-->

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Alunos pedem nomeação de professora travesti como reitora da Unilab


Alunos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, lançaram uma campanha para que uma professora travesti seja nomeada reitora da instituição.

O movimento "Luma Lá", iniciado no final de dezembro por estudantes da universidade pública do Ceará, pede para que o novo ministro da Educação, Cid Gomes (PROS), nomeie a professora Luma Andrade para o cargo.

Luma é conhecida como a primeira travesti do Brasil a fazer um doutorado. Ela defendeu em 2012 uma tese em educação na Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre travestis nas escolas.

O cargo de reitor na universidade está vago desde o dia 1º de janeiro porque a ex-reitora Nilma Lino Gomes assumiu a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.

Nilma foi a primeira negra a se tornar reitora de uma universidade brasileira. Caso seja escolhida, Luma será a primeira travesti reitora do País.

A Unilab, em Redenção (a 66 km de Fortaleza), é uma autarquia vinculada à pasta ocupada desde 1º de janeiro por Cid Gomes, ex-governador do Ceará.

Cabe ao ministro da Educação escolher o reitor, que não precisa ser necessariamente docente da instituição. Antes de assumir a pasta, Cid foi governador do Ceará (2007-14).

Segundo o estudante Kaio Lemos, 35, que cursa bacharelado em humanidades e integra o centro acadêmico da faculdade, o movimento de alunos já enviou um apelo por carta a Cid Gomes, quando ele ainda era governador, pela nomeação da professora.

"Se ela tem capacidade acadêmica, não tem nenhum problema para ela como travesti ser reitora", afirma.

"Nós já tivemos muitos nomes de homens importantes na história, de reitores, de presidentes. Essa escolha vai muito além, condiz com a questão da diversidade sexual", defende o estudante.

Segundo ele, o movimento gerou resistência de um grupo pequeno, "de oito a dez alunos". "Mas isso é natural."

Luma afirmou que foi pega de surpresa pela campanha e que recebeu a iniciativa como "um presente". "Não foi uma afirmação minha. Fiquei muito feliz porque a campanha veio do grupo mais forte de estudantes da universidade e eles confiaram no meu trabalho", diz.

Segundo ela, a campanha foi vista como uma afronta por muitas pessoas de dentro da Unilab. "Em todos os espaços temos pessoas conservadoras. É um espaço de disputa, uma relação de poder, e existem pessoas que querem essa função e que tinham certeza de que iriam ocupar esse espaço. De repente, surge o nome de uma travesti e isso veio da comunidade de estudantes, então foi um surpresa para todos."

Cid Gomes ainda não definiu quem será o novo reitor da Unilab. O Ministério da Educação foi procurado, mas não se manifestou sobre o assunto até o início da tarde desta terça.

Fonte: Diário do Nordeste




Lixo e entulho são o que não falta nas principais ruas do município de Russas


Muito lixo, entulho e animais soltos nas ruas do município de Russas estão aumentando a cada dia que passa causando assim um risco de doença muito grande para a população. Isso é o que se pode observar em ruas conhecidas como a Rua Conego Augustinho que é umas das ruas mais movimentadas do centro da cidade, a Rua Francisco Raimundo de Oliveira no bairro da Catumbela e etc.

Além da grande quantidade de entulho a gente nota a falta de tambores para colocar o lixo, mas podemos ver animais soltos nas ruas espalhando o lixo. A população solicita ao setor competente para que possam tomar as devidas providencias.

Redação e Imagens pelo blog Erivando Lima











Mercado novo de Russas está com estrutura comprometida


O Mercado Novo como é conhecido na cidade de Russas e que fica localizado na Rua Conego Augustinho está com sua estrutura toda comprometida, principalmente na coberta. Telhas foram jogadas do local pelo vento, outras foram quebradas deixando assim a parte interna do mercado totalmente desprotegida do Sol e de chuvas. Os permissionários estão preocupados com a quadra invernosa, pois quando chove alaga todo o espaço e molha as mercadorias.

Muitos apelos já foram feitos a atual administração, mas até agora a prefeitura não atendeu a solicitação. 

Redação e Imagens pelo Blog Erivando Lima








FUNCEME – Chuva atinge 52 municípios cearenses nas últimas 24 horas



A chuva atingiu 52 municípios do Ceará entre as 7h do sábado (3), e as 7h deste domingo (4). De acordo com relatório da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o registro de maior precipitação foi no município de Beberibe, litoral leste cearense, com 115 mm. Em seguida vem Aracati, registrando chuva de 87.2 mm, e Itaiçaba, com 77.8 mm. O ranking das dez maiores chuvas registradas por municípios tem ainda Morada Nova (66.8mm), São Gonçalo do Amarante (59mm), Independência (52mm) e Maranguape (49mm). fonte pinheirinho


Aliados de Camilo pressionam por cargos no segundo escalão do Governo



Uma semana após o anúncio dos novos secretários do governo de Camilo Santana (PT), ainda seguem indefinidos os nomes que comandarão os demais órgãos ligados ao Executivo. 

Na estrutura administrativa deixada por Cid, que o atual governador pretende enxugar, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista permanecem sem uma direção oficial. 

As vagas estão sendo cobradas pelos partidos que também formaram a coligação de apoio à candidatura do petista, mas que ainda não foram contemplados na primeira lista de nomeados. José do Carmo, do PSL, Samuel Braga, do PEN, e Marcelo Silva, do PV, confiam que o acordo para a participação dos membros da aliança na gestão será cumprido.

Os novos nomes poderão ser apresentados na quarta-feira (07), quando Camilo realiza a primeira reunião com seu secretariado, no Palácio da Abolição. Para manter a palavra, o governador ainda pode partilhar entre os aliados os comandos das:
  • Junta Comercial do Estado (JUSEC)
  • Escola de Saúde Pública (ESP)
  • IPECE, ISSEC e ETICE
  • SEMACE
  • FUNTELC
  • ARCE
  • UVA, URCA, FUNECE, NUTEC, FUNCAP e FUNCEME
  • ADAGRI, IDACE, EMATERCE e CEASA
  • SOHIDRA e COGERH
  • DER, DETRAN, CEARAPORTOS, CEGAS, METROFOR e ZPE
  • CAGECE e IDECI
CEARÁ NEWS


HOMICÍDIO A BALA EM QUIXERÉ


NESTA SEGUNDA FEIRA (05) POR VOLTA DAS 21:00 HS. NA LOCALIDADE DE LAGOINHA UM HOMEM DE NOME JOSÉ EVANDRO SANTOS DO NASCIMENTO  DE PENTECOSTE, ENCONTRAVA-SE EM UM BAR BEBENDO QUANDO CHEGARAM DOIS HOMENS EM UMA MOTO E  O GARUPEIRO DESCEU E COMEÇOU A EFETUAR DISPAROS CONTRA O MESMO QUE SAIU CORRENDO, PORÉM FOI PERSEGUIDO PELO ATIRADOR QUE O ALCANÇOU E EFETUOU VÁRIOS DISPAROS  NA CABEÇA DO MESMO QUE VEIO A ÓBITO NO LOCAL.
Postado por Quixeré ligado fonte radialista  Sílvio Leão