-->

sábado, 7 de maio de 2016

‘Muito orgulho’, diz ex-seringueira que formou 11 filhos no Acre

Marlene Maciel (no centro) abandonou vida no seringal para que filhos pudessem estudar (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)

Quando os filhos da ex-seringueira Marlene da Costa Maciel, de 59 anos, começaram a crescer, ela e o marido não titubearam. Abandonaram a vida no Seringal Extrema, no Rio Moa, interior do Acre e se mudaram para uma propriedade rural no Ramal Macaxeiral, na zona rural do município de Cruzeiro do Sul. O objetivo do casal era permitir que os filhos pudessem estudar e ter melhores oportunidades.

Embora o marido dela, morto em dezembro de 2015, não tenha vivido o bastante para ver todos formados, o plano deu certo. Dos 14 filhos ainda vivos do casal, nove homens e cinco mulheres, apenas um não ingressou em um curso de ensino superior. Onze deles possuem formação acadêmica e outros dois estão concluindo suas faculdades.

As áreas de formação que os “meninos e meninas” de dona Marlene escolheram são diversas. Tem assistência social, letras, educação física, enfermagem, ciências contábeis, biologia, engenharia florestal, pedagogia e até medicina. Ela conta que o caminho para chegar lá, contudo, foi cheio de dificuldades.


“Meu marido dizia que ou colocava todos na escola ou não colocava nenhum. Plantamos muita roça para fazer farinha. Quem estudava de manhã trabalhava à tarde e quem estudava à tarde trabalhava pela manhã. Quem estudava à tarde saía de casa às 10h30 e só chegava às 20h”, lembra a mulher, hoje aposentada.

União fez com que parte dos filhos da aposentada escolhessem carreiras similares (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)

União


Além do esforço dos pais, outro fator é apontado pela família como responsável pelo sucesso acadêmico. A união entre os irmãos, que segundo eles, é fruto das adversidades que enfrentaram.

“Hoje a gente vê com risos, mas na época era muito sofrido. Imagino quanto minha mãe sofreu. Como não havia vestimenta para todos, quem estudava à tarde esperava os irmãos chegarem da escola para pegar a roupa e o calçado. Muitas vezes nossa mãe fazia farofa com um ovo para sete comerem. A gente nem via o amarelo da gema do ovo”, lembra o escrivão da Polícia Civil de Cruzeiro do Sul, Geovane Maciel, de 33 anos.

O laço entre os irmãos acabou se mantendo também na vida profissional de parte deles. Sete trabalham em órgãos da Segurança Pública do Estado.

"Eles sempre foram unidos. Primeiro trabalharam quatro nos Correios. Depois começaram a fazer concursos e foram passando. Hoje tenho quatro na Polícia Civil, dois no Iapen [Instituto de Administração Penitenciária] e uma no Corpo de Bombeiros. Sinto muita emoção. Isso é providência divina em nossas vidas, sinto muito orgulho dos filhos que tenho”, diz Marlene emocionada.

Perguntada se tem algum receio por causa da profissão dos sete filhos, a ex-seringueira nega. "Não tenho nenhum medo devido à profissão deles. Acho normal como qualquer outra. A gente tem que confiar em Deus e seguir a vida", argumenta.

Filho mais velho da ex-seringueira, o agente penitenciário Jerry Maciel de Souza, de 37 anos, é categórico ao dizer que o sucesso da família se deve à força da mãe.


“Temos muito orgulho de nossa mãe. Todos têm faculdade e a maioria tem bons empregos. Isso foi graças a Deus, nosso esforço, e, principalmente, o zelo de nossa mãe que sempre nos estimulou a buscar na escola nosso futuro. Nossa mãe é uma guerreira e vamos sempre estar ao lado dela", finaliza.

Marlene Maciel (no centro) com os 14 filhos na missa de sétimo dia do marido, morto em dezembro de 2015 (Foto: Arquivo pessoal)

Do G1

Jovem é presa com 11 kg de maconha "gourmet" no aeroporto de Fortaleza

A droga estava distribuída em mais de 40 tabletes prensados, tais como chocolates

Uma jovem de 21 anos, que portava 11 quilos de maconha na bagagem, foi presa pela Polícia Federal quando tentava desembarcar no Aeroporto Internacional Pinto Martins, na noite desta sexta-feira, 6.

A maconha gourmet é assim  chamada por ser mais forte do
que a variedade mais comum da droga
De acordo com a Polícia, a jovem é natural de São Paulo e chegou a Fortaleza em um voo proveniente de Barcelona/Espanha, com escala em Lisboa/Portugal.

A prisão, em flagrante, ocorreu durante uma fiscalização de rotina, por meio de um aparelho de raio-X. Após análise do material suspeito, policiais conduziram a mulher à delegacia para a vistoria da bagagem. 

A Polícia constatou que no fundo falso da mala estavam escondidos 11 Kg da maconha "gourmet", assim chamada por ser mais forte do que a variedade mais comum da droga. Os 11kg da maconha estavan distribuídos em mais de 40 tabletes prensados, como chocolates.


A jovem declarou ter sido contrata na Espanha por um homem que falava Português e responderá por tráfico internacional de drogas na Justiça Federal do Ceará.

O Povo Online

Integração do São Francisco está em fase final com 86,3% das obras concluídas


De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o empreendimento que tem transformado a paisagem do sertão brasileiro e levará água a mais de 12 milhões de pessoas em quatro estados – Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte – está cada vez mais próximo de ser concluído. Em abril, o Projeto de Integração do Rio São Francisco alcançou o índice de 86,3% de avanço físico nos dois eixos de obras. Nesta sexta-feira (6), em Cabrobó, a presidenta Dilma Rousseff visitou uma das maiores estruturas do projeto: a segunda estação de bombeamento (EBI-2) do Eixo Norte.

Acompanhada dos ministros Josélio Moura, da Integração Nacional, e Maurício Muniz, da Secretaria de Portos, Dilma Rousseff sobrevoou trechos da maior obra de infraestrutura hídrica do país. “Esta é uma obra que há muito tempo estava proposta para o Brasil, desde a época de Dom Pedro II. Nós escolhemos fazer a Integração do São Francisco porque trazer água para essa região do Nordeste era uma das exigências para garantir condições dignas de vida à população”, afirmou a presidenta, ao destacar o esforço de milhares de trabalhadores da obra e dos governos de estados que serão beneficiados pelo projeto. Os governadores do Ceará, Camilo Santana, e da Paraíba, Ricardo Coutinho, participaram do ato, além de parlamentares e outras autoridades locais.

Prioridade do governo federal, o Projeto São Francisco não sofreu contingenciamento de recursos e, nos dois últimos anos, registrou o maior desembolso financeiro desde o início das obras. Foram investidos R$ 1,8 bilhão em 2015 e R$ 1,4 bilhão em 2014. No mesmo período, a média de trabalhadores contratados girou em torno de 10 mil profissionais, indicador que reforça outra característica do projeto, de fomentar o desenvolvimento econômico na região.

O aporte de recursos nos últimos anos e o ritmo de trabalho impresso ao longo dos 477 quilômetros por onde passa o projeto permitem ao governo manter o calendário de conclusão previsto para dezembro deste ano. Mesmo antes disso, populações já serão abastecidas pela água do rio São Francisco em estados como Pernambuco, Ceará e Paraíba.

São 325 quilômetros de canais, dos quais 265 já estão concluídos – 139 quilômetros no Eixo Leste e outros 126 no Eixo Norte. Do total de 27 reservatórios do projeto, 15 foram concluídos e oito estão em fase final com mais de 95% de execução, também aptos para receber as águas do São Francisco. Outros quatro reservatórios seguem em plena atividade de construção. Onze aquedutos, do total de 13, já foram totalmente concluídos; os outros dois estão em fase de conclusão, com índice de execução entre 70% e 95%. Dos 23 quilômetros de túneis, quase 22 km estão prontos. Um dos túneis, o Cuncas 1, é considerado o maior da América Latina para transporte de água.

