-->

sábado, 17 de maio de 2014

Rede oficializa Marina Silva como vice na chapa de Eduardo Campos


A Rede homologou neste sábado a pré-candidatura da ex-senadora e ex-ministra Marina Silva à vice-presidência na chapa encabeçada por Eduardo Campos (PSB-Rede-PPS-PPL). A agremiação levará o nome de Marina para a convenção do PSB que será realizada no fim de junho.
De acordo com Marina, a aliança já definiu candidatura própria ao governo em 14 estados. Em São Paulo, a Rede e o PSB ainda discutem qual é o melhor nome para a candidatura ao governo local. Três nomes ainda estão sendo analisados: o do vereador Ricardo Young (PPS), de João Paulo Capobianco, que foi coordenador da campanha de Marina à presidência em 2010 e atualmente nome defendido pela Rede, e do deputado Márcio França (PSB).
(Agência de Notícias)



Fonte: Diário do Nordeste


Homenageado pela Fifa, Luciano do Valle recebe a credencial número um para a Copa do Mundo

Narrador da TV Bandeirantes faleceu aos 66 anos em decorrência de um infarto



A Fifa resolveu prestar uma homenagem ao narrador Luciano do Valle, que morreu aos 66 anos de idade, em abril, após sofrer um infarto.
No Jornal da Band, o diretor do Comitê Organizador da Copa, Ricardo Trade, falou que a ideia foi aprovada por todo mundo, principalmente, por tudo que Luciano representa, considerando os 50 anos de carreira do profissional, que esperava ansiosamente pelo Mundial.   
A credencial chegou aos estúdios da TV Bandeirantes na última quinta-feira (15).  
Portal r7



Técnica de segurança morre depois de cair de obra da fábrica da Fiat em PE



Uma técnica em segurança do trabalho morreu na madrugada deste sábado (17) depois de ter caído de um prédio em construção da fábrica da Fiat, em Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Geiciane Lourenço de Almeida, 26 anos, despencou de uma altura de 15 metros no fim da tarde da sexta-feira (16) enquanto trabalhava.

A técnica em segurança foi socorrida para o Memorial de Goiana, sendo depois transferida para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, Centro do Recife, no início da noite. Geiciane chegou a ser submetida a uma cirurgia, mas acabou falecendo em consequência da gravidade dos ferimentos por volta da 1h deste sábado.

A jovem era funcionária da empresa Consórcio Construcap Walbridge (CCW) nas obras da fábrica da Fiat há cerca de dois anos. Segundo a família, testemunhas do acidente disseram que o cinto de segurança que ela usava estava folgado, o que pode ter causado a queda. A construtora informou que, a princípio, a obra não deve ser interrompida, a menos as autoridades solicitem a interrupção. 

O corpo de Geiciane está no HR, onde aguarda a presença de um parente de primeiro grau para ser liberado e levado ao Instituto de Medicina Legal (IML). A família da técnica de segurança, que estava em Goiana, já está a caminho.






Fonte: NE10
















Agricultor de 25 anos vive como marido de menina que tem apenas 10, no Sertão da Paraíba

Uma ocorrência registrada pela Polícia Militar de Catingueira, a 315 quilômetros de João Pessoa, chocou os moradores da cidade de cerca de 5 mil habitantes,  que fica encravada no Sertão da Paraíba, nessa quinta-feira (15). A avó de uma menina de dez anos denunciou à polícia que um agricultor de 25 anos estaria vivendo com a neta, como marido, na Zona Rural do município.

O agricultor foi detido e levado para a Delegacia do município vizinho de Piancó, onde foi ouvido pelo delegado de plantão e depois liberado.

Sobre o fato do agricultor estar em liberdade, o delegado de Piancó, José Pereira de Sousa, explicou que ele foi ouvido, mas como não houve flagrante e por isso não ficou preso. José Pereira disse que fez os encaminhamentos para que a menina fosse levada na manhã desta sexta-feira (16) para fazer exames na Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol) no município de Patos, que fica na mesma região.

O delegado disse que está aguardando o resultado dos exames e se ficarem comprovadas as denúncias, o suspeito irá responder pelo crime de estupro de vulnerável. Ele disse ainda que encaminhará o processo de investigação para a delegacia especializada que atende o município de Catingueira, para que dê  procedimento ao caso.

José Francisco contou que o agricultor, ao ser ouvido extraoficialmente, teria admitido a relação com a menina e dito que teria acontecido há cerca de uma semana. 

O mais impressionante nesse caso é que as informações repassadas pela Polícia Militar de Catingueira são de que a mãe da menina saberia do caso e aceitaria a situação.

"Os três estavam vivendo no mesmo casebre e, para a mãe, que tinha conhecimento de tudo, o agricultor era tido como um rapaz de bem", contou o soldado Vandemberg, que efetuou a prisão do suspeito.

A avó da criança teria procurado a polícia assim que tomou conhecimento do que estava acontecendo. De acordo com o soldado Vandemberg, o agricultor e a menina estariam namorando há um mês, e após ele ter mantido relações com a criança, teria vindo morar no casebre com a menina e a mãe dela.

Fonte: Portal Correio 




Homem morre depois de espancado por engano no MS

Depois de espancado ao ser confundido com um estuprador, o pedreiro Hugo Neves Ferreira, 45 anos, morreu em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.
 
