-->

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

51 mil roubos e furtos no Ceará em seis meses


O ano de 2015 contabilizou mais de 51 mil ações de roubo e furto no Estado do Ceará, apenas em seis meses. Os dados, divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ainda são novidade e dizem respeito apenas ao período entre os meses de julho e dezembro do ano passado. A média é de aproximadamente 278 vítimas por dia.

Os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) são aqueles classificados como roubo, exceto o roubo seguido de morte (latrocínio) que já é contabilizado nos indicadores de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI). Os índices passaram a ser divulgados oficialmente apenas a partir do mês de julho do ano passado.

Desta forma, segundo os dados publicados pela SSPDS no site oficial da Pasta, o Ceará somou, de julho a dezembro, 27.748 CVPs em todo o Estado, uma média de 150,8 casos por dia. O mês de dezembro foi o que somou a maior quantidade de crimes: 5.384, ao todo. Setembro, com o menor índice, marcou 4.275 roubos.

O dia da semana preferido dos criminosos no período foi a terça-feira. Os gráficos de ocorrências da Secretaria da Segurança indicam que 18,4% dos roubos registrados de julho a dezembro ocorreram no segundo dia útil da semana.

Em seguida aparece a quarta-feira, com 17,4% das ocorrências. O domingo, dia com menos roubos, contabilizou 10,2% de todos os CVPs registrados. As noites cearenses presenciaram a maior quantidade dos crimes ano passado.

O horário com maior incidência dos Crimes Violentos contra o Patrimônio foi de 18h às 23h59. O relatório indica que 34% dos roubos ocorreram nesse horário. Em seguida, o intervalo entre 12h às 17h59 marcou 29,8% do total.

Furtos

Quando um bem é subtraído sem que exista violência ou grave ameaça, o crime é classificado como furto. Nesta modalidade, o Ceará somou 23.436 registros entre os meses de julho e dezembro, segundo a SSPDS. A média foi de 127,3 por dia.

Dezembro novamente foi o campeão em quantidade de registros. Ao todo, 4.730 furtos acabaram catalogados pela Secretaria da Segurança, no último mês do ano. Já setembro, com 3.557 casos, foi o mês com menor número do crime.

A maior incidência de furtos foi às quartas-feiras. Ao todo, 16,9% dos crimes foram registrados no terceiro dia útil das semanas. Em seguida, as quintas-feiras, registraram 16,4% dos casos ocorridos. O dia com menos furtos também foi o domingo, com 11,6% deles.

Ao contrário dos roubos, os furtos ocorreram, na maioria das vezes, durante as manhãs. Foram 35,6% dos casos registrados no horário entre 06h e 11h59. A seguir, de 12h às 17h59, 28,3% dos crimes foram somados. O horário com menor índice foi de 0h às 5h59, com 13,1%
dos furtos.

Em nota enviada à reportagem, a SSPDS reiterou que "os dados referentes aos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) e Furtos deixaram de ser publicados entre abril de 2014 e junho de 2015, porque havia inconsistência nas informações disponibilizadas no Sistema de
Informação Policial (SIP). 

Dessa forma, uma comparação real entre os meses de um ano com os meses do ano anterior só será possível em julho de 2016". A SSPDS reconheceu que os números são altos e deve aumentar pois está reiterando esforços para que a população registre boletins de ocorrência e diminua a subnotificação desses tipos de casos. A Pasta disse ainda que "as Polícias Civil e Militar vem desenvolvendo esforços para combater crimes contra o patrimônio".

Diário do Nordeste