-->

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Samarco, Vale e BHP aceitam acordo judicial para revitalizar Bacia do Rio Doce


O governo federal e os estados de Minas Gerais e Espírito Santo sinalizaram hoje (18) com a possibilidade de um acordo judicial com as empresas responsáveis pelos danos sociais, ambientais e econômicos provocados pelo rompimento da Barragem Fundão, em Mariana (MG), em novembro do ano passado.

De acordo com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, as empresas Samarco, Vale e BHP (controladoras da Samarco) pretendem cumprir a decisão judicial de recuperar a Bacia do Rio Doce mediante um acordo com a União e os governos dos dois estados. Após o rompimento da barragem da mineradora Samarco, os governos estaduais e federal entraram na Justiça com uma ação civil pública pedindo indenização de pelo menos R$ 20 bilhões pelos danos.

Segundo Izabella Teixeira, a Justiça concedeu uma liminar à União e aos estados determinando uma série de obrigações para as empresas. Hoje, elas apresentaram a proposta de acordo, mas não adiantaram o conteúdo. Nesta terça-feira (19), haverá uma reunião em Minas Gerais entre os representantes das partes para discutir o assunto.

Izabella Teixeira acrescentou que a Vale do Rio Doce, em nome das duas outras empresas, procurou o comitê [de revitalização da bacia] para informar que quer fazer o acordo na Justiça.

"Portanto, ela quer alocar os recursos necessários, quer ter transparência nas ações, quer efetivamente, junto com as demais empresas, recuperar a Bacia do Rio Doce. Não quer ficar eternamente em disputa judicial. De maneira objetiva, a procura foi sinalizar concretamente que querem buscar um acordo. Estamos aqui dizendo que vamos sentar com o juiz, com o Ministério Público e procurarmos consenso para o acordo", afirmou a ministra.

Conforme o Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams, o governo pretende ter uma definição sobre o assunto até o início de fevereiro. Para Adams, há a possibilidade de o acordo ser fechado.

"Entendemos que o acordo tem de ter um sistema de financiamento claro, objetivo, que garanta que as ações serão devidamente sustentadas economicamente no curso da execução, além de uma definição de ações que mostre claramente a realização do processo de recuperação naquilo que estabelecemos", concluiu.

MSN Brasil

Vistorias nas cadeias públicas de Quixeré e Limoeiro do Norte


Na manhã desta Segunda(18), por volta das 07h30min, os policiais militares realizaram uma revista na Cadeia Pública de Quixeré-CE, porém nada de ilícito foi encontrado.

Já no mesmo dia, por volta das 19h15min, foi realizada uma vistoria na Cadeia Pública de Limoeiro do Norte, precisamente na Cela 01, por haver  suspeita de um plano de fuga, na citada cela, e lá foram encontrados os seguintes objetos:

*01 celular da marca NOKIA, com um chip CLARO, IMEI 012401/00/098883/0
* 01 celular SAMSUNG, com chip CLARO, IMEI 352134/05/022262/0
* 01 celular LG, sem chip, IMEI 357534-05-897631-4
* 01 celular da marca NOKIA, com um chip TIM, IMEI 351973/05/161394/4
* 01 celular da marca NOKIA, sem chip, IMEI 356979/04/844734/1
* 01 celular LG, sem chip, IMEI A-355117-05-516037-1/ IMEI B-355117-05-516038-9
* 01 celular MOX sem chip, IMEI ILEGÍVEL
* 01 celular MEU sem chip, IMEI 958418055693508 e o outro IMEI ILEGÍVEL
* 01 chip TIM e 01 cartão de memória
* 01 carregador para celular
* 01faca
* 13 trouxinhas de maconha a serem pesadas

No pátio interno da Cadeia foram encontrados ainda:

* 01 celular LG, sem chip e sem bateria, IMEI A-353930-06-674859-2/IMEI B-353930-06-674860-0
* 01 bateria de celular
* 01 celular MOTOROLA, com chip TIM e IMEI ILEGÍVEL

Com Informações do 1ºBPM

Indivíduos tomam moto de assalto em Russas, mas polícia recupera pouco tempo depois


Nesta Segunda(18), por volta das 18h30min no Sítio Buia, Russas-CE, FRANCISCO ALMIR PEREIRA DE ABREU, 41 anos, casado, agricultor, natural de Pentecoste-CE, residente no endereço da referencia, foi surpreendido por dois indivíduos magros, um deles de blusa preta, armados, que o renderam e levaram sua moto Honda CG 150 Titan de cor branca, ano 2014, de placa OSN-3457. Que de imediato foi repassado a informação para as viaturas de serviço, e após várias diligencias, por volta das 20h00min, na localidade de Melancias, na residência do individuo conhecido como CHICO MARRECO, foi encontrada a moto Roubada, contudo não havia ninguém na residência. PM’s realizaram as diligencias que culminaram na recuperação do veículo.

Com Informações do 1ºBPM

Prisão por ameaça à Agente de trânsito e por prática de direção perigosa sem CNH, em Russas


Nesta Segunda(18), por volta das 09h30min, na rua Agostinho Carlos Santiago, foi preso BRUNO GINECON HOLANDA DA SILVA, 21 anos, solteiro, desocupado, natural de Aracati-CE, residente no endereço da ocorrência, o qual trafegava na moto Honda CG 150 Fan de cor vermelha, ano 2014, de placa OSK-3240, praticando direção perigosa (levantando o pneu dianteiro), quando foi abordado por Agentes do Demutran, sendo que BRUNO ameaçou um dos Agentes. PM’s realizaram diligencias e prenderam Bruno no endereço acima mencionado, bem como além da moto já citada que apresenta débito de licenciamento e IPVA, também foi apreendida a moto Honda CG 125 Fan de cor preta, ano 2006, de placa AOE-0853, de propriedade de BRUNO, a qual estava toda alterada, inclusive faltando o lacre da placa. Que contra bruno foi realizado TCO por ameaça (art. 147 do CPB), condutor não habilitado (art. 309 do CTB), e Trafegar em velocidade incompatível com a segurança nas proximidades de escolas, hospitais, estações de embarque e desembarque de passageiros, logradouros estreitos, ou onde haja grande movimentação ou concentração de pessoas, gerando perigo de dano (art. 311 do CTB)

Com Informações do 1ºBPM

Relatório sobre a tentativa de homicídio acontecida no dia de ontem em Russas


Nesta Segunda(18), por volta das 07h30min, na  rua Dona Afra, bairro Catumbela, Russas-CE, foi vítima de tentativa de homicídio, LUIDY RAMIELLI LOURENÇO LIMA, 25 anos, solteiro, desocupado, natural de Russas-CE, residente na travessa Joaquim Nogueira de Araújo, 217, Russas-CE, quando um indivíduo chegou a pé e efetuou três disparos de arma de fogo, atingindo LUIDY no ombro, no quadril e no pescoço. Que o indivíduo fugiu a pé, enquanto LUIDY seguiu ao hospital de Russas num veículo próprio. PM’s compareceram no local da ocorrência e realizaram diligencias, visando identificar e prender o autor dos disparos, contudo sem êxito.

Com Informações do 1ºBPM

Violência no fim de semana deixou 54 mortos no Ceará


Concluído o balanço das ocorrências policiais do fim de semana, as autoridades  registraram, nada menos, que 54 mortes violentas em todo o Ceará. Ao todo, ocorreram 50 casos de assassinatos (homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte), além de quatro acidentes fatais.

O maior número de homicídios ocorreu em Fortaleza, onde 21 pessoas foram assassinadas no período compreendido entre a manhã da última sexta-feira (15) e o começo da madrugada desta segunda-feira (18).  No Interior, foram 19 assassinatos e três mortes no trânsito. Já na Região Metropolitana (RMF), ocorreram 11 homicídios e uma morte em acidente.

Áreas

Em Fortaleza, os 21 casos de assassinatos aconteceram nos seguintes bairros: Farias Brito (2 casos), Colônia, Granja Portugal (2 casos), Planalto Ayrton Senna, Pirambu, Autran Nunes, Vicente Pinzón, Jangurussu, Rodolfo Teófilo, Bom Jardim, Moura Brasil (Favela do Oitão Preto), Siqueira, Papicu (2 casos), Parque Dois irmãos, Parque Presidente Vargas, Alto da Balança, Barra do Ceará,além de um caso cujo bairro não foi informado.

Na Região Metropolitana de Fortaleza, ocorreram 11 casos de assassinatos nos seguintes Municípios: Maracanaú (5 casos), Itaitinga (2 casos), Aquiraz, Pacatuba, Maranguape e Pacajus.

No Interior do Estado, ocorreram 18 homicídios nos seguintes Municípios: Morada Nova (3 casos), Potengi, Sobral, Barreira, Juazeiro do Norte, Caridade, Acarape, Varjota, São João do Jaguaribe, Iguatu, Camocim (duplo homicídio), Forquilha, Catarina, Novo Oriente e Crateús.

Casos

Entre as vítimas dos assassinatos estão três mulheres. Uma delas foi morta, a facadas,  pelo companheiro, na cidade de Iguatu, no Centro-Sul do Estado (a 377Km de Fortaleza). Tratava-se de Viviane  da Silva, 19 anos. O agressor foi preso em flagrante por policiais militares do Ronda do Quarteirão e confessou o crime passional. Disse que matou por ciúmes.

Já na localidade de Lagoinha, na zona rural de Morada Nova ( a 163 KM da Capital), ocorreu um duplo assassinato na madrugada desta segunda-feira, em que uma jovem identificada apenas por Deiviane e seu companheiro, conhecido por Diwan, foram executados a tiros.

Em Pacajus, faleceu a jovem Luciana Matos da Silva, que havia sido baleada na semana passada.

Vejam a seguir, a relação completa das vítimas da violência no Ceará no fim de semana:

HOMICÍDIOS EM FORTALEZA (CAPITAL)
01 – Vítima sem identificação/masculino (bala) – (Bairro Farias Brito)
02 – Silvano Costa Barbosa (bala) – Rua  Walter Alexandre  Martins  (Colônia)
03 – Israel Jonathan  Santos Silva (bala) – Rua das Nações (Granja Portugal)
04 – Benilson Teófilo da Silva (bala) – Rua Gomes de Freitas (Planalto Ayrton Senna)
05 – Naílton da Silva Menezes (bala) – Rua Álvaro de Alencar (Pirambu)
06 – Álisson da Silva Galvão (bala) – Rua Edgar de Arruda (Autran Nunes)
07 – Sávio Damasceno da Silva (bala) – Rua dos Parlamentares (Vicente Pinzón)
08 – Ismael dos Santos Silva (bala) – Rua B (Jangurussu)
09 – José Alexandre do Nascimento (bala) – (Bairro Rodolfo Teófilo)
10 – Sem identificação/masculino (bala) – (Bairro Farias Brito)
11 – José H. (bala) – Rua Joaquim da Silva (Bom Jardim)
12 – Francisco Edvando Andrade dos Santos (bala) – Avenida Osório de Paiva (Siqueira)
13 – Jonas Lima de Castro (bala) – Travessa Ávila Duarte (Papicu)
14 – Luís F. (bala) – Rua 7 (Parque Dois Irmãos)
15 – Edson Almeida de Sousa (bala) – Rua Herculano Pena (Parque Presidente Vargas)
16 – Luan Alves de Lima (bala) – Rua Sousa Pinto (Alto da Balança)
17 – Ronis Batista dos Santos (bala) – Rua Paulo de Morais (Papicu)
18 – Francisco Irandi Arruda de Lima (bala) – Av. Radialista José Limaverde (Barra do Ceará)
19 – José Maria Cavalcante (bala) – Rua 23 de Junho (Granja Portugal)
20 – Vítima sem identificação/masculino (bala) – Favela Oitão Preto (Moura Brasil)
21 – Vicente Rodrigues Siqueira (bala) – Local não informado

HOMICÍDIOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA (RMF)
22 – Jackson Silva Freitas (bala) – Rua Possidônio Soares/Iguape (Aquiraz)
23 – José Wescley Castelo Branco Ferreira (bala) – Av. Raimundo Pessoa de Araújo, Bairro Mucunã  (Maracanaú)
24 – João K. (bala) – (outros meios) – Rua Beira-Rio/Localidade Macacos (Pacatuba)
25 – Alexssandro Soares Barros (outros meios) – CPPL III (Itaitinga)
26 – João Paulo Linhares dos Santos (bala) – Av. Senador Carlos Jereissati (Maracanaú)
27 – Joel de Sousa Silva (bala) – Avenida Geraldo Batista (Itaitinga)
28 – Gleison Cavalcante Tomaz (bala) – Rua 15/Bairro Santo Sátiro (Maracanaú)
29 – João Batista Ribeiro da Silva (bala) – Avenida Benigno Pereira (Maracanaú)
30 – Raimundo Silvestre de Sousa (outros meios) – (Maranguape)
31 – Roberto Carlos Oliveira Silva (bala) – Rua Expedito Pereira Gomes (Maracanaú)
32 – Luciana Matos Silva (bala) – Rua Professora Laura de Oliveira (B. Buritis) – (Pacajus)