No fim da manhã de quinta-feira, 15, Hugo estava bêbado e brigava com a mulher quando decidiu sair de casa. Ele morava nos fundos da casa de seu pai e ao invés de sair pela frente, resolveu pular o muro dos fundos, que tinha uma grade. O short que ele usava e a sua roupa íntima enroscaram nos ferros da grade, mas ao se desvencilhar, acabou ficando nu e saiu correndo pelas ruas do bairro Aero Rancho, periferia da capital.
 
Populares o encontraram naquele estado e o teriam confundido com um estuprador, segundo a família da vítima contou à polícia. Hugo foi agredido e recebeu socos e pontapés em todo corpo. Ele teve traumas na cabeça e no tórax.
 Ainda assim, a vítima conseguiu voltar para casa, onde foi socorrido pelo pai, que ao ver o estado do filho, chamou o Corpo de Bombeiros. Mesmo sendo atendido e medicado, Hugo não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois de ser espancado.
 
O caso foi registrado como homicídio doloso e a Polícia Civil investiga quem seriam os autores do crime.
Fonte Diário do Nordeste


Brejo Santo-CE: Tombo de Scania por causa de buraco reascende críticas à situação da BR-116




Nos últimos dias a redação do Site Miséria vem recebendo um grande número de críticas quanto às condições da BR-116 no trecho que corta a região do Cariri. Nesta sexta-feira, entretanto, foram muito mais em virtude do capotamento de uma Scania ao tentar desviar um buraco. O motorista do veículo de cor branca e placas IPR-6488, inscrição de Marau (RS), escapou ileso, mas a cabina que arrastava o baú ficou bastante estragada e atravessada na pista.

O acidente aconteceu na noite desta quinta-feira e a Scania ocupou todo o leito da rodovia federal, sendo necessário fazer um desvio para permitir o fluxo mesmo lento de veículos pondo fim ao congestionamento quilométrico. A situação perdurou durante esta sexta-feira. Um dos internautas do Site Miséria fez questão de enviar fotos à redação junto com um texto em que demonstra a sua revolta diante da situação pela falta de providências por parte do governo federal.

Na opinião de Cícero Roberto dos Santos de nada adiantou o serviço anterior de recuperação da BR-116 já que está tudo como antes. Segundo ele, acidente assim são previstos por todos sem que as autoridades tomem iniciativas. “Até quando vamos ter que suportar isso mesmo pagando os impostos? Até quando vamos ser apenas burros de carga do governo?”, indaga Cícero em tom de revolta e informando que o acidente com a Scania ocorreu no trecho entre Brejo Santo e Milagres à altura do Sítio Tamanduá.

A enfermeira Vanessa da Conceição cobrou urgência no recapeamento asfáltico da BR-116, enquanto o caminhoneiro Francisco Alvino dos Santos ameaçou destruir o restante da rodovia a fim de parar tudo de uma vez sem continuar como um risco para a vida das pessoas. Um internauta que se identificou pelo apelido de “Deca Boisim” perguntou se estão esperando um acidente catastrófico para começarem a tomar providências.


Créditos ao Site miséria



Casal é encontrado morto dentro de loja, em Itapipoca



Dois corpos foram encontrados, na noite desta sexta-feira, 16, em comércio localizado na região central de Itapipoca. Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), Altiberto Filho Azevedo teria matado sua esposa, Antonia Neta Teixeira de Azevedo, e cometido suicídio em seguida. A arma usada no crime estava junto ao corpo de Altiberto.

Fonte: O Povo



Furto de moto em Limoeiro

No dia 16/05 (Sexta-feira), por volta de 17h00min, o Sr. GILBERTO COSTA DA SILVA, 28 anos, natural de Mossoró/RN, residente na localidade de Sítio Várzea do Cobra, zona rural de Limoeiro do Norte/CE, informou à polícia que haviam furtado, da Rua Professor Ricart, nas proximidades da Livraria Exata, sua motocicleta HONDA/CG 125 FAN, Fabricação/Modelo 2006/2006, Cor PRETA, placa HXI-8216, registrada em nome de Jose Willame dos Santos Ferreira.

CRÉDITOS BLOG DO TOM



Tentativa de roubo em Russas

No dia 16/05 (Sexta-feira), por volta de 20h05min, na Travessa João do Carmo, s/n, Russas-CE, foi vítima de tentativa de roubo a Sra. VANEIDE MARIA RODRIGUÊS TEIXEIRA, empresária, 41 anos, esta que estava chegando em sua residência (local acima informado) quando foi surpreendida por dois indivíduos que estavam a pé, com blusas enroladas na cabeça, os quais tentaram lhe roubar, porém, devido aos gritos da vítima, os vizinhos perceberam aquela ação dos indivíduos e logo ligaram para Polícia Militar.

Os indivíduos conseguiram fugir tomando rumo ignorado. 

blog to tom

PT de Luizianne cogita apoiar Eunício ao governo




No dia seguinte à reunião da ex-prefeita Luizianne Lins (PT) com o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), petistas do grupo dela disseram ao O POVO que poderão apoiar o peemedebista para o governo. As declarações vêm depois de Luizianne anunciar que sua corrente não fará campanha para o candidato do governador Cid Gomes (Pros) nem se ele for petista.

“Em virtude do apoio do PMDB à presidente Dilma, se o Lula disser assim: ‘lá no Ceará a turma da loