-->

sábado, 23 de julho de 2016

Russano é assassinado a tiros durante vaquejada na cidade de Jaguaruana


Um homem foi assassinado a tiros na noite deste sábado (23), uma vaquejada no Parque barrinha em Jaguaruana. A vítima é um ceramista russano, popularmente conhecido por "Junior do Té". 

Segundo informações de pessoas que se encontravam no local, ele curtia a vaquejada na companhia de amigos quando uma pessoa não identificada chegou por trás e efetuou um disparo, logo em seguida vários disparos foram efetuados no rosto do mesmo, que veio a óbito de imediato. O responsável pelo crime fugiu tomando rumo ignorado.

Daqui a pouco mais informações, aguarde.

Após Vale do Jaguaribe, BPRaio chega ao Sertão Central neste sábado (23)

Essa é a quarta região a receber o batalhão no Interior. No último sábado (16), o BPRaio passou a ter sede em Russas

A região do Sertão Central passa a contar, a partir deste sábado (23), com o Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), do Governo do Estado do Ceará. A solenidade de inauguração acontece hoje, em Quixadá, sendo presidida pelo governador Camilo Santana.

Ao todo, serão 52 policiais, trabalhando em 24 motocicletas e duas viaturas, com policiamento em todos os municípios compreendidos na Área Integrada de Segurança 15 (Sertão Central): Senador Pompeu, Pedra Branca, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro, Solonópole, Ibicuitinga, Morada Nova, Quixadá, Choró, Ibaretama, Banabuiu, Quixeramobim e Jaguaretama. A sede do BPRaio será em Quixadá.

Essa é a quarta região a receber o batalhão no Interior. No último sábado (16), o BPRaio passou a ter sede em Russas, no Vale do Jaguaribe. Juazeiro do Norte e Sobral também possuem equipes.

Diário do Nordeste

Funcionário erra manobra, e carro derruba muro em Fortaleza


Um funcionário de uma empresa de estacionamento e lava a jato na Avenida Dom Manuel, no Centro, em Fortaleza, atingiu e derrubou o muro do local com o carro de um cliente. Segundo testemunhas, o veículo é automático e o manobrista se confundiu com as marchas. O incidente aconteceu por volta de 8h30 desta sexta-feira (22). O funcionário não se feriu.

Uma comerciante do entorno explicou que o funcionário manobrava o carro na rampa de lavagem mas não conseguiu controlar o veículo.


O carro atingiu o muro e caiu "de bico" e ficou "em pé" na calçada da avenida. O cliente de uma pousada próxima disse que, com o impacto, sentiu o chão tremer. Nenhum pedestre foi atingido.

G1/CE

Afastamento de prefeito de Nova Olinda-CE é suspenso pelo STF


O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar determinando  suspensão do afastamento do prefeito de Nova Olinda, prefeito Francisco Ronaldo Sampaio  (PDT). O gestor havia sido afastado do cargo por decreto legislativo da Câmara Municipal.

O prefeito teve o mandato cassado durante a sessão do do dia 20 de junho da  Câmara Municipal de Nova Olinda. Ronaldo Sampaio já havia sido afastado do cargo por decisão judicial em 10 de maio por um prazo de 120 dias. O prefeito recorreu da decisão, e em 17 de junho, conseguiu retornar ao cargo  por decisão monocrática da presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-CE), desembargadora Iracema do Vale..

Segundo o ministro, o ato violou Súmula Vinculante que estabelece que a definição dos crimes de responsabilidade e o estabelecimento das respectivas normas de processo e julgamento são da competência legislativa privativa da União. Isso porque o decreto legislativo que suspendeu o mandato do prefeito foi baseado exclusivamente em atos normativos de origem estadual e municipal.

“De outra banda, a prematura modificação da chefia do Poder Executivo antes mesmo da instalação da comissão processante por si só caracteriza a possibilidade de ocorrência dano irreparável consistente da desestabilização e solução de continuidade na gestão da administração municipal”, apontou.

O ministro relator ressaltou ainda que o objeto da reclamação é somente o específico ato da Câmara Municipal de Nova Olinda em processo jurídico-político da cassação do mandado do prefeito,  frisou que “não se está a realizar qualquer juízo de valor sobre o mérito das imputações em julgamento, o que não seria adequado ou salutar”.

Defesa

Na Reclamação, ajuizada no STF, o prefeito alega que seu afastamento temporário se fundou apenas em dispositivos da Lei Orgânica de Nova Olinda e da Lei 12.550/1995, do Ceará. Por isso, a seu ver, a decisão afrontou a Súmula Vinculante 46, a qual estabelece que a definição dos crimes de responsabilidade e, especialmente, o estabelecimento das respectivas normas de processo e julgamento são de competência legislativa privativa da União.

Ainda segundo Francisco Sampaio, o Decreto-Lei que cuida do processo de cassação de prefeito pela Câmara de Vereadores, não traz a possibilidade de afastamento temporário do chefe do Executivo. Assim, somente poderia ter o seu mandato cassado após todo o procedimento realizado, inclusive, respeitando a ampla defesa e contraditório, com produção de provas e alegações finais.

Denúncia

De acordo com Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), o prefeito cassado contratou um  funcionário "fantasma". Além do prefeito, outras quatro pessoas são investigadas pela prática de improbidade administrativa


A denúncia sobre a contratação de funcionários fantasmas foi feita pela ex-servidora do município Wildiane Bezerra. "Eu procurava nas folhas de pagamentos e ela [Viviane Chaves] não constava. Mas no portal da transparência já constava", afirmou.

G1/CE

Caixa d'água desaba e fere duas pessoas em Marco-CE


Uma caixa d'água caiu de uma altura de 20 metros e feriu duas pessoas na cidade de marco, a 223 quilômetros de Fortaleza, nesta sexta-feira (22).

O acidente ocorreu no distrito de Varjota por volta das 2h30min da madrugada. Segundo testemunhas, a estrutura foi construída recentemente e cedeu ao receber água.

Os feridos foram encaminhados para a Santa Casa de Sobral. Manuel Parsifal Cândido, teve duas costelas quebradas e Maria da Consolação Araújo está com traumatismo craniano e vai passar por cirurgia.

G1/CE

Jaguaruana: Dois homens são presos após quadrilha armada invadir fazenda, fazer vigia refém, e fugir com bens pessoais


A Policia Militar tomou ciência de que uma fazenda havia sido invadida, por uma quadrilha armada na noite desta sexta (22), por volta das 23h00min, na cidade de Jaguaruana, e que uma pessoa teria sido feita refém. Travava-se do vigia da fazenda, um homem de 27 anos, que informou ter sido amarrado durante a ação da quadrilha, e ameaçado de morte caso não entregasse umas supostas armas que havia propriedade. Na ação os meliantes levaram 01 botijão de gás, uma extensão, um aparelho celular de marca Samsung, um relógio de pulso, além de dinheiro e documentos pessoais da vítima. Em seguida fugiram sentido para Aracati em um Fiat Strada, cor branca, ano 2007/2007, de placa HXD-7603/Palhano-CE

A PM seguiu em diligencias, e nas proximidades do lixão município de Aracati houve uma intensa perseguição até que os elementos resolveram abandonar o veículo e entrar nos matos, porém dois dos 4 homens foram capturados e reconhecidos pela vítima, sendo o primeiro identificado por DANILO GOMES SANTOS DA SILVA, 27 anos, natural de Aracati-CE; e o segundo por MARCIO DE OLIVEIRA MOURA, 29 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE. Ambos foram conduzidos para a Delegacia de Policia Civil de Jaguaruana-CE, e posteriormente conduzidos para a Delegacia de Policia Civil de Russas para a realização dos procedimentos cabíveis. 

Foi informado ainda que após a prisão dos dois, os mesmos entregaram uma moto HONDA/NXR 150 BROS ESD, de cor preta e de placa OCK-3069, Aracati-CE, que havia sido utilizada também para a pratica do crime e que dos objetos roubados apenas os documentos pessoais foram recuperados.

Com Informações do 1ºBPM

Moto 150 FAN tomada de assalto é recuperada pela PM em Russas


Nesta sexta-feira, dia 22,, por volta das 11h00min, na Várzea do Sapateiro, zona rural de Russas-CE, uma ligação anônima para o 190, informava que havia uma motocicleta abandonada na localidade. 

Os PM's do BP RAIO se deslocaram até o local informado, e encontraram a motocicleta HONDA/CG 150 FAN ESI, cor preta, ano 2009/2010, Placa NVC-0722, a mesma foi tomada de roubo na última quarta (20), por volta das 20h40min, na localidade de Ingá, próximo ao Sitio do Zé Almir, zona rural de Russas-CE, sendo entregue da DRPC local, para que sejam tomada as medidas cabíveis.

Com Informações do 1ºBPM

Tribunal de Justiça do Ceará devolve ao deputado Adail Carneiro controle do PP


A desembargadora Vera Correa, do tribunal de Justiça do Ceara (TJCE), decidiu no final da tarde de sexta-feira (22) devolver o controle do Partido Progressista(PP) ao deputado federal Adail Carneiro. A decisão é duro golpe na reeleição do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Adail Carneiro reassume o comando do PP cearense e já nesta segunda deve promover uma intervenção em todos os 184 municípios do Estado. A medida visa a eliminar toda a influência no partido do presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque e do ex-governador Cid Gomes.

A ascensão de Adail Carneiro afetará diretamente a reeleição do prefeito de Massapê, Antônio José, que não deverá ter legenda para concorrer a um novo mandato. Barrará a candidatura do deputado Zé Ailton Brasil à Prefeitura do Crato e levará o PP a trocar de palanque em Fortaleza: abandona Roberto Cláudio (PDT) e passa a apoiar Capitão Vagner (PR).

Intervenção nacional

Adail foi alçado ao cargo por intervenção do presidente nacional da sigla, Ciro Nogueira, após a votação do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) na Câmara dos Deputados, em abril. Porém ação junto ao TJCE acabou reconduzindo Zé Linhares ao comando, em maio.

Maurício Moreira