A segunda estação de bombeamento (EBI-2) do Eixo Norte, em Cabrobó, encontra-se em fase de testes. Outras três estações de bombeamento foram entregues pelo governo entre 2014 e 2015: as duas primeiras do Eixo Leste (EBV-1 e 2), em Floresta, e a primeira estação do Eixo Norte (EBI-1), no município de Cabrobó. Das demais estações, entre o total de nove do projeto, duas estão em estágio avançado de montagem dos equipamentos e as outras três seguem em ritmo intenso de construção. A água do rio São Francisco já percorre 79,9 quilômetros nos dois eixos.

O curso da água

O cronograma de execução das obras do Projeto São Francisco prioriza uma sequência construtiva do curso das águas, ou seja, das captações em direção aos estados que serão beneficiados pelo projeto. No Eixo Norte, a água do rio captada pelo canal de aproximação segue até a primeira estação de bombeamento (EBI-1) e é elevada a 36 metros de altura para seguir, por gravidade, até a segunda estação, num percurso de 49,6 quilômetros. Nesse trajeto, a água passa por dois reservatórios (Tucutú e Terra Nova) e quatro aquedutos (Logradouro, Saco da Serra, Mari e Terra Nova), estruturas todas concluídas.

Na EBI-2, em Cabrobó, a água será elevada a uma altura superior a 58 metros e avançará por mais 28,5 quilômetros até a terceira e última estação elevatória do Eixo Norte, a EBI-3, em Salgueiro, completando 80 quilômetros. No percurso, a água do São Francisco passará por dois reservatórios (Serra do Livramento e Mangueira) e um aqueduto (Salgueiro). A EBI-3 bombeará a água por mais 93 metros de altura para seguir, também por gravidade, por quase 180 quilômetros do Eixo Norte e, assim, beneficiar os estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

No Eixo Leste, a água captada pelo canal de aproximação no lago de Itaparica, em Floresta, é elevada a uma altura de 61 metros na primeira estação de bombeamento (EBV-1), de onde segue até a segunda estação (EBV-2). As duas estruturas estão em pleno funcionamento. Antes de chegar à terceira estação (EBV-3), com 80% das obras concluídas, a água passará pelos reservatórios Braúnas e Mandantes, num trajeto de 32,4 quilômetros.

A EBV-3 vai bombear a água do rio por mais 63 metros de altura até chegar à quarta estação (EBV-4), depois de passar por três reservatórios já concluídos e um aqueduto em construção com 95% de avanço. A quarta estação eleva a água a mais 59 metros antes de percorrer 67,2 quilômetros até a quinta estação (EBV-5). Nesse trajeto, seis estruturas compõem o empreendimento, das quais três já estão prontas e as demais em execução – uma delas com avanço de 98% dos trabalhos.

Na quinta estação de bombeamento (EBV-5) a água do São Francisco será elevada em mais 41 metros para chegar à sexta e última estação (EBV-6) do Eixo Leste, totalizando cerca de 170 quilômetros. A EBV-6 vai bombear a água do rio em mais 63 metros de altura de onde ela escoará por canais, reservatórios e um túnel até o açude Poções, na Paraíba, completando os 217 km do eixo. De lá, a água beneficiará os estados de Pernambuco e Paraíba.

Abastecimento de residências

Além dos moradores que residem em áreas urbanas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, o projeto beneficiará 78 mil habitantes de 294 comunidades rurais próximas aos canais. São elas: 12 comunidades quilombolas, 23 indígenas e nove assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

As comunidades rurais serão atendidas por meio de sistemas de distribuição de água, obras de responsabilidade dos governos dos estados, com apoio financeiro do governo federal no montante de R$ 285 milhões.

O Ministério da Integração Nacional (MI) forneceu aos estados os projetos executivos dessas obras. Os Termos de Compromisso foram assinados com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, e com os governos dos estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará.

Vida em comunidade

Nas ações socioambientais, o Projeto São Francisco também chega à fase final. Das 18 Vilas Produtivas Rurais (VPRs) construídas para o reassentamento de moradores que viviam na área de implantação das estruturas, 16 já estão habitadas por 623 famílias nos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba. A inciativa do governo federal contempla um total de 848 famílias, com investimentos de R$ 207,53 milhões. Outras duas vilas deverão ser entregues ainda este semestre, no Ceará.

