-->

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

TRE inicia distribuição de urnas para Interior


As urnas eletrônicas que serão utilizadas para as eleições municipais deste ano já começaram a ser distribuídas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Até esta segunda-feira (1º), o órgão transportou 2.992 equipamentos para as zonas eleitorais do Interior do Estado. 

De acordo com o TRE, o trasporte de urnas saindo do depósito de Fortaleza começou na última semana, quando 1.655 equipamentos foram levados para as zonas eleitorais de Maracanaú, Aracoiaba, Capistrano, Baturité, Aquiraz, Cascavel, Redenção e Horizonte. Nesta segunda, foram transportadas 1.337 urnas para as zonas eleitorais de Caridade, Canindé, Tauá, Parambu, Acopiara, Iguatu e Jucás e, na terça (2),  mais 406 serão distribuídas para as zonas de Quixeramobim, Mombaça e Pacoti. 

Ao todo, da Capital, serão levados 6.720 urnas para o Interior. Dos depósitos dos demais centros do TRE localizados em Limoeiro do Norte, Itapipoca, Sobral, Ibiapina e Juazeiro do Norte sairão, a partir do dia 22 de agosto, cerca de 10 mil urnas eletrônicas para as zonas da circunvizinhança. 

O TRE vai disponibilizar cerca de 23 mil urnas eletrônicas, incluindo os equipamentos de reserva, para o pleito de outubro que vai eleger prefeitos e vereadores. A distribuição em Fortaleza começa às vésperas das eleições diretamente para os locais de votação.

Diário do Nordeste

Polícia apreende 50 kg de maconha e R$ 20 mil em operação


Após prender três homens durante abordagem na noite de domingo (31), a Polícia Civil iniciou uma investigação que resultou na apreensão de 50 quilos de maconha e na descoberta de um depósito de drogas, no bairro Mondubim. No momento da prisão, os suspeitos estavam com quantia de  R$ 20 mil e não souberam informar a origem do dinheiro.

Conforme o delegado titular do 30° DP (Distrito Policial), Márcio Gutierrez, nos celulares dos envolvidos continham informações das negociações para a comercialização das drogas. A informação levou a Polícia a um endereço, onde foram encontrados entorpecentes.

Conforme o delegado, a Polícia Militar fez uma abordagem de rotina em um carro Renault Sandero, no bairro São Cristóvão. O grupo foi levado para o 30° DP onde foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Somente o nome de um dos envolvidos foi identificado: Felipe Melo dos Santos, 25, natural de Sobral. Os demais não tiveram identidades divulgadas para não atrapalhar as investigações.

A Polícia ainda suspeita da participação de um quarto envolvido. Além dos 50 quilos de maconha divididos em 79 tabletes, também foi encontrada uma balança de precisão em outro endereço apontado pela quadrilha. 

De acordo com Márcio Gutierrez, há indícios de que Felipe Melo estivesse trabalhando com  transporte e negociação de drogas. "Preliminarmente nós acreditamos que o destino final era realmente a Capital (Fortaleza). Não sabemos ainda com precisão a origem da droga. Temos aí indicativos de que ela seja oriunda de fora do Brasil. Estamos ainda fazendo alguns levantamentos pra ter essa certeza e finalizar nosso inquérito", concluiu o delegado. 

Os outros dois envolvidos não possuem antecedentes. Felipe Melo já responde por tráfico de drogas. Para o delegado, o suspeito é  um dos participantes da quadrilha.  "Acreditamos que o Felipe seja apenas uma peça de menor importância em toda essa sistemática de trafico de drogas”, explicou Gutierrez. 

Diário do Nordeste

Violência deixa 43 pessoas mortas no fim de semana em acidentes e assassinatos


Quarenta e três pessoas tiveram morte violenta neste fim de semana em todo o Estado do Ceará. No total, foram registrados 27 casos de homicídios e mais 16 mortes em acidentes de trânsito. Na Capital, foram oito mortes violentas, incluindo dois casos de óbitos resultantes de troca de tiros entre bandidos e policiais militares.

Em Fortaleza, foram seis casos de homicídios nos seguintes bairros: Passaré, Maraponga, Alagadiço, Cajazeiras, Pirambu e Messejana.

Na Região Metropolitana, ocorreram seis  assassinatos nos seguintes Municípios: São Gonçalo  do Amarante (quatro crimes, entre eles um triplo homicídio), Maracanaú e Pacatuba.

No Interior Norte do Estado, ocorreram 8 homicídios nos Municípios seguintes: Granja, Itapiúna, Croatá, Poranga, Paraipaba, General Sampaio (2 casos) e Barreira.

Já no Interior Sul, foram outros sete assassinatos nos  seguintes Municípios: Parambu, Russas, Ibicuitinga, Quixeramobim, Várzea Alegre, Acopiara e São João do Jaguaribe.

Acidentes

Dezesseis pessoas  morreram em acidentes de trânsito durante o fim de semana. A maioria absoluta dos casos aconteceu no Interior do Estado.

Em Fortaleza, duas pessoas morreram em acidentes ocorridos nos bairros Antônio Bezerra (Avenida Coronel Carvalho) e Pirambu (Avenida Presidente Castello Branco/Leste-Oeste).

Já na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foi registrado somente um acidente fatal, no Município de Caucaia (Bairro Malvinas), quando um Buggy capotou matando seu guiador e ferindo três passageiros.

No Interior Norte, foram sete mortes em acidentes nos Municípios de Canindé (3 acidentes com quatro óbitos), São Benedito (tombamento de um ônibus com duas pessoas mortas), e Sobral.

No Interior Sul, seis pessoas morreram em acidentes em Milagres (colisão que deixou dois mortos), Alto Santo, Araripe (duas mortes), e Quixeré.

Blog do Fernando Ribeiro

Yuri Guerra surge na oposição, prega renovação e vai parar na situação


Yuri Guerra (PPS) aderiu a pré-candidatura de Weber Araújo(PRB) a prefeito de Russas durante a convenção partidária acontecida na noite da sexta-feira(29). 

Yuri surgiu na politica russana como candidato que foi a deputado estadual pelo (PHS), e que lançava como proposta "Um novo jeito de fazer  politica", não obtendo sucesso.

Sua volta as disputas eleitorais foi anunciada, quando ele deveria concorrer ao cargo de prefeito, e agora já estava em outro partido que era o PDT, se inseriu no bloco de oposição, com outros nomes disputando a indicação para concorrer como prefeito ou vice representando todos, e trazia a mensagem "Renova Russas".

Nesse meio tempo, mudou novamente de partido, se filiando ao PPS, mas ainda se mantendo no bloco de oposição com sua pré-candidatura que perdia força. 

Não conseguindo viabilidade no grupo, passou a adotar a estrategia da independência, chegou a emitir uma nota em que criticava as pré-candidaturas de Weber e Raimundinho, dizendo que os mesmos traziam as mesmas mensagens, e que estava analisando o que era melhor para Russas, e disse que o povo estava cansado dos mesmos discursos e queria renovação, e que assim estaria em breve tomando uma decisão na sua participação nas eleições de 2016.

Yuri tomou a decisão e foi parar justamente no palanque de Weber Araújo, que tentará o seu 4º mandato, não sendo assim uma renovação, e ainda não apresentou com sua postura um novo jeito de fazer politica como sugeriu em sua primeira disputa.   

Falecomricardotorres.blogspot.com.br

Trio é preso em tentativa de assalto a Correios do Icaraí


Três pessoas foram presas na manhã desta segunda-feira (1º) em Icaraí, Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Com os suspeitos, foi ainda apreendida uma pistola de calibre não informado. De acordo com a Polícia, o grupo iria atacar a agência dos Correios do Distrito.

Conforme o comandante da Área Integrada de Segurança (AIS) 7, tenente-coronel Jander Bernardo, os suspeitos foram capturados quando tentavam roubar a agência. "Eles foram assaltar os Correios mas foram interceptados pela composição, próximo à Avenida Principal. Estavam a pé", informou. 

Com os suspeitos, que não tiveram as identidades informadas, foi apreendida uma pistola, de calibre também não relatado à reportagem. A ação policial foi realizada por uma patrulha do Ronda do Quarteirão, com apoio do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE).