HOMICÍDIOS NO INTERIOR DO ESTADO
 33 – José Sudário da Mata (facadas) – Localidade Sítio Água Branca (Potengi)
34 – Antônio Marcos Teixeira da Silva (estrangulado/enterrado) – Jordão (Sobral)
35 – Sebastião Pereira Vieira (bala) – LATROCÍNIO (Barreira)
36 – Ronaldo pereira Vieira (bala) – Rua Rui Barbosa/Sede (Juazeiro do Norte)
37 – Vítima sem identificação/masculino (bala) – Localidade Patos (Morada Nova)
38 – Francisco A.S.F. (facadas) – Sede (Caridade)
39 – Francisco Evanelson Oliveira Lima (facadas) – Bairro São Benedito (Acarape)
40 – José Morais Ferreira (bala) – Bairro Pedreira (Varjota)
41 – Carlos Venício Roque da Silva (bala) – Sítio Nazária (São João do Jaguaribe)
42 – Viviane da Silva (facadas) – Bairro Flores (Iguatu)
43 – Antônio Sousa Ximenes (bala) – Bairro Boa Esperança (Camocim)
44 – Álvaro Sousa Ximenes (bala) – Bairro Boa Esperança (Camocim)
45 – Elzete Coelho da Cruz (facadas) – Localidade Cacimbinha (Forquilha)
46 – Pedro Ferreira de Sousa (bala) – Localidade Barragem (Catarina)
47 – Diwan (bala) – Localidade Lagoinha (Morada Nova)
48 – Deiviane (bala) – Localidade Lagoinha (Morada Nova)
49 – Edison do Nascimento Batista (bala) – Tv. Francisco Alexandre/B. Lagoa do Tigre II (Novo Oriente)
50 – Francisco Erivando de Paula Oliveira (facadas) – Localidade Barra dos Dutra (Crateús)

ACIDENTES FATAIS NO CEARÁ
51 – Bruna Mariara Rocha da Silva (colisão) – CE-431/Localidade Guajiru (Paracuru)
52 – Francisco Alex Bezerra dos Santos (colisão) – Avenida João Terceiro/Sede (Pereiro)
53 – Marcos Antônio Ferreira Neves (colisão/moto) – CE-291/ Sítio Jacu (Nova Olinda)
54 – Vítima não identificada/masculino (colisão) – Estrada Varjota/Tianguá

Blog do Fernando Ribeiro

Traficantes de drogas em festas rave são presos com mais de mil pontos de LSD e comprimidos de ecstasy


Quatro pessoas terminaram presas e drogas sintéticas foram apreendidas em uma operação da Polícia Civil, na última sexta-feira, 15, nos bairros Montese, Jardim América e Passaré. Com o grupo, os policiais apreenderam mais de 1,4 mil pontos de LSD e 600 comprimidos de ecstasy. O objetivo dos suspeitos era vender o material ilícito em uma festa rave programada para este sábado, 24, em Maranguape.

De acordo com o delegado Sérgio Pereira, Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), responsável pela ação policial, as investigações indicavam que uma entrega de drogas iria ocorrer no estacionamento de um supermercado localizado na Avenida dos Expedicionários, no Montese. Policiais de campana no local avistaram dois homens em um veículo Parati, em atitude suspeita.

Com a dupla, os policiais apreenderam 100 comprimidos de ecstasy. Segundo a Polícia, os suspeitos são Diego Augusto Torres de Oliveira Leão, 20, e Magnus Medeiros Pereira Pinto Filho, 23, ambos sem antecedentes criminais. 

Após a prisão dos dois, as eqipes da DCTD seguiram para a casa de Magnus, no bairro Jardim América, onde foram encontradas 400 gramas de maconha. No local, foi preso também Matheus Pinheiro Pinto, 19, e Tabita de Moraes Soares, 29, que são irmão e esposa, respectivamente, de Magnus.