As VPRs são constituídas por um setor residencial e um setor produtivo. Dispõem de redes de água, esgoto e energia elétrica, posto de saúde, escola, estrutura de lazer – praça e campo de futebol – e áreas destinadas ao comércio e à construção de espaços religiosos. O setor produtivo tem, no mínimo, cinco hectares por família, sendo 1 ha destinado à irrigação.

Diário do Nordeste

JUSTIÇA: Sai Adail, volta Padre Zé Linhares ao comando do PP


A desembargadora Vera Lúcia Correia Lima, na última sexta-feira, decidiu devolver o comando do Partido Progressista (PP) no Ceará ao Padre Zé Linhares e aos demais dirigentes que haviam sido afastados, segundo um comunicado da direção nacional da agremiação ao Tribunal Regional Eleitoral, indicando o deputado federal Adail Carneiro como presidente estadual da sigla.

Insatisfeitos, filiados ao PP tão logo tomaram conhecimento da decisão da direção nacional ingressaram na Justiça com uma ação contestando a decisão, em razão de o partido funcionar no Estado com diretório e não com comissão provisória, que não necessitaria de uma providência mais significativa para ser destituída.

O juiz para quem a ação foi distribuída não concedeu a liminar requerida e pediu informações ao partido sobre o ato. Inconformados, os representantes do PP recorreram para o Tribunal de Justiça e o processo foi para a desembargadora Vera Lúcia. Não há mais detalhes sobre o trâmite da ação, nem sobre o inteiro teor da decisão da desembargadora, mas os filiados do PP contrários à indicação de Adail já estavam comemorando desde o início da tarde da sexta-feira.

O vice-presidente do partido que havia sido afastado, Antônio José, que é prefeito do município de Massapê, antes de saber da decisão da desembargadora, mostrava-se confiante e disse ao Diário do Nordeste que o diretório estadual, renovado recentemente para a entrada de novos filiados, inclusive alguns deputados estaduais e o próprio deputado federal Adail Carneiro, estava assegurado a eles até maio de 2017.

"O diretório está válido e confiamos plenamente na Justiça, porque não há embasamento favorável para a destituição. Pelo contrário,
fizemos foi ampliar o partido no Ceará".

Diário do Nordeste

PMB e PSD realizam encontro em Limoeiro do Norte

O deputado Federal Domingos Neto, recepcionou  políticos de Russas durante encontro em Limoeiro do Norte
Na foto: Adriana Ribeiro(PMB), Raimundo Cordeiro(PSD), Domingos Neto(PSD) e Flávio Matoso(PSD) 
O Partido Social Democrático (PSD) e o Partido da Mulher Brasileira (PMB), que no Ceará formam um bloco partidário, dentro da programação deste final de semana  da nova rodada de encontros regionais nos municípios passou por Tejuçuoca, na quinta-feira(05) e na sexta-feira(06) foi a vez de Limoeiro do Norte receber deputados estaduais, vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, lideranças comunitárias e políticas de vários municípios da região do Vale do Jaguaribe.

Durante o encontro intitulado " É hora de união" o ex-prefeito João Dilmar(PSD) disse que o partido estará na disputa deste ano o que deverá acontecer com a sua participação como vice, em uma chapa que deverá ser encabeçada  pelo desembargador José Maria Lucena(PMDB).

Domingos Neto(PSD) destacou o atual momento do país, dizendo que o povo deve escolher melhor seus representantes e que o PSD estava apresentando bons nomes para realizar as mudanças que o país precisa a partir dos municípios.

Se colocou a disposição não só durante a campanha, mas colocou seu mandato a serviço do povo de Limoeiro e região, para lutar pelos projetos de desenvolvimento em todas as áreas que lhe forem enviadas as demandas.

Ao finalizar, justificou a ausência de sua mãe, a prefeita de Tauá, Patricia Aguiar, presidenta estadual do PMB, que estava em Brasilia participando de encontro da sigla, chegando a gravar um vídeo ainda no evento a ser enviado para ela.

O ex-prefeito  Raimundo Cordeiro(PSD) esteve presente e fez parte da composição da mesa, lhe acompanhavam ainda, os vereadores Nathizael Gonçalves e Flávio Matoso, ambos do PSD e Adriana Ribeiro, presidenta do PMB em Russas.

falecomricardotorres.blogspot.com.br

Vacinação contra febre aftosa segue até 31 de maio no Ceará


A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), iniciou no último dia 02 a campanha de vacinação contra a febre aftosa. O prazo para registro de vacinação termina no dia 31 de maio. Será cobrada uma multa de R$ 18,47 por animal, para aqueles criadores que não registrarem e confirmarem a vacinação. Para registrar a vacinação é preciso ir até os escritórios da Adagri, Ematerce ou Secretarias de Agricultura dos municípios, levando a nota da compra da vacina e a relação dos animais vacinados por faixa e sexo.

Para o coordenador estadual da vacinação, Joaquim Sampaio, a expectativa é que a imunização ultrapasse 95%. As vacinas estão disponíveis nas revendas de produtos veterinários. Após a imunização, os criadores devem declarar em um dos escritórios da Adagri ou Ematerce.

O Governo do Estado também está em parceria com as secretarias de agricultura dos municípios para que seja feita a declaração. O produtor que não vacinar e não declarar vai ficar impedido de tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), que garante o deslocamento do animal para outras localidades.

O presidente da Adagri, Augusto Júnior, ressalta a importância da vacina. “Quando o produtor vacina, o rebanho fica sadio. Quem não vacinar terá que pagar multa, será autuado e até a situação se regularizar a propriedade ficará interditada, sendo proibido o trânsito de animais. É um transtorno grande, por isso pedimos o apoio dos produtores que não deixem de vacinar e declarar a vacinação”, reforçou o presidente.

O Estado do Ceará é reconhecido internacionalmente, desde 2014, como área livre de febre aftosa com vacinação, o que amplia a possibilidade de negócios com outros estados e países.

Sobre a Febre Aftosa

A Febre Aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa que atinge a todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, bubalinos, suínos, ovinos e caprinos e, devido seu grande poder de difusão, pode interferir no comércio estadual, interestadual ou internacional de animais, seus produtos e subprodutos e causar prejuízos à economia do Estado.

Lindomar Rodrigues

Municípios cearenses descumprem leis e não divulgam informações


Mais de quatro anos após a sanção da Lei de Acesso à Informação, que detalha obrigações dos órgãos públicos quanto à transparência de dados, muitas prefeituras ainda não conseguem cumprir as determinações da legislação. Levantamento feito pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) revela que pelo menos seis prefeituras do Ceará estão com nota zero no quesito divulgação de informações. Outras cidades de médio porte, como Sobral e Caucaia, estão pontuando abaixo de sete.

As prefeituras de Assaré, Forquilha, Icapuí, Itapiúna, Poranga e Santana no Acaraú zeraram na avaliação do TCM, que considera aspectos como instrumentos de transparência na gestão fiscal, detalhamento das despesas e das receitas e procedimentos licitatórios. A gestão municipal de Sobral alcançou nota 6,6 de 10 no quesito transparência e Caucaia está com avaliação 6,4. A Prefeitura Municipal de Fortaleza lidera o ranking, com pontuação 8,9, seguida por Porteiras, com mesma nota, Pires Ferreira, Potengi, Santa Quitéria, as três com 8,7 na transparência.

A Lei de Acesso à Informação foi aprovada posteriormente à Lei da Transparência, de 2009. Esta obriga municípios, estados e União a liberar "ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público". Na prática, a legislação se refere à criação dos portais da transparência.

Prazo

A Lei Complementar 131, de 2009, chegou a estabelecer prazos diferentes para que as gestões municipais atendessem às exigências. União, estados e cidades com mais de 100 mil habitantes tiveram um ano para se adequar. Em municípios com população superior a 100 mil pessoas e inferior a 50 mil, o prazo foi de dois anos, enquanto municípios com menos de 50 mil habitantes dispuseram de quatro anos para cumprir a lei.

O Diário do Nordeste acessou portais das prefeituras cuja transparência é apontada como deficiente. Além de não disponibilizarem informações precisas sobre execução orçamentária, esses endereços eletrônicos não informam corretamente nem mesmo dados básicos, como telefones das secretarias. O portal da Prefeitura de Poranga está fora do ar, em manutenção. Alguns municípios, a exemplo de Assaré, não têm nem sequer um portal tradicional da transparência.

Na tarde de ontem, prefeituras de Sobral e Eusébio, esta com nota de 4,8, foram procuradas para comentar o ranking. A assessoria de comunicação da gestão de Sobral não retornou a ligação após o contato, enquanto a equipe da Prefeitura do Eusébio não conseguiu, até o início da noite, entrevista com agente da administração.

A Lei de Acesso à Informação, de número 12.527, sancionada em 2011, amplia o conceito de transparência e participação popular na medida em que inclui nas obrigações os demais órgãos públicos, além do Poder Executivo. O instrumento inova ao assegurar que "qualquer interessado poderá apresentar pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades referidos", exceto a informações sigilosas. A resposta deve ser fornecida em 20 dias.

Amplo acesso

De acordo com a Lei de Acesso, "cabe aos órgãos e entidades do poder público, observadas as normas e procedimentos específicos aplicáveis, assegurar gestão transparente da informação, propiciando amplo acesso a ela e sua divulgação; proteção da informação, garantindo-se sua disponibilidade, autenticidade e integridade; e proteção da informação sigilosa e pessoal, observada a sua disponibilidade, autenticidade, integridade e eventual restrição de acesso".

Além de divulgar detalhes da execução orçamentária, como receitas e despesas, repartições públicas, conforme a Lei 12.527, sancionada em 2011, devem divulgar, nos portais da transparência, informações básicas, como endereços, telefones, horário de atendimento ao público e estrutura organizacional. No entanto, especialmente nas prefeituras dos municípios menores, essas exigências são amplamente descumpridas.

Diário do Nordeste

Publicado decreto que autoriza reajuste de 9% no Bolsa Família


O decreto que autoriza o reajuste de 9% no benefício pago pelo Programa Bolsa Família e altera os valores referenciais para a caracterização de situação de pobreza ou extrema pobreza foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (6). O aumento foi anunciado pela presidenta Dilma Rousseff no último domingo (1º), Dia do Trabalho.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com a correção autorizada pela presidência da República, o benefício médio pago a 13,8 milhões famílias cadastradas no Programa Bolsa Família pode alcançar R$ 176 mensais. Os valores começarão a ser repassados em junho.

O decreto autoriza ainda reajuste de 6,5% no valor referencial da linha de extrema pobreza do País, que passa de R$ 77 para R$ 82. A linha da extrema pobreza, segundo a pasta, foi instituída no Plano Brasil sem Miséria e garante a complementação da diferença entre esse valor e a renda declarada pela família.

O mesmo percentual foi aplicado ao valor referencial da linha da pobreza, que estabelece o limite de renda de acesso ao benefício do Bolsa Família. Com isso, podem ter acesso ao benefício famílias com renda de até R$ 164 mensais por pessoa.

Lindomar Rodrigues

Policial militar e suspeito morrem em troca de tiros, em Sobral

O Soldado Anderson revidou os disparos do
bandidos  e atingiu um deles  no
abdômen (Foto: reprodução)
Um soldado da Polícia Militar de Sobral, identificado como Antonio Anderson do Nascimento, de 25 anos, morreu na madrugada deste sábado (7), no bairro Sinhá Saboia. Ele foi atingido por tiros quando tentou impedir a morte de um casal.

Por volta da meia-noite, dois indivíduos numa moto modelo Honda Bros abordaram um casal. Anderson estava à paisana no entorno do local e escutou os disparos. Ao tentar intervir na ação, trocou tiros com os suspeitos, sofreu ferimentos no braço e no ombro e não resistiu.

No tiroteio, um dos homens ainda não identificado foi atingido no abdômen e também morreu. O outro suspeito conseguiu fugir na motocicleta. Equipes da Polícia Militar encontraram o revólver calibre 38 dos indivíduos com várias cápsulas deflagradas, assim como a pistola do policial.

Algumas horas depois, um suspeito foi localizado com uma moto, também do modelo Bros. Ainda não há informações sobre a saúde do casal. A ocorrência vai ser investigada pela Polícia Civil de Sobral.

Diário do Nordeste

Polícia recaptura fugitivo da Cadeia Pública de Jaguaruana


Nesta sexta-feira, dia 06, por volta das 15h00min, na Avenida Simão de Góes s/nº, bairro Centro, em Jaguaruana-CE, foi recapturado o fugitivo JOSÉ ROBERTO SANTIAGO DE MORAIS, de 23 anos, natural de Jaguaruana-CE. O mesmo responde aos artigos 155 do CPB. E havia fugido na última quinta-feira junto a outros 5 presos. Os PM recapturaram o fugitivo e conduziram a Unidade Policial de Jaguaruana para os procedimentos cabíveis.

Com Informações do 1ºBPM

Posto de Saúde é arrombado e furtado em Quixeré

Nesta sexta-feira, dia 06, por volta das 07h30min, através de uma ligação via 190 informaram que havia ocorrido um arrombamento ao posto de saúde do Tomé, zona rural de Quixeré, Uma funcionária do local informou que ao chegar no posto de saúde, verificou que a janela estava com a fechadura quebrada e que haviam sumido 09(nove) centrais de ar-condicionado completas, centrais estas da marca Mídea. A PM se deslocou até o local do ocorrido fato, fazendo diligências na busca pelos possíveis criminosos, e até o presente momento não foram localizados.

Com Informações do 1ºBPM

Homem de 46 anos é assassinado a tiros em São João do Jaguaribe


Nesta sexta-feira, dia 06, por volta das 21h30min, compareceu ao Destacamento Policial Militar de São João do Jaguaribe-CE, um homem de 46 anos informando que havia um corpo caído ao solo e uma moto ao lado em uma estrada no Sítio Raposo, que, possivelmente, seria seu irmão. A PM foi até ao local e constatou a veracidade do fato. Tratava-se de Raimundo José Lima Lopes, de 46 anos, natural de São João do Jaguaribe. No local foi encontrado uma motocicleta HONDA/CG FAN 2012 PRETA, de placa OIM-9855, estojos de munição cal .40 e cal 12. A PM fez o isolamento do local do crime até a chegada da Perícia Forense.

Com Informações do 1ºBPM

Homens armados invadem bar e roubam moto NXR BROS, vários pertences pessoais e dinheiro das vítimas Russas


Nesta sexta-feira, dia 06, por volta das 21h20min, na localidade de Sítio Pedro Ribeiro, zona rural de Russas-CE, ocorreu um roubo a um bar, o proprietário do estabelecimento foi surpreendido por 04 (quatro) indivíduos em duas motocicletas Honda Bros, armados de arma de fogo, os quais o renderam e roubaram uma quantia em dinheiro não informada. Mais duas pessoas que se encontravam no local, um homem de 30 anos, do qual roubaram uma quantia de R$ 60,00 (sessenta reais) em dinheiro. e uma mulher de 26 anos, da qual os indivíduos roubaram uma motocicleta Honda NXR 160 BROS, cor branca, cuja a vítima não lembrou a placa, em seguida os indivíduos fugiram em direção a localidade de Sitio Macambira, zona rural de Russas-CE. Os PM da F.T.A atenderam a ocorrência e estão em diligencias no intuito de localizar e prender os infratores, bem como, recuperar a motocicleta roubada. 

Com Informações do 1ºBPM

Por 15 votos a 5, comissão do Senado aprova abertura de impeachment


Por 15 votos a cinco, os senadores da comissão que analisa o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff aprovaram nesta sexta-feira (6) o parecer do relator Antonio Anastasia (PSDB-MG), que pede a abertura do processo.

Com a aprovação da comissão, o prazo é de 48 horas (sem contar o final de semana) para o parecer ser votado novamente, agora por todos os senadores no plenário do Senado. Assim, a votação deve acontecer na próxima quarta-feira (11). No plenário, é preciso o apoio da maioria simples (41 votos, se os 81 senadores estiverem presentes). O senador Raimundo Lira (PMDB-PB), presidente da comissão, não votou.

Anastasia afirmou que nesta fase o Senado discute apenas a admissibilidade do processo, ou seja, se há elementos necessários para a abertura do processo contra a presidente. "Estamos tratando só da admissibilidade, e ela se limita a termos ou não a presença da justa causa. Ontem eu falava a justa causa é a existência plausível de elementos típicos dos fatos narrados", disse o relator, que ainda afirmou estar com a "consciência tranquila".

