-->

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Grupo ateia fogo no caixão de Jovem acusado de ter participado da morte de soldado do Raio em Russas CE



 *Homens invadem velório e tocam fogo no caixão em Morada Nova.*
Por volta das 16hs desta segunda feira (17), homens encapuzados e armados invadiram a residência onde estava sendo velado o corpo de DANIEL AMARO DA SILVA 21 anos, na rua: Maria Galvão n° 297 bairro Divino Espírito Santo, e atearam fogo no caixão.
Os mesmos chegaram em um veículo escuro, entraram na casa, mandaram as pessoas saírem da sala e jogaram gasolina no caixão, ateando fogo. Houve um corre corre grande na rua, os elementos se evadiram do local tomando rumo ignorado. Os familiares do defunto conseguiram apagar o fogo, que consumiu parte do corpo. A polícia foi acionada, e está realizando diligências no intuito de localizar estes elementos.
Daniel é acusado de ter participado da troca de tiros na madrugada deste domingo (16) em Russas, onde um policial militar foi morto. Na noite de ontem Daniel tombou morto em troca de tiros com a polícia no bairro das Varzantes em Morada Nova.

Fonte Amigos de Plantão


Ex-secretária afirma ter sido pressionada por cargos na gestão Bismarck



“Tudo é objeto de negociação na dança das cadeiras e dos interesses reinantes no poder local”, afirma Sofia Lerche em artigo
A ex-secretária de Educação de Aracati, Sofia Lerche, afirmou, através de artigo publicado nesta segunda-feira (17) no jornal O Povo, ter sido pressionada na gestão do prefeito Bismarck Maia (PTB) por cargos em escolas públicas do município. “Tudo é objeto de negociação na dança das cadeiras e dos interesses reinantes no poder local. A educação, pelo elevado percentual de recursos aplicados em pessoal, transporte, merenda, livro didático, manutenção de rede física e outros serviços, é alvo preferencial dessas investidas”.

“Em minha breve experiência como secretária da Educação de Aracati, pude perceber com clareza a força desses pequenos interesses. Bilhetinhos chegavam às minhas mãos por vias e circunstâncias as mais diversas. Umas, com mais formalidade, a exemplo de currículos sorrateiramente apresentados depois de audiências; outras, de forma acintosa, como quando fui surpreendida pelo servidor de um órgão público da cidade que, em afã de caça às bruxas, insistiu em indicar nomes que, a seu juízo, deveriam ser afastados de uma dada escola“.

Desmanche da gestão Bismarck

Em pouco mais de três meses à frente da Prefeitura de Aracati, a gestão de Bismarck passou por forte desgaste e sofre com a debandada do secretariado. Cinco membros do alto escalão do prefeito já abandonaram os cargos por discordarem do gestor. Além de Sofia, já abandonaram o barco Kátia Freire (Fundo Municipal de Seguridade Social), César Wagner (Secretaria de Segurança), Claudia Leitão (Turismo e Cultura) e Mauro Oliveira (Ciência e Tecnologia).

Confira o artigo na íntegra

Sofia Lerche Vieira: “Os outros donos do poder”
Em minha experiência como secretária da Educação de Aracati, pude perceber a força desses pequenos interesses

Em Os donos do poder, Raymundo Faoro constrói um magistral retrato das origens de um dos maiores males da sociedade brasileira – o clientelismo. As ideias desse clássico da literatura da Ciência Política permanecem atuais e contribuem para aguçar a compreensão deste combalido país de tantos desmandos e descompromisso com a esfera pública.

Por maior que seja a expectativa de fazer diferente, a forte presença deste elemento do conservadorismo é ainda arraigada no âmbito municipal. De uma maneira geral, os pequenos interesses perpassam o cotidiano da vida no território. Terminadas as eleições, a partilha começa e se prolonga pelo curso da nova gestão. O curioso é que não são apenas os tradicionais donos do poder político, as famílias e grupos mais abastados, que estão em busca de favores para seus afilhados. Há, de fato, outros donos. O clientelismo aflora tanto entre políticos próximos do(s) partido(s) vencedor(es) quanto entre os representantes do aparentemente interminável séquito de cabos eleitorais que se dizem amigos de infância ou parentes do prefeito.

Em minha breve experiência como secretária da Educação de Aracati, pude perceber com clareza a força desses pequenos interesses. Bilhetinhos chegavam às minhas mãos por vias e circunstâncias as mais diversas. Umas, com mais formalidade, a exemplo de currículos sorrateiramente apresentados depois de audiências; outras, de forma acintosa, como quando fui surpreendida pelo servidor de um órgão público da cidade que, em afã de caça às bruxas, insistiu em indicar nomes que, a seu juízo, deveriam ser afastados de uma dada escola.

Vigias, merendeiras, professores, diretores e tantos outros que compõem a força de trabalho da área são o alvo preferencial de barganha. Mas, em verdade, tudo é objeto de negociação na dança das cadeiras e dos interesses reinantes no poder local. A educação, pelo elevado percentual de recursos aplicados em pessoal, transporte, merenda, livro didático, manutenção de rede física e outros serviços, é alvo preferencial dessas investidas. É o botim, do qual todos querem um quinhão. Assim, não é demais repetir algo já dito em artigo anterior: se no município estão os problemas; estão também as soluções. A permanência do clientelismo é um ônus excessivamente pesado, constituindo obstáculo ao imperativo de renovação das práticas de gestão pública e melhoria efetiva dos serviços prestados ao cidadão.

Sofia Lerche Vieira
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uece. Pesquisadora do CNPq

Fonte Ceara News


Conta de energia pode ficar mais cara a partir de sábado

O reajuste será definido amanhã. Caso aprovado, o aumento já entrará em vigor a partir do próximo sábado, 22, afetando mais de 3,4 milhões de unidades consumidoras

16:40 | 17/04/20170FacebookTwitterGoogle+
Uma reunião pública da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidirá amanhã, 18, sober o reajuste tarifário das contas de luz. Os custos serão atualizados com base no Índice Geral de Preços do Mercado, IGP-M.

Aprovado, o aumento já entrará em vigor a partir do próximo sábado, 22, afetando, somente no Ceará, mais de 3,4 milhões de unidades consumidoras em todos os 184 municípios, atendidos pela Enel.

O cálculo do reajuste será levado em conta pela aquisição e transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais.

Em 2016, os consumidores de alta tensão, onde estão incluídas as grandes indústrias, tiveram um reajuste de 11,51% em seu valor. O aumento médio estipulado pela agência foi de 12,97%, tendo chegado a 13,64% para clientes residenciais convencionais e de baixa renda.

A Aneel deve considerar no reajuste o impacto da indenização devida pelo governo federal às concessionárias de transmissão de energia. A agência chegou a informar, em janeiro, que poderá haver um impacto positivo médio entre 8% e 9% nos processos tarifários das distribuidoras em 2017, em decorrência dessa indenização.

Redação O POVO Online


Prefeito de Martinópole sofre tentativa de agressão em evento no Centro da cidade



Júnior Fontenele já teve um irmão assassinado em praça pública. O crime nunca foi solucinado
O prefeito de Martinópole, Júnior Fontenele, sofretu, nesse sábado (15), tentativa de agressão em um evento no Centro da cidade.

Na inauguração de um estabelecimento comercial, quatro pessoas começaram a rodear a mesa o prefeito fazendo ameaças. Fontenele estava com os amigos, a mulher e o filho de oito anos.

Antes de o tumultuo ficar maior, o prefeito se retirou com a família e procurou auxílio de um policial militar, que estava de plantão. O PM ainda tentou encontrar os envolvidos, mas já haviam saído do local.

Entenda

Uma das pessoas que armaram a confusão era conhecida da Polícia, tendo sido interrogado à época da morte do radialista Gleydison Carvalho.

Segundo o site Impacto Granja, o prefeito Júnior Fontenele acionará a Secretaria de Segurança Pública para que seja dada uma justificativa para a ausência de um efetivo policial na cidade.

Ele também abrirá um Boletim de Ocorrência contra dois envolvidos, pois não seria a primeira vez que ameaçaram a sua integridade física.

Ainda segundo o site, a preocupação do prefeito é que esse tipo de atitude fique impune, como o caso da morte de seu irmão, que foi assassinado em praça pública.

Fonte Ceara News


Filho de vice-prefeita e vereador de Alto Santo eram membros de quadrilha golpista


filho-de-vice-prefeita-e-vereador-de-alto-santo-era-membro-da-quadrilha-de-golpistas

Imagens do jovem Fábio Bezerra ao lado do chefe da organização criminosa foram apresentadas pelo “Fantástico” e mostram os dois esbanjando dinheiro

O programa “Fantástico”, da Rede Globo de Televisão, apresentou neste domingo (16), a “Operação Valentina”, realizada pela Polícia Federal em Fortaleza, na semana passada, que culminou na prisão de 13 pessoas acusadas de envolvimento em um golpe que já causou prejuízos da ordem de R$ 7,5 milhões a três bancos. A quadrilha era formada por jovens de classe média alta.


    Entre os suspeitos de participação no bando está um jovem filho de políticos. Trata-se de Fábio Bezerra, filho da atual vice-prefeita do Município de Alto Santo (a 247Km de Fortaleza), Gilca Maria Machado Bezerra (PT), e do vereador Rivardo César Chagas Bezerra, o “Maninho”. Ele aparece nas imagens divulgadas pela PF e apresentadas no programa.

    Em diversas imagens, Fábio Bezerra é visto ao lado de outro golpista, identificado como Arthur Franklim de Sousa Lima, apontado nas investigações da PF como o suspeito de chefiar a quadrilha. Com o dinheiro arrecadado nos golpes via internet banking, os dois aparecem se divertindo em apartamentos de luxo, praias e esbanjando muita riqueza.

    Prejuízos

    A quadrilha fraudava contas bancárias através da internet, postando páginas falsas dos bancos na rede mundial de computadores e copiando as senhas dos usuários. O passo seguinte era realizar empréstimos, pagamentos, transferências e saques das contas alheias, causando um prejuízo milionário aos clientes, num primeiro momento, e depois aos bancos, que eram obrigados a ressarcir seus correntistas e poupadores.

    Segundo estimativa da PF, esse número inicial do prejuízo aos bancos pode até triplicar no aprofundamento das investigações.

    Apartamento de luxo na Avenida Beira-Mar, carros importados de última geração, festas com muito bebidas e mulheres, passeios na Europa e joias e roupas de marcas caríssimas eram ostentados pelos acusados nas redes sociais, ainda de acordo com os investigadores.

    Fonte Jornal vale em destaque




    Fui campeão pelo America em 66 e joguei no Ferroviário diz ex; goleiro filho de Russas CE


    A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas


    Francisco Ansel de souza (Goleiro Siéta) 80 anos filho de Russas, atuou como profissional defendendo-o America F C  da Av; Dom Emanuel em Fortaleza, o mesmo foi campeão cearense em 1966 sendo goleiro do America, e, jogando ao lado de vários atletas que marcaram época no futebol cearense. Posteriormente foi convidado pelo técnico do Ferroviário  para vestir a camisa coral onde passou uma temporada e teve como técnico Vicente Trajano, chegando a jogar na equipe que tinha  Luciano pacoti, Siéta falou que tem paixão pelo Flamengo no RJ, e torce pelo ferroviário no estado do Ceara. O mesmo falou que deixou o futebol porque teve uma decepção não chegando a revelar. Siéta hoje aposentado mora em Russas CE

    Blog Erivando Lima


    Suspeito de assassinato de PM em Russas morre em confronto com policiais


    suspeito-de-assassinato-de-pm-em-russas-morre-em-confronto-com-policiais

    Um terceiro suspeito de ter participado de um tiroteio na madrugada do último sábado (15), durante uma festa na zona rural de Russas que culminou com a morte de quatro pessoas, dentre elas o policial do BPRaio Menando Cavalcante Nunes, morreu na noite deste domingo (16) em um confronto com a Polícia em Morada Nova. Segundo informações da Polícia Militar a vítima foi identificada como Daniel Amaro da Silva, 21 anos.


    Ainda de acordo com a PM, uma equipe de Morada Nova havia seguido por volta das 21h até o bairro Vazante para averiguar uma denúncia anônima de que um suspeito de ter participado da morte do policial do BPRaio estava naquele local.

    Ao avistar o policiamento Daniel Amaro passou a atirar, ainda segundo a PM. Houve troca de tiros e o suspeito foi baleado. Ele foi socorrido ao hospital local, mas não resistiu aos ferimentos. Em poder dele foi apreendido um revólver calibre 38 com cinco munições, sendo uma deflagrada, acrescentou a Polícia.

    Fonte Jornal vale em destaque



    Sepultamento do SD Nunes acontecerá às 16 horas no cemitério de Pedras

    Por volta das 09:00 horas da manhã nesta segunda-feira, 17, o corpo do policial do Raio, Menandro Cavalcante Nunes, de 33 anos chegou ao Quartel Policial Militar de Limoeiro do Norte em uma viatura do corpo de Bombeiros. O corpo permanecerá no local até às 15:00 horas. O cortejo fúnebre seguirá até a comunidade de Pedras, distrito de Morada Nova, e será sepultado às 16 horas.

    O SD Nunes era pertencente ao grupamento do Raio da cidade de Russas e foi assassinado na madrugada de domingo, 16, na comunidade de Capim Grosso - após uma troca de tiros com uma quadrilha de assaltantes - durante uma suposta tentativa de assalto a um clube de festas na comunidade.

    TV Jaguar

    RUSSAS ROUBO DE A PESSOA

    Ontem  dia 16/04/2017, por volta das 20h30, na localidade de Sitio Canto, no Bar da Lindete, foi vítima de roubo a senhora 47 anos natural de Russas, agricultora, residente no Sitio Canto, próximo a mercearia do João Mendes.  A vítima informa que dois indivíduos, sendo um alto, magro, moreno, o outro baixo, magro, de pele branca, chegaram no estabelecimento citado em uma motocicleta sem mais características e tomaram seu relógio e uma quantia de 300 reais em espécie. A CP1501  encontra se em diligencias.

    Blog Erivando Lima

    RUSSAS ROUBO DE VEICULO

    Ontem dia 16/04/2017, por volta das 20h40, na localidade de Sitio Canto, no Bar da Lindete, foi vítima de roubo o senhor Raimundo Elizeu do Nascimento,:20 anos, natural de Morada Nova, residente no Sitio Uiraponga, zona Rural de Morada Nova.  A vítima informa que dois indivíduos, chegaram no estabelecimento citado e tomaram sua motocicleta HONDA/CG 150 TITAN ES, 2004, PRETA, Placa: HYI7348, A CP1501  estão em diligencias

    Blog Erivando Lima


    RUSSAS APREENSÃO DE MENOR E RECUPERAÇÃO DE VEICULO ROUBADO

    Ontem dia 16/04/2017, por volta das 21:h00, na BR116, KM 164, no pátio do posto Estrela do Vale, Russas, foi apreendido em flagrante o menor V M M S,  natural de São Joao Do Jaguaribe, Nasc: menor 16 anos solteiro, ajudante de pedreiro, residente na Localidade de Barbada, zona rural de Palhano. O mesmo conduzia uma motocicleta HONDA/ CG 150 FAN ESI, PRETA, PLACA ORV 5852, veículo este que havia sido tomada de assalto na cidade de Palhano, como consta em radiograma . O FTA responsável pela abordagem, conduziram o menor para a DPC para os procedimentos cabíveis.


    Blog Erivando Lima


    PALHANO ROUBO DE VEICULO


    Ontem dia 16/04/2017, por volta das 01h00, compareceu neste destacamento o Sr Raimundo Neto Martins da Costa, solteiro, agricultor, 25 anos , natural de Russas, residente no Sítio Pedras, Z/R, da cidade de Russas, informando que dois indivíduos armados de arma de fogo, em uma motocicleta de cor vermelha, o abordaram na CE 371, KM04, na Vila Salgadinho, próximo ao “Bar da Buchudinha”, e anunciaram um assalto, sendo-lhe subtraído a motocicleta HONDA/ CG 150 FAN ESI, PRETA, PLACA ORV 5852 – RUSSAS/CE e sua carteira contendo documentos, dinheiro e cartões. De imediato a ocorrência foi repassada a CP 1571, composta pelo Sgt R. Sales, que iniciou as diligências, sendo que na mesma rodovia se deparou com os indivíduos transitando na motocicleta HONDA/ CG 150 ESI, VERMELHA, PLACA NRD 1316 – SÃO JOÃO DO JAGUARIBE/CE, iniciando assim uma breve perseguição e sendo eles abordados em seguida. Após realizada a busca pessoal foram identificados como sendo: 1 – Francisco Matheus Silva Moura,  20 anos natural de Limoeiro do Norte, solteiro, estudante, residente na Bela Vista – São João do Jaguaribe; e, 2 – J J M S 16 anos, natural de São João do Jaguaribe, residente no Alto do Bode – S. J. do Jaguaribe. Com os referidos foram encontrados o documento da motocicleta da vítima e um cartão de conta da Caixa Econômica, com respectiva senha, no entanto não foi encontrada nenhuma arma. A vítima reconheceu que eles foram os autores do roubo. Depois de algumas diligências e indagações os envolvidos relataram que haviam praticado o crime e que havia mais um envolvido, identificado por Vítor, que foi quem ficou com a motocicleta da vítima e teria seguido nela para a cidade de São João do Jaguaribe/CE. Esclarecidos os fatos, as partes foram conduzidas a Delegacia de Russas, apresentados a autoridade policial, foi lavrado o auto de prisão em flagrante delito em desfavor de Francisco Matheus Silva Moura, por infração, em tese, ao art. 157, § 2º, I e II, do Código Penal / art. 244-B do Estatuto da Criança e do Adolescente, e José Jefferson Maciel Silva, por ato infracional análogo ao crime previsto no art. 157, § 2º, I e II do CPB.

    Blog Erivando Lima


    Obs: a prisão se deu pelas equipes de Russas na cidade de Morada Nova PRISÃO POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO


    Ontem dia 16.04.2017, por volta das 16h10,  a equipe raio 01 (Russas), fazendo patrulhamento péla zona rural de Morada Nova, se deparou com um veículo fiat pálio de cor prata, placa, AKW-5803, que era conduzido por Cícero Francisco Cavalcante, e que ao ser realizado a busca no interior do veículo, foi encontrado um cartucho de espingarda cal 16, deflagrada, ao ser indagado da existência de possível arma de fogo, o acusado falou que tanto o veículo com suposta arma, seria de propriedade de sua irmã, Maria Elisabete Cavalcante, e falou que o material se encontraria na fazenda Barro vermelho,. A composição se deslocou a referida fazenda com o apoio  da equipe raio 02(Russas), e ao ser realizado buscas no interior da fazenda , foi encontrado 04 armas de fogo, sendo um revolver Rossi cal 38, oxidado, capacidade 5 tiros,  10 munições, 4 intactas e 6 deflagradas, uma espingarda cal 32, marca Boito, oxidada, capacidade de um disparo, com 18 cartuchos intactos e 5 deflagrados, uma espingarda cal 28, marca Boito, oxidada, sem numeração, capacidade para um disparo, com 11 cartuchos intactos, uma espingarda tipo socadeira, sem marca, fabricação artesanal, capacidade pata um disparo, sem numeração. De posse do material os acusados foram conduzidos a DPC de Russas para os procedimentos cabíveis.

    Blog Erivando Lima


    RUSSAS ROUBO A PESSOA


     Por volta das 18:30 hrs do dia 16/04/2017, na Av. Cel. Perdigão Sobrinho,  Centro, Russas, foi vítima de roubo a pessoa de MARIA SANDRILEUZA RODRIGUES LIMA, natural de Fortaleza, cabeleireira, residente na Rua Pintor Antônio Bandeira , Praia Do Futuro, Fortaleza, e o senhor WALLISSON BORGES DE FREITAS,Nasc:  natural de Fortaleza, residente na Av Cesar Carls,Praia Do Futuro, Fortaleza. A Senhora informa que dois indivíduos em uma moto, sem mais características, tomaram sua bolsa contendo documentos pessoais e uma quantia de 600 reais em espécie, e do senhor Wallisson foi tomado a carteira porta cédulas com todos os documentos pessoais. O FTA  encontram-se em diligencias.


    Blog Erivando Lima


    Ex-diretor do Dnocs é citado em lista de propina



    Conforme o relato de ex-executivo da empreiteira, foram destinados R$ 500 mil a Leão Humberto
    Brasília. O ex-diretor do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) Leão Humberto Montezuma Santiago Filho teria recebido R$ 500 mil em propina. O nome dele é citado na lista de delações de ex-executivos da Odebrecht, divulgada pelo relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, na semana passada.

    Montezuma também foi titular da Superintendência de Obras Hídricas (Sohidra), ligada à Secretaria Estadual dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH).

    Investigações

    O ministro do STF encaminhou para a Justiça Federal no Ceará petição para que se investigue supostas irregularidades em obras no Estado. Conforme as delações de dois ex-diretores da Odebrecht, licitações do Programa do Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) e as obras de reforma da Arena Castelão, para a Copa do Mundo de 2014, foram objeto de acordo irregular para prejudicar a competitividade das licitações.

    No despacho geral, Fachin pediu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) encaminhasse as delações para a Justiça Federal no Ceará por não existir "menção a crimes praticados por autoridades detentoras de foro" privilegiado, conforme os delatores.

    Dois delatores relataram a existência de um cartel durante as licitações do Transfor. Foram eles João Antônio Pacífico Ferreira e Ariel Parente Costa. As delações, contudo, seguem sob sigilo, pelo menos enquanto não são recebidas pelo Judiciário no Estado. O Poder entrou em recesso na última quarta-feira (12) e retoma às atividades hoje.

    Já no caso da Arena Castelão, o ex-executivo Benedito Júnior disse, em delação, que as empresas do Grupo Odebrecht e Carioca engenharia tentaram "frustrar o caráter competitivo de processo licitatório".

    O projeto do Transfor, que visava melhorar o trânsito da Capital cearense, teve duas fases, com orçamento que ultrapassou os US$ 142 milhões - mais de R$ 440 milhões, em cotação atual.

    Políticos

    São ainda citados dois políticos cearenses. O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), teria recebido R$ 2 milhões, conforme os delatores.

    A investigação aponta que a Odebrecht teria atuado nos bastidores do congresso nacional com o objetivo de converter medidas provisórias em lei. A verba de R$ 2 milhões, que teria sido destinada a Eunício Oliveira, faz parte de um montante de R$ 7 milhões, que incluíam ainda R$ 4 milhões divididos entre os senadores Romero Jucá e Renan Calheiros, ambos do PMDB.

    O senador era identificado na planilha com o apelido de "Índio". O peemedebista negou as acusações. "O Estado Democrático de Direito prevê, no curso dos inquéritos, o amplo direito de defesa. Vamos exercê-lo. A verdade prevalecerá. A Justiça brasileira tem maturidade e firmeza para apurar e distinguir a verdade das mentiras e das versões alternativas".

    O outro nome cearense é o do deputado federal Paulo Henrique Lustosa (PP). A reportagem tentou contato, por telefone, na última terça-feira (11) mas ainda não obteve retorno do parlamentar, que não possui assessoria de imprensa.

    A lista completa, para abertura de inquéritos, inclui os nomes de oito ministros do governo de Michel Temer, um ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), três governadores, 25 senadores, 37 deputados federais e 23 outros alvos, entre políticos sem foro, ex-ministros, empresários e parentes de políticos. Outros 11 nomes retornaram à PGR para nova manifestação, sendo um ministro do governo Temer, cinco senadores, quatro deputados e um parente de político.

    Fonte DN




       
    PREÇOS PARA REVENDAS
    ENTREGAMOS EM DOMICILIO
    FONE 88 9 9902 5069