De acordo com a operação, os policiais seguiram para a residência de Diego, no Passaré, e apreenderam mais drogas, como maconha, ecstasy, haxixe e LSD. No total, foram apreendidos 600 comprimidos de ecstasy, 1.420 pontos de LSD, 1,4 kg de maconha, 10 comprimidos de rivotril, 50 gramas de Haxixe, além de R$ 540, uma balança de precisão e quatro aparelhos celulares. 

O grupo foi encaminhado para a DCTD, onde foram autuados em flagrante por tráfico e associação ao tráfico de drogas. Matheus também foi autuado por resistência e dano ao patrimônio público, pois no momento da prisão ele tentou agredir os policiais que estavam na ocorrência e danificou parte da viatura, segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

As investigações sobre grupos criminosos que comercializam drogas sintéticas em festas rave continuam, conforme o delegado Sérgio Pereira.

O POVO Online

Policial civil é baleado em frente à delegacia no Conjunto Ceará

Um inspetor da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) foi baleado nas proximidades do 12º DP (Conjunto Ceará), na noite desta segunda-feira, 18.  

O titular do 12º DP, delegado Pedro Viana confirmou o crime. O inspetor José Valdei Mariano foi socorrido por uma viatura da Força Tática de Apoio (FTA), ao Instituto Doutor José Frota (IJF), Centro.   

Segundo a Polícia Civil. um homem teria ido matar um desafeto e o inspetor foi intervir na confusão e acabou ferido na perna. No momento em que o policial se identificou foi atingido.  

De acordo com funcionários do IJF, O projétil atingiu a parte inferior da coxa. Foi retirada a bala e o policial faria um raio X antes de ser liberado. 

O suspeito do crime foi preso pela equipe do FTA e está no 12º DP para a realização do flagrante. Segundo o sargento Enoque Júnior, que esteve na ação.  o policial ia comprar um lanche quando se deparou com o suspeito. "Parte da nossa equipe socorreu o policial e a outra foi atrás do autor do crime", relatou.  

Conforme o sargento, o suspeito foi preso nas proximidades da Avenida A. A arma que teria sido utilizada na ação foi apreendida e encaminhada ao distrito policial. 

O Povo Online

Traficante cearense finge passar mal e foge de unidade prisional no Rio Grande do Norte


O traficante de drogas cearense Jangledson de Oliveira, conhecido como "Nem", 27, fugiu na noite do último domingo, 17, do Centro de Detenção Provisória do Potengi, em Natal, Rio Grande do Norte. 

De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania do RN (Sejuc), os detentos fingiram que estavam passando mal e quando os agentes foram até a cela e abriram as grades se depararam com um dos presos armados com uma pistola calibre 380, que atirou contra os agentes. Houve revide com balas de borracha.

Imagens do circuito interno de segurança flagraram a ação. Um dos agentes foi baleado no braço e um policial militar levou um tiro, mas foi protegido pelo colete balístico. 

O traficante de drogas cearense Jangledson de Oliveira, conhecido como "Nem", 27, fugiu na noite do último domingo, 17, do Centro de Detenção Provisória do Potengi, em Natal, Rio Grande do Norte. 

De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania do RN (Sejuc), os detentos fingiram que estavam passando mal e quando os agentes foram até a cela e abriram as grades se depararam com um dos presos armados com uma pistola calibre 380, que atirou contra os agentes. Houve revide com balas de borracha.

Imagens do circuito interno de segurança flagraram a ação. Um dos agentes foi baleado no braço e um policial militar levou um tiro, mas foi protegido pelo colete balístico. 

Conforme a Sejuc, os presos saíram utilizando um dos agentes como escudo humano, dois dos detentos conseguiram fugir, entre eles o "Nem". Um automóvel estava do lado de fora e auxiliou na fuga.

Além da pistola possuíam, a dupla roubou a arma de um dos agentes na fuga. A Secretaria de Justiça do RN divulgou que investiga como a pistola 380 foi parar dentro da cela. Jangledson continua foragido.

Nem 

Parte da quadrilha de "Nem" atuava no estado do Ceará. No dia 8 de dezembro do ano passado ele foi preso pela Polícia Federal do RN com Francisco Wagner Ferreira Silva, 28, e um terceiro cearense. 

Um dia depois, a Polícia Civil do Ceará, sob a coordenação do delegado Dionísio Amaral, titular da Delegacia de Maracanaú, prendeu um taxista que saía da casa da família de Wagner, em Maracanaú, com duas pistolas calibres 380 e .40, dois revólveres calibre 38, munição de fuzil calibre 556 e uma balaclava. As armas de numeração raspada eram retiradas da residência pelo taxista Antônio Ivo Alves Lima, 35. 

Considerado um dos homens mais procurados do CE, "Nem" se desenvolveu traficando no município do Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. Ele se tornou um distribuidor de droga no atacado e também de armas.

O armamento seria uma forma de guardar o capital do investimento do tráfico. Na ocasião da desarticulação do grupo de Nem, no Ceará, o delegado Dionísio Amaral disse que o traficante é nascido e criado em Maracanaú e que nunca perderá a identidade da Região.

O Povo Online

51 mil roubos e furtos no Ceará em seis meses


O ano de 2015 contabilizou mais de 51 mil ações de roubo e furto no Estado do Ceará, apenas em seis meses. Os dados, divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ainda são novidade e dizem respeito apenas ao período entre os meses de julho e dezembro do ano passado. A média é de aproximadamente 278 vítimas por dia.

Os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) são aqueles classificados como roubo, exceto o roubo seguido de morte (latrocínio) que já é contabilizado nos indicadores de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI). Os índices passaram a ser divulgados oficialmente apenas a partir do mês de julho do ano passado.

Desta forma, segundo os dados publicados pela SSPDS no site oficial da Pasta, o Ceará somou, de julho a dezembro, 27.748 CVPs em todo o Estado, uma média de 150,8 casos por dia. O mês de dezembro foi o que somou a maior quantidade de crimes: 5.384, ao todo. Setembro, com o menor índice, marcou 4.275 roubos.

O dia da semana preferido dos criminosos no período foi a terça-feira. Os gráficos de ocorrências da Secretaria da Segurança indicam que 18,4% dos roubos registrados de julho a dezembro ocorreram no segundo dia útil da semana.

Em seguida aparece a quarta-feira, com 17,4% das ocorrências. O domingo, dia com menos roubos, contabilizou 10,2% de todos os CVPs registrados. As noites cearenses presenciaram a maior quantidade dos crimes ano passado.

O horário com maior incidência dos Crimes Violentos contra o Patrimônio foi de 18h às 23h59. O relatório indica que 34% dos roubos ocorreram nesse horário. Em seguida, o intervalo entre 12h às 17h59 marcou 29,8% do total.

Furtos

Quando um bem é subtraído sem que exista violência ou grave ameaça, o crime é classificado como furto. Nesta modalidade, o Ceará somou 23.436 registros entre os meses de julho e dezembro, segundo a SSPDS. A média foi de 127,3 por dia.

Dezembro novamente foi o campeão em quantidade de registros. Ao todo, 4.730 furtos acabaram catalogados pela Secretaria da Segurança, no último mês do ano. Já setembro, com 3.557 casos, foi o mês com menor número do crime.

A maior incidência de furtos foi às quartas-feiras. Ao todo, 16,9% dos crimes foram registrados no terceiro dia útil das semanas. Em seguida, as quintas-feiras, registraram 16,4% dos casos ocorridos. O dia com menos furtos também foi o domingo, com 11,6% deles.

Ao contrário dos roubos, os furtos ocorreram, na maioria das vezes, durante as manhãs. Foram 35,6% dos casos registrados no horário entre 06h e 11h59. A seguir, de 12h às 17h59, 28,3% dos crimes foram somados. O horário com menor índice foi de 0h às 5h59, com 13,1%
dos furtos.

Em nota enviada à reportagem, a SSPDS reiterou que "os dados referentes aos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) e Furtos deixaram de ser publicados entre abril de 2014 e junho de 2015, porque havia inconsistência nas informações disponibilizadas no Sistema de
Informação Policial (SIP). 

Dessa forma, uma comparação real entre os meses de um ano com os meses do ano anterior só será possível em julho de 2016". A SSPDS reconheceu que os números são altos e deve aumentar pois está reiterando esforços para que a população registre boletins de ocorrência e diminua a subnotificação desses tipos de casos. A Pasta disse ainda que "as Polícias Civil e Militar vem desenvolvendo esforços para combater crimes contra o patrimônio".

Diário do Nordeste

Pela 2ª vez Estado proíbe gasto com Carnaval


O Governo do Estado do Ceará decretou, pelo segundo ano seguido, a vedação de despesas públicas com eventos relacionados ao Carnaval. A medida foi publicada na última quinta-feira (14), por meio do Diário Oficial do Estado.

A justificativa apresentada no documento publicado enfatiza a necessidade de priorizar a destinação dos recursos públicos a setores cujos problemas afetam diretamente e de forma recorrente a vida da população do Ceará e que demandem atendimento emergencial.

O decreto direciona-se a órgãos e entidades estaduais de despesa pública ou de repasse de recursos a beneficiários com finalidade de patrocínio ou apoio a eventos carnavalescos. A única exceção diz respeito à verba destinada às atividades envolvidas no âmbito do Sistema Estadual de Cultura (Siec).

Além da decisão do Governo, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) já havia recomendado às prefeituras a redução dos gastos com o Carnaval, conforme noticiado ontem pelo Diário do Nordeste. "É inconcebível promover Carnaval se os salários de servidores estão atrasados e há outras despesas mais urgentes", colocou o presidente do TCM, Francisco Aguiar.

Cultura

A assessoria de imprensa da Casa Civil informa que a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), responsável pelo Siec, disponibilizou, em 2016, um total de R$1.127.600,00 para o edital Carnaval do Ceará, que apoia projetos de todo o Estado. As propostas poderiam ser encaixadas em duas categorias, Programação Carnavalesca e Agremiações Carnavalescas. A Secult recebeu inscrições entre o dia 23 de dezembro do ano passado e 8 de janeiro desse ano.

O valor dedicado ao edital é o mesmo aplicado no ano passado, quando foi realizado ainda um acréscimo de 6% em comparação ao que vinha sendo executado na edição de 2014.

O titular da Pasta da Cultura, Guilherme Sampaio, ressaltou que a Secult buscou lançar o edital com antecedência, abrindo as inscrições ainda em 2015 para que os proponentes pudessem trabalhar melhor na preparação e execução dos projetos, destinados a fomentar as manifestações carnavalescas em sua vertente mais popular e tradicional, contemplando iniciativas de todo o Estado.

Dessa forma, com o Carnaval acontecendo entre os dias 6 e 9 de fevereiro, a intenção é garantir a continuidade do edital e o cumprimento adequado dos prazos de pagamento e execução de todas as ações antes do início das festas deste ano.

Seca

A proibição do uso de recursos estaduais para o Carnaval é colocada em prática pela gestão de Camilo Santana desde o ano passado. Na época, a justificativa dada para a suspensão das verbas foi similar à deste ano e teve relação principalmente com a questão da seca. Naquele momento, 176 dos 184 municípios cearenses haviam decretado situação de emergência por conta da falta de chuvas.

Os problemas causados pela estiagem persistiram durante todo o ano de 2015. O Governo chegou a adotar medidas com o objetivo não apenas de enfrentar os efeitos imediatos da estiagem, mas também de preparar o Ceará para um quadro ainda mais grave, com a possibilidade do quinto ano seguido de seca.

Saúde

A gestão da saúde pública é outro setor que demanda atenção do Governo. Em 2015, a lotação nos hospitais foi amplamente evidenciada, fazendo com o que o Ministério da Saúde anunciasse, em julho do ano passado, um aumento de R$113 milhões no repasse de verbas para o Fundo Estadual de Saúde do Ceará.

Na ocasião, o governador Camilo Santana reconheceu os esforços federais para amenizar a questão no Ceará, mas colocou a necessidade de ainda mais dinheiro para o equilíbrio do sistema. "Sabemos que precisaria de muito mais, mas foi um passo importante para que a gente possa melhorar as condições de atendimento ao povo cearense", disse o governador.

Saiba mais

Já confirmaram a festa

Fortim
Orós
Paracuru
Abriram processo de concorrência*
Aracoiaba
Aracati
Bela Cruz
Granja
Icapuí
Sobral
Ubajara
Ainda não definiram
Beberibe
São Benedito
Tianguá
Ubajara (*)

(*)Embora tenha aberto licitação, não sabe se vai promover o evento

Diário do Nordeste