Diário do Nordeste

Governo do RN confirma ida de 1.200 militares para combater ataques criminosos que já duram 3 noites


O governo do Rio Grande do Norte confirmou o apoio de um mil homens do Exército e 200 fuzileiros navais no reforço às forças policiais. A informação foi dada pelo ministro da Defesa Raul Jungmann às 22h deste domingo (31). As tropas federais devem chegar ao estado ainda esta semana para atuar no combate a ataques criminosos.

O reforço já havia sido confirmado por Michel Temer, presidente da República em exercício. Para o governador Robinson Faria, a situação está controlada. “O número de ataques está diminuindo e as tropas federais vêm para colaborar nas ações de combate aos atos de vandalismo. Vamos dividir áreas estratégicas para a atuação de cada grupo, trazendo novamente a tranquilidade para a população”, disse o governador.

Secretário de Segurança Pública, Ronaldo Lundgren informou que o trabalho do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-E) é permanente e continuará na busca de todos os responsáveis pelos ataques. “Não vamos descansar até solucionar esta série de ataques”, disse. Wallber Virgolino, secretário de Justiça de Cidadania, assegurou a instalação dos bloqueadores de celulares em todos os presídios potiguares. “Identificaremos e puniremos dentro da lei todos aqueles que divulgaram os áudios e espalharam os boatos na internet a partir das unidades prisionais”, afirmou.

Ataques

Desde sexta-feira (29), a população do Rio Grande do Norte vivencia ataques criminosos. Pelo menos 54 ações foram registradas em 20 cidades do estado. Até as 20h deste domingo (31), 52 pessoas foram presas suspeitas de envolvimento nos ataques. A instalação de bloqueadores de celular na Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal, é apontada pelo governo como motivo dos atentados.

Ônibus

Os ônibus urbanos de Natal voltaram a circular na manhã desta segunda-feira (1º). Segundo o Sindicato dos Rodoviários, 30% da frota está nas ruas. Devido à onda de ataques a ônibus e prédios públicos que atinge o Estado desde a sexta-feira (29), os rodoviários decidiram recolher os ônibus e não trabalharam por mais de 24 horas.

G1

Bando explode agência bancária em Pedra Branca


Uma quadrilha armada, formada por cerca de 15 homens, invadiu e explodiu a agência do Banco do Brasil do município de Pedra Branca (a 260Km de Fortaleza). O bando levou uma quantia em dinheiro não informada.

De acordo com da Polícia, por volta da meia-noite, cerca de 15 a 20 homens teriam chegado ao município em motocicletas, um Jeep Renegade e um Toyota Corolla, que havia sido tomado de assalto no último sábado (30) no Distrito de Cruzeta. Os bandidos fizeram alguns moradores e um vigilante reféns.

Após dinamitar os caixas eletrônicos, os bandidos fugiram levando o dinheiro e alguns dos reféns. As vítimas foram liberadas em uma estrada no Distrito de Cruzeta.

Policiais militares do Destacamento de Pedra Branca com o apoio de outros militares dos municípios de Mombaça, Senador Pompeu, Milhã e outras cidades além de patrulhas do Comando Tático Rural (Cotar), realizam diligências na região objetivando prender a quadrilha.

Até o fim da noite de ontem, ninguém havia sido preso. Esse é o segundo ataque a banco registrado no interior do Estado em dois dias.

Parambu

Uma agência do Bradesco em Parambu também havia sido alvo de uma quadrilha na madrugada da última sexta-feira (29). Na ocasião, a ação criminosa foi realizada por pelo menos 15 homens, que também estavam em carros e motos.

Ainda segundo a Polícia, enquanto parte do bando preparava o explosivos e dinamitava os caixas eletrônicos, outros bandidos foram para o Destacamento da PM no município. Eles metralharam a fachada da unidade policial e a viatura, impedindo perseguição policial. Após pelo menos três explosões no local, onde dois caixas eletrônicos teriam sido violados, os criminosos saíram em fuga.

Em entrevista na última sexta-feira, Raphael Vilarinho, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), informou que uma equipe da Especializada havia sido deslocada para a região logo após o crime e iniciado a investigação. Vilarinho explicou que investigações preliminares apontam que os bandidos são oriundos do Piauí.

