-->

sábado, 19 de dezembro de 2015

Bandido solitário rouba R$ 300 mil de casa de câmbio em um shopping na Praça Portugal


Um bandido solitário roubou, na manhã de hoje, cerca de R$ 300 mil numa ação silenciosa e ousada em pleno coração de Fortaleza, o bairro Aldeota. O ladrão entrou nas dependências de uma agência de câmbio instalada dentro de um shopping Center e praticou o crime.

O caso está sendo investigado por policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF)< tendo à frente o delegado Raphael  Vilarinho. As primeiras informações dão conta de que o assalto ocorreu logo no início do expediente da casa de câmbio “Confidence”, localizada no Shopping Aldeota, na Praça Portugal.

A princípio, a Polícia  acredita que o bandido teria agido sozinho, diante do que foi relatado pelos funcionários à Polícia Militar.

Equipes do  Ronda do Quarteirão e do 8º BPM (Aldeota) foram as primeiras a chegar aoi local. Em seguida, foram acionados os inspetores da DRF, Especializada que deverá instaurar inquérito para apurar o fato.  

Filmagem
As autoridades buscas imagens captadas pelas câmeras do shopping, da própria casa de câmbio e de vigilância das ruas no entorno da Praça Portugal para tentar identificar o ladrão. Não houve registro de pessoas feridas. 

Blog do Fernando Ribeiro

Começa a ser aplicada hoje cobrança para quem não economiza água

A partir de hoje, Fortaleza começa a sentir, de fato, os impactos da estiagem. Além de pagar mais caro pela água que consumir devido a uma revisão tarifária extraordinária, o morador da Capital terá de economizar se não quiser desembolsar, também, multa de 120% sobre o metro cúbico de água excedente à meta estipulada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para cada imóvel.

A proposta é reduzir em 10% a média do consumo, lembra o gerente de Concessão e Regulação da Cagece, João Rodrigues Neto. O arrecadado com as multas do desperdício, segundo ele, será revertido em melhorias do plano de execução de perdas d’água e direcionado para conta específica, monitorada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) e pela Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor).

Para João, os resultados das medidas só podem ser sentidos em janeiro de 2016, e, a partir daí, devem ser publicados mensalmente. Ele explica, ainda, que a redução é uma obrigação para todos de Fortaleza e da Região Metropolitana (RMF). Nos municípios da RMF, o aumento e a tarifa de contingência só serão cobrados a partir de amanhã, 20. “Vamos precisar que todos façam a contenção como forma de evitar o racionamento”, alerta.

Isentos da tarifa de contingência — que atinge somente Fortaleza e Região Metropolitana — estão clientes da Cagece com consumo mensal inferior ou igual a dez metros cúbicos, além de hospitais, prontos-socorros, casas de saúde, delegacias, presídios, casas de detenção e unidades de internato e semi-internato de adolescentes em conflito com a lei. Já o aumento tarifário é para todos os municípios cearenses, exceto Pindoretama.

Adaptação

Otimista sobre a aplicação da tarifa de contingência, o professor do departamento de Engenharia Hidráulica da Universidade Federal do Ceará (UFC), Francisco de Assis Souza, acredita que Fortaleza ainda não deve passar por um racionamento mais pesado como houve na seca de 1993 (veja fac-símiles), mas pode sofrer consequências drásticas se não elaborar e executar plano de gestão consciente. 

“Fortaleza tem sido muito ‘protegida’”, considera. “A infraestrutura construída diminuiu muito o impacto da seca na Cidade. A população esqueceu como é”, continuou. Segundo ele, uma adaptação é necessária para evitar o colapso em caso de prolongamento da estiagem, a exemplo da fabricação e disseminação de produtos e utensílios pensados para reduzir a evasão d’água. Além disso, reforça ser preciso reutilizar e conservar.

Saiba mais

A revisão tarifária extraordinária é justificada pela Cagece pelo aumento nos custos do serviço. Já a tarifa de contingência deve-se à estiagem prolongada que tem diminuído os níveis dos reservatórios do Estado.

Ambas as tarifas variam de acordo com o imóvel, como residências, estabelecimentos comerciais, indústrias e entidades filantrópicas. O consumidor pode checar os números no site da Cagece (http://bit.ly/1T7esQF) e calcular a média própria de consumo em simulador disponibilizado pela Companhia (http://bit.ly/22f1dn2).

O Povo Online

Roubo a pessoa em Russas


Nesta Sexta, 18, por volta das 19h20min, na rua Padre Zacarias Ramalho, Centro de Russas-CE, MARCOS BEZERRA DE OLIVEIRA, 58 anos, aposentado, natural de Fortaleza, residente no Sitio Boa Vista, foi vitima de roubo, quando o menor  J.I.P.S. 16 anos, levou seu aparelho celular marca LG. Que a vitima chegou a perseguir o ladrão, este que foi preso na rua Dr. João Maciel Pereira, pela PM, os quais conduziram as partes à DRPC para os devidos procedimentos. 

Com Informações do 1ºBPM

Homicídio a pauladas seguido de prisão do homicída em Jaguaruana


Nesta Sexta, 18, por volta das 15h20min, no bairro Tabuleiro, próximo ao Clube do Louro, Jaguaruana, foi vítima de homicídio a pauladas MARIA NEILDE DOS SANTOS, 43 anos, natural de Acaraú-CE, solteira, residente na Rua Coração de Jesus, s/n, bairro Lagoa, Jaguaruana. Os PM atenderam a ocorrência, e após informações de quem teria sido, saíram em diligencias e por volta das 16h40min, no Sítios Cardeais, zona rural de Jaguaruna, se depararam com o acusado JOSÉ COELHO DA SILVA, 57 anos, natural de Jaguaruana, solteiro, servente, residente no endereço acima, que trafegava em uma bicicleta Monark de cor azul, logo foi dado voz de prisão e conduzido para a DPC local, onde o acusado informou que após discutir com a vítima, ambos entraram em luta corporal e ao ser mordido pela a vítima, pegou de um pedaço de pau e deferiu várias pauladas.

Com Informações do 1ºBPM

Apreensão de material ilícito em telhado da cadeia pública de Jaguaruana


Nesta Sexta, 18, por volta das 01h00min, no telhado da Cadeia Pública de Jaguaruana, foi encontrado por um PM que estava fazendo a guarda, um saco plástico de cor preta contendo 01 (um) aparelho celular marca BLU, sem chip, IMEI 355252061744270, e uma trouxa de maconha pesando 49g (quarenta e nove gramas). O material foi apreendido e conduzido a Unidade Policial de Jaguaruana, para os procedimentos cabíveis.

Com Informações do 1ºBPM

Após saída de Levy, governo nega fim do ajuste fiscal e insistirá em CPMF


O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, disse que a saída de Joaquim Levy do ministério da Fazenda não significa o fim do ajuste fiscal.

Segundo ele, o governo vai insistir na aprovação da proposta que recria a Contribuição sobre Movimentação Financeira, a CPMF, enviada ao Congresso Nacional.

De acordo com Wagner, o governo não vai desistir de concluir a votação das medidas que estão sendo analisadas no Congresso.

A avaliação de integrantes governo é de que, embora Barbosa tenha um estilo diferente de Levy, não haverá nenhuma "aventura na política econômica" praticada até o momento pelo Planalto.

Jaques Wagner repercutiu, por meio de sua assessoria de imprensa, o anúncio feito há pouco pelo Palácio do Planalto pela troca de Levy por Nelson Barbosa.

O chefe da Casa Civil, que compõe a Junta Orçamentária do governo, prometeu trabalhar como um "vigia rigoroso" no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Agência Brasil

Valdir Simão é o novo ministro do Planejamento após saída de Nelson Barbosa


Valdir Moysés Simão deixa a Controladoria-geral da União (CGU) para assumir o Ministério do Planejamento, no lugar de Nelson Barbosa. Simão esteve à frente da CGU durante todo o ano, assumindo o cargo de ministro-chefe em janeiro de 2015. Natural de São Paulo, o novo ministro do Planejamento tem 55 anos e é servidor de carreira da Receita Federal há 27 anos.

Foi secretário adjunto da Receita em 2007 e 2008, além de ter ocupado a presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em duas oportunidades; nos períodos de 2005 a 2007 e de 2008 a 2010. Em 2011, foi secretário da Fazenda do Distrito Federal e depois secretário executivo do Ministério do Turismo, onde ficou até 2013.

Simão também atuou como secretário executivo da Casa Civil em 2014, além de coordenar o Gabinete Digital da Presidência da República. Ele é graduado em Direito, com especializações em Gestão de Arrecadação da Seguridade Social, Direito Empresarial e em Direção e Gestão de Sistemas de Seguridade Social. Também tem em seu currículo cursos nas áreas de direito, gestão pública e privada, planejamento estratégico e inteligência, e gerenciamento de crises.

No lugar de Valdir Simão na CGU, o Palácio do Planalto anunciou que assume interinamente o secretário executivo da pasta, Carlos Higino Ribeiro de Alencar.

Agência Brasil

Fortaleza é destino mais procurado por turistas brasileiros e o 4º dos argentinos


Fortaleza é o destino mais procurado por turistas brasileiros neste fim de ano, conforme levantamento da plataforma de turismo Decolar.com, da América Latina. Os dados mais recentes mostram que a Capital cearense receberá pelo menos 10% mais visitantes do que em 2014.

A maioria dos turistas, 73%, vem da região Sudeste, e os outros 27% da região Sul. Além disso, o Nordeste está ainda entre as principais opções dos turistas argentinos, sendo Fortaleza o 4º destino mais procurado. Segundo a Decolar, 1/3 dos vizinhos hermanos escolheu alguma capital da região nordestina para passar o fim de ano.

O diretor geral da plataforma, Alípio Camanzano, destacou o Ceará como “um dos destinos mais importantes do turismo nacional”. São 470 hotéis e pousadas cadastrados na plataforma, além de parceiros. A maioria dos pacotes comercializados, conforme o diretor, é de cinco dias em Fortaleza, mesma média registrada em 2014.

Turistas argentinos

Este ano, o destino internacional mais procurado pelos argentinos é o Brasil, com 28% dos pacotes e passagens concentrados na região Nordeste, segundo a Decolar.

O Rio de Janeiro é o líder nacional e receberá 37%, enquanto Salvador lidera no Nordeste, com 10% do turismo argentino.

O POVO Online

Gari é assaltado durante coleta de lixo


Um gari foi assaltado, durante o serviço, na madrugada desta sexta-feira, 18. Ele foi abordado por duas pessoas em uma motocicleta, que roubaram o celular e R$ 50. No momento da ocorrência, uma equipe de três garis realizava coleta domiciliar no bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza. O assalto ocorreu por volta de 1h30min.

Segundo a assessoria de imprensa da Ecofor Ambiental, logo após o ocorrido, "o funcionário procurou as delegacias mais próximas para fazer o boletim de ocorrência, mas, devido ao horário, não conseguiu registrá-lo". O gari, que teve sua identidade preservada, deve tentar novamente registrar o B.O. na noite desta sexta-feira no 7º Distrito Policial, que cuida da região. 

O funcionário do 7º DP, Cristiano Azevedo, informou que entrou em contato com os policiais civis que estiveram de plantão e foi informado que ninguém procurou o distrito policial do Pirambu para registrar o boletim de ocorrência por roubo ou, ao menos, comunicar o caso. O funcionário ainda disse que procurou o delegado plantonista, Daniel Regadas, que também disse não ter conhecimento do caso ter chegado na delegacia citada. 

Em nota, a Ecofor informou que a empresa está oferecendo todo o apoio necessário à equipe. Ainda segundo a empresa, "o gari foi orientado a não falar com a imprensa sem a presença da assessoria". 

O POVO Online

Polícia encontra submarino que seria usado para tráfico internacional


Um submarino com 17 metros de comprimento por três de diâmetro, capaz de levar 30 pessoas e até 30 toneladas de carga, estava em fase final de construção em plena selva amazônica.

A embarcação, que serviria ao tráfico internacional de drogas, foi encontrada em um braço do rio Guajará-Mirim.

O veículo fluvial estava praticamente pronto e, apesar da fabricação artesanal, contava com motor de alta potência, sonar e sistema de refrigeração interna. 

A polícia acredita que a construção era financiada pelo narcotráfico colombiano para escoar grande quantidade de drogas para fora do País, possivelmente Estados Unidos e continente europeu.

A descoberta foi feita após denúncia anônima. Uma equipe de policiais foi à região e localizou o estaleiro montado para a construção do submarino. 

Estadão São Paulo