criminosos fugiram.

Em Ibicuitinga, no Vale do Jaguaribe, ocorreu o terceiro crime em apenas três dias. Um homem identificado como “Juninho” foi assassinado, a tiros, dentro de casa, no bairro Populares.

Em Iguatu, no Centro-Sul do estado, um assassinato foi registrado também na noite desta quinta-feira. Um homem, identificado pelo apelido de “Chico Belo”, pedreiro, foi morto, a tiros, quando seguia em direção à casa de um amigo.

Em Campos Sales, um homem foi também morto na noite desta quinta-feira.

(Blog Fernando Ribeiro)


Governo prorroga prazo de inscrição do Enem até dia 27


O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou a prorrogação do prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 para a próxima quarta-feira (27). Pelo calendário inicial, as data limite para os estudantes se inscreverem era hoje (22).


As inscrições começaram no último dia 11 e podem ser feitas por meio da página do Enem na internet.

De acordo com Weintraub, mais de cinco milhões de estudantes já se inscreveram para a prova até a manhã desta sexta-feira (22). “Como já anunciei, os candidatos inscritos serão ouvidos, em junho, pela Página do Participante, do Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira]. Eles, os interessados, vão escolher quando fazer a prova”, explicou o ministro, em outra publicação no Twitter.

Na quarta-feira (20), o Ministério da Educação anunciou o adiamento do Enem por algo entre 30 a 60 dias, em razão dos impactos ocasionados na sociedade pela pandemia de covid-19. As provas impressas estavam previstas para serem aplicadas em 1º e 8 de novembro e as provas do Enem digital para os dias 22 e 29 de novembro.

A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. A redação será manuscrita, em papel, nas duas modalidades. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira - inglês ou espanhol.

Neste ano, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e deverá ser pago até 28 de maio.

Quem tem direito à gratuidade da taxa de inscrição, por se enquadrar nos perfis previstos nos editais do Enem, terá a isenção automática, a partir da análise dos dados declarados no sistema. A regra se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência. De acordo com o Inep, a medida beneficia quem teve dificuldades em realizar a solicitação de isenção devido às restrições impostas pelo isolamento social decretado em razão da pandemia de covid-19.

Blog; Erivando Lima


Policial penal é morta enquanto aguardava reboque de carro com problema na BR-116, em Itaitinga

Ana Paula de Oliveira, tinha 30 anos e era natural de Fortaleza. Ela era esposa de um policial militar
A policial penal de 30 anos foi morta a tiros ns BR 116, em Itaitinga
Reprodução
Uma agente da Polícia Penal foi morta a tiros na rodovia BR-116, em Itaitinga, na Grande Fortaleza, na manhã desta sexta-feira (22). Os suspeitos do crime fugiram do local sem levar a arma da vítima ou outros pertences.

Segundo testemunhas, a policial estava com o carro quebrado na rodovia na altura do km 20, à espera de um reboque, depois de deixar o serviço. A vítima, Ana Paula de Oliveira, tinha 30 anos e era natural de Fortaleza. Ela era esposa de um policial militar.

Pelo menos até as 12h desta sexta-feira (20), composições da Polícia Militar, da Secretaria de Administração Peninteciária (SAP) e da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) estavam no local. Um helicóptero sobrevoou a região para auxiliar na busca pelos suspeitos.
Composições da Polícia Militar e da Secretaria da Administração Penitenciária estiveram no local do crime

A forte movimentação policial intensificou o tráfego na BR 116, no sentido Horizonte/Fortaleza. O fluxo de carros teve que ser interrompido a altura do km 20 para auxiliar nas buscas policiais. 


Noticia; DN



Hospital perde 10 leitos de UTIs e assunto vira polêmica em Russas



Em entrevista ao radialista Luiz Lopes, na Rádio Progresso de Russas, o prefeito de Russas Weber Araújo, deu uma declaração que acabou virando o assunto mais discutido nas redes sociais das últimas 24 horas.
Segundo o áudio da entrevista, o gestor declarou que o Hospital e Casa de Saúde de Russas, teria recebido um oficio do Ministério da Saúde, disponibilizando 10 UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), para serem instaladas naquela unidade, para ajudar no combate ao COVID 19, mas que a direção do hospital recusou os equipamentos, alegando momentaneamente, falta de estrutura adequada.
O assunto ganhou repercussão nas redes sociais, após uma “live” do radialista e pré-candidato a prefeito de Russas, Júnior Gonçalves, que abordou o caso, alegando negligência por parte da gestão do município.
Em sua transmissão, Júnior intercala suas declarações com trechos da entrevista do prefeito na emissora. Logo no início da apresentação, o radialista afirmou que o município teria se recusado receber as unidades. De acordo com o gestor, a recusa de participar do programa federal se deu por parte do hospital e por nao ter condições, estruturais naquela ocasião, para a instalação dos equipamentos .
"O municipio não administra o hospital. A Casa de Saúde de Russas é uma entidade filantrópica, com administração e direção independente. É hospital polo do estado, e portanto, para um nível de atendimento fora da competência da gestão municipal. Por isso existe a UPA que é por nós administrada. Porque nela oferecemos o que é de nossa competência. Nos administramos os PSFs e a UPA, dentro do sistema de saúde, o hospital é de outra esfera de oferta de serviços de saúde e tem direção própria. Eles conhecem a realidade e a capacidade estutural deles melhor do que qualquer um", disse Weber.
A expansão de unidades de terapia intensiva para atendimento aos pacientes com CIVID 19, aos estabelecimentos hospitalares, está prevista na portaria 561 do Ministério da Saúde, que vem contemplando os estabelecimentos hospitalares de todo Brasil.
A reportagem do Imprensa do Vale teve acesso ao documento assinado no dia 02 de abril de 2020, pela diretora administrativa do HCSR, Neliana Loureiro, onde em ofício destinado ao Secretário de Saúde, Gilberto Rodrigues, em resposta a portaria do MS, declara que aquela unidade hospitalar “não dispõe de leitos de cuidados prolongados para pacientes atendimento aos pacientes crônicos, oriundos de Unidade de Terapia Intensiva e leitos de enfermaria de hospitais de referência ao COVID19” (foto). A informação oficial, descredenciou oficialmente a unidade hospitalar russana para receber os equipamentos.
De acordo com Weber Araújo, tão logo o município tomou conhecimento das alegações apresentadas pela direção do Hospital de Russas, entrou em ação na tentativa de encontrar uma solução e reverter o quadro. “Agora com essa nova estrutura do Hospital de Apoio, recém inaugurado, e com apoio e parceria do próprio hospital, enviamos oficio ao Ministério da Saúde e ao Governo do Estado, para a aquisição de UTI’s para o município”, disse.
A reversão do quadro parece difícil. No dia 22 de abril, o diretor geral do HCSR, Dr. José Bomfim Bezerra, enviou oficio a Secretaria de Saúde do Município, solicitando parceria a fim de pleitear junto ao governo federal, por recursos para a estruturação de 10 leitos de UTI’s para aquela unidade. A solicitação do Hospital também foi enviada ao governo do estado, que através de um ofício datado em 19 de maio, alegou que os leitos que estão sendo habilitados pelo Ministério da Saúde, são de caráter exclusivos para pacientes com COVID19.
Aliados do prefeito acusam Júnior Gonçalves de deturpar a verdade dos fatos para se beneficiar politicamente da situação. Nas redes sociais, a repercussão da denúncia que foi anunciada pelo radialista como uma “bomba”, gerou centenas de comentários, entre os milhares de acessos e visualizações. A maioria dos internautas que acompanharam a live, reforçaram o tom de protesto. 
O prefeito de Russas, Weber Araújo, o secretário Gilberto Rodrigues e a direção do Hospital afirmam que irão responder documentalmente as acusações, apresentando fatos e critérios técnicos.
A população, por sua vez, no meio de todo o tiroteio de informações e contra informações, se mantém atônita, contabilizando o que lhe toca mais de perto, que é a carência de estrutura de saúde pública. Afinal, sejam quais forem os motivos, com razão ou não, a ausência de 10 leitos de UTIs, em uma rede hospitalar, em época de coronavírus ou não, pode custar vidas.  
Noticia; Imprensa o Vale
Blog; Erivando Lima;


Esperança! Brasil tem mais de 125 mil recuperados da Covid

Número representa mais de um terço do total de casos.
O Brasil alcançou, nesta quinta-feira (21), a marca de 125.960 pessoas recuperadas da Covid-19. O número representa mais de um terço dos 310 mil casos registrados desde o início da pandemia.

Com 20.047 mortes no total e 310.087 casos confirmados, o Brasil é o terceiro com mais casos no mundo, mas nesse ritmo deve se tornar o segundo na sexta (22). Foram registrados 18.508 novos casos em um dia.

Os dois países à frente do Brasil em número de casos são EUA (cerca de 1,5 milhão) e Rússia (317 mil), segundo a Universidade Johns Hopkins (EUA), que monitora dados da pandemia de Covid-19.

São Paulo chegou a 5.558 mortos em decorrência do novo coronavírus. Na sequência, em relação ao total de óbitos, aparecem Rio de Janeiro (3.412), Ceará (2.161), Pernambuco (1.925) e Pará (1.852).

Em relação ao número de casos, São Paulo também é o estado mais afetado, com um total de 73.739 pessoas infectadas desde o início da pandemia. O Rio de Janeiro voltou a ser o segundo em número de casos, com 32.089. Na sequência aparecem Ceará, com 31.413; Amazonas, com 25.367; e Pernambuco, com 23.911.

Sobral 24 horas


Lava Jato devolve aos cofres públicos mais R$ 55,5 milhões de dinheiro roubado


A pedido da força-tarefa da Lava Jato, a 13ª Vara da Justiça Federal de Curitiba determinou a transferência de R$ 55,5 milhões que estavam depositados em conta judicial para os cofres da Petrobras e da Transpetro, destaca O Antagonista.


Os valores são decorrentes de acordos de colaboração premiada celebrados no âmbito da operação, de repatriação de valores e de renúncia voluntária.

Autoridades da Suíça contribuíram para a repatriação de parte do dinheiro.

A Lava Jato já promoveu a devolução de mais de R$ 4 bilhões.

Sobral 24 horas


Oração da manhã

É muito bom fazer a oração da manhã quando a gente acorda. Tenha foco em Deus e pense nas pessoas que você ama, agradeça a Deus pela noite que passou e peça que ele ilumine o seu dia que está por vir, peça para Deus proteger as pessoas que você ama.

Não faça a oração da manhã com pressa, se concentre, deixe essa oração ser a primeira coisa que você faz de manhã quando acorda. Não precisa demorar muito, é só se concentrar, meditar sobre as pessoas que você ama, fazer seus agradecimentos e pedidos a Deus e repetir a oração da manhã com sinceridade e fé.

A oração da manhã não é uma só, existem muitas, você pode escolher a que te grada mais ou pode escrever as que você achar mais bonitas e deixar uma delas na sua mesa de cabeceira toda noite para pegar de manhã e ler.

O importante é não deixar que seu dia comece antes da oração da manhã.