Ontem, o delegado descartou que a ação tenha sido praticada pelo mesmo grupo que atacou o banco em Parambu. Vilarinho acredita que os criminosos que agiram em Pedra Branca sejam de quadrilhas de assaltantes daqui do Ceará. Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos já estão investigando caso.

Com esse caso de ontem, sobe para 34 o número de bancos atacados no Estado neste ano. Em 2015, em igual período, foram 41 casos, conforme cruzamento de dados feito pelo jornal com levantamentos do Sindicato dos Bancários e da Polícia Civil. O número representa uma redução de 27 % .

Diário do Nordeste

Três homens são mortos em casa de praia na Taíba


A Polícia Civil investiga um triplo homicídio registrado na noite do último sábado, na Praia da Taíba, município de São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7). As vítimas estavam dentro de uma casa de praia quando foram executadas por bandidos.

De acordo com a Polícia, às 20h10 de sábado, um grupo formado por oito homens fortemente armados e usando coletes à prova de bala invadiram a casa e renderam as pessoas que estavam no imóvel. Testemunhas disseram aos policiais que os criminosos não roubaram nada e apenas procuraram as vítimas e efetuaram os disparos.

Os dois primeiros a serem mortos foram identificados como Francisco Robson da Silva Sousa e Josiano Gonçalves Paes. O terceiro alvo dos bandidos foi o jovem Kennedy Rodrigues Pinheiro, de 20 anos.

Conforme a Polícia, ele estava escondido dentro de um dos banheiros da casa de veraneio, mas foi localizado e baleado. Após o crime, os bandidos fugiram em uma caminhonete Mitsubishi L200 e até a noite de ontem, não haviam sido identificados.

Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas. Ao chegar ao local, os paramédicos encontraram dois jovens mortos e Kennedy gravemente ferido. Ele foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Pecém, mas morreu na unidade de saúde.

A Polícia não informou a motivação do crime. As vítimas seriam moradores de Maracanaú e estariam passando o fim de semana na casa de praia. Conforme o tenente-coronel Jander Bernardo, comandante da AIS 7, as três vítimas respondiam a procedimentos criminais.

Equipes da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) e da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estiveram no local e iniciaram a investigação sobre o triplo homicídio. Uma pistola de calibre Ponto 40 foi achada no quintal da casa. A principal hipótese dos investigadores é de um 'acerto de contas'.

Outros casos

Além do triplo homicídio, na localidade de Barra Mar, na Taíba, em São Gonçalo do Amarante, outras seis pessoas foram mortas no Ceará, no último sábado. Os outros casos ocorreram nos bairros São Gerardo e Cajazeiras, em Fortaleza; e nos municípios de Pacatuba, na Região Metropolitana, Croatá, Poranga e Russas, no Interior do Estado. Na Travessa Esperança, bairro Monte das Oliveiras, município de Poranga, um adolescente de 15 anos, identificado apenas como Luciano, foi morto a tiros. O suspeito do crime não foi identificado pela Polícia.

Em Russas, no Sítio Macambira, a vítima foi o jovem Michael Santiago de Sousa, de 19 anos. De acordo com a Polícia, o rapaz foi surpreendido por dois homens em uma moto. Os acusados efetuaram disparos de pistola e Michael ainda tentou fugir. Ele foi perseguido pelos criminosos e atingido por tiros nas costas e na cabeça. Os acusados do homicídio não foram identificados.

Diário do Nordeste

Tentativa de assalto a banco é frustrada no Cedro


Uma tentativa de assalto a banco foi registrada na madrugada desta segunda-feira (01), no Cedro, município localizado a cerca de 429 km de Fortaleza. Informações da Polícia Militar dão conta de que pelo menos 10 homens estariam envolvidos na ação, mas não teriam levado nada do local, mesmo após chegar ao cofre da agência.

Antes de entrar no banco, o grupo teria se dividido e parte dele se encaminhou ao destacamento policial da região, onde teriam efetuado disparos contra a delegacia. Enquanto isso, a outra parte do grupo invadia a agência do Bradesco. Entretanto, não conseguiram levar nenhuma quantia. 

Até o momento, segundo o 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM), não se sabe para onde os criminosos teriam fugido e não se sabe quem são os suspeitos. Os policiais continuam em diligências para encontrar os envolvidos.

Diário do Nordeste

Vereador é assassinado a tiros em Paraipaba


O vereador do município de Paraipaba Manoel Paulino Cavalcante, de 62 anos, mais conhecido como Walter Martins (PDT), foi morto a tiros na noite de ontem. O acusado do crime está foragido.

De acordo com o sargento PM Luiz Fernando, do Destacamento de Paraipaba, a vítima estava na Rua Francisco Cipriano Moreira, bairro Monte Alverne, por volta das 20h30 quando foi atingido com tiros no tórax. Após o crime, o atirador fugiu

Um primo do parlamentar, identificado apenas como Darli, teria efetuado o disparo, conforme informações obtidas preliminarmente pela Polícia Militar. Ferido, Walter Martins foi levado por populares para o Hospital Municipal de Paraipaba. Um dos tiros atingiu o coração e o parlamentar morreu ao receber atendimento na unidade de saúde.

A Polícia não informou se o agressor e a vítima discutiram ou se havia alguma desavença entre os dois. Equipes da PM de Paraipaba, Paracuru e da Força Tática de Apoio (FTA) de Trairi realizaram buscas para prender o acusado do crime. O delegado Marcos Aurélio, da Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17), iniciou as investigações sobre o homicídio. Até o fechamento desta edição, ninguém havia sido preso.

Antecedentes

A reportagem apurou que em março do ano passado, Walter Martins foi preso após denúncia que ele fazia uso de bens públicos em sua propriedade privada. O vereador foi indiciado pelo crime de peculato.

Diário do Nordeste

Motociclista morre após sobrar em curva e cair na CE-123 em Quixeré


Um homem morreu em um acidente de moto após sobrar em uma curva e cair, neste domingo (31), na cidade de Quixeré.

A vítima, Daniel Dones Batista Costa, 23 anos, natural de Limoeiro do Norte/CE, na manhã deste domingo, por volta das 06h30, trafegava na moto Honda/ML 125, ano 1988 de cor azul, pela CE-123, que liga a cidade de Quixeré ao Distrito de Tomé, quando veio a cair da moto, depois que passou direto em uma curva, entrando em óbito no local.

Ao tomarem conhecimento, policiais militares fizeram o isolamento do local do acidente, e entraram em contato com a PRE, que compareceu ao local até a chegada da perícia forense.

Com Informações do 1ºBPM

Moto NXR150 BROS é tomada de assalto na localidade do Bom Sucesso em Russas


Uma mulher teve sua moto tomada de assalto neste domingo (31), na localidade de Bom Sucesso, zona rural de Russas.

A vítima, de 26 anos, natural de Quixeré, informou que trafegava de moto na localidade do Bom Sucesso quando por volta das 07h35, dois meliantes magros, ambos de capacete, em uma motocicleta HONDA FAN de cor preta, armados de revólver, à abordaram e tomaram de assalto sua moto HONDA/NXR150 BROS ES de cor preta, ano 2014, e placa OST-3308, juntamente com o seu celular, e fugiram logo em seguida.

De imediato a PM saiu realizando rondas nas proximidades da localidade. A vítima ainda informou que um dos indivíduos seguiu para o centro da cidade em uma moto, enquanto o outro atravessou a pista e seguiu para o Poço Redondo na outra moto. As viaturas estão em diligencias para recuperar o veículo que fora tomado de assalto.

Com Informações do 1ºBPM

Caminhonete furtada em Limoeiro é achada abandonada em Russas


Uma caminhonete com queixa de furto foi encontrada abandonada na proximidade das Placas, BR-116 em Russas.

Na manhã deste domingo (31), por volta das 06h00, foi encontrada abandonada próximo ao estande de tiros de Russas, uma caminhonete FORD/F250 XL de placa: HPF-6530, ano: 2000 e de cor: BRANCA, com queixa de furto na cidade de Limoeiro do Norte por volta das 02h00 da manhã do mesmo domingo, na Rua Pedro Batista de Oliveira, bairro Antonio Holanda. 

Os policiais notaram que o veículo já não apresentava os equipamentos da aparelhagem de som, como alto falantes e seus componentes. Logo em seguida o proprietário foi informado da recuperação do veículo.