Reunião começa com bate-boca e suspensão

A reunião começou por volta das 10h30 da manhã. Assim que o presidente da comissão, Raimundo Lira (PMDB-PB), deu início aos trabalhos, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) pediu a palavra para reclamar de uma postagem nas redes sociais do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que seria contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e teria informações mentirosas, segundo Lima.

Lindbergh reafirmou a postagem, dizendo que falava sobre a retirada de direitos dos trabalhadores em um eventual governo Michel Temer. A afirmação gerou bate-boca entre os senadores. "O senhor está reiterando a infâmia", afirmou Aloysio Nunes (PSDB-SP). "Se sua assessoria fez isso, são cúmplices da infâmia". Nunes disse que Lindbergh iria responder no Conselho de Ética por isso.

Na sequência, após perceber que a campainha utilizada para pedir silêncio na sessão não soava tão alto quanto necessário, Raimundo Lira suspendeu a sessão por alguns minutos para que técnicos do Senado pudessem reparar o equipamento. "Vou suspender por 5 minutos enquanto troco essa campainha, que não está à altura desse momento histórico do Brasil", disse Lira.

Do G1

Greve dos professores da rede estadual do Ceará é suspensa pelo TJCE


O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará decidiu suspender a greve em curso realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Lotados nas Secretarias de Educação e Cultura do Estado do Ceará (Apeoc). O documento foi assinado pelo desembargador Durval Aires Filho, no fim da tarde desta sexta-feira (6).

O parecer demanda ainda a retomada das negociações até o próximo mês de junho, conforme já havia sido assinado em ata. Os professores devem voltar às atividades em até 72 horas, sob pena de multa de R$3 mil por dia de descumprimento. O reconhecimento da legalidade do movimento paredista só se daria no caso de fracasso das negociações entre o sindicato Apeoc e o Governo do Estado. 

Na noite desta sexta-feira, o sindicato Apeoc ainda desconhecia a determinação. 

Greve

Os professores da Rede Estadual de Ensino decretaram greve geral por tempo indeterminado no dia 20 de abril. Entre as pautas de reivindicação está o pagamento do Reajuste Geral do Servidores de 12,67%, respeitando a data-base de 1º de janeiro. 

Pedem ainda a convocação dos professores reclassificados do último concurso da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), realizado em 2013, assim como a efetivação dos direitos de estabilidade e progressão horizontal e vertical, ampliação definitiva de carga horária e a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

Blog do Lindomar Rodrigues

Camilo e Dilma visitam juntos estação da Transposição do Rio São Francisco

Camilo posa ao lado da presidente Dilma e do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), visitou com a presidente Dilma Rousseff (PT) e o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), a Estação de Bombeamento (EBI 2 eixo norte) da Transposição do Rio São Francisco, em Cabrobó (PE), nesta sexta-feira, 6. O encontro entre os petistas pode ser o último ocorrido na gestão Dilma, visto que a chefe do Poder Executivo Federal enfrenta processo de impeachment e corre o risco de ser destituída do mandato.

No Facebook, Camilo comentou sobre a visita à estação ao lado de Dilma. "Considero esta obra, que está 90% concluída, uma das mais importantes da história do nosso país e será fundamental para resolver o problema da seca no Nordeste. Essa obra é um sonho de mais de um século da população dos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, e que virará realidade em breve.", comentou o governador.

O comandante do Palácio da Abolição é aliado de Dilma e discursou contra o processo de impeachment contra ela, na Praça do Ferreira, ao lado do ex-presidente Lula, no início de abril. Desde o primeiro mandato do governo da petista, a presidente manteve boa relação com o Estado e cumpriu compromissos no Ceará, como a inauguração de um terminal no Porto do Pecém, em 2011, com o governador na época, Cid Gomes.

A última visita de Dilma ao Estado ocorreu em agosto passado, quando cumpriu agenda em três municípios cearenses: Fortaleza, Caucaia e Lavras da Mangabeira. Na ocasião, a presidente encerrou a passagem dela pelo Ceará com uma reunião no Palácio da Abolição, com Camilo e outros sete governadores, sobre o retorno da CPMF para financiar a área da saúde no País.

O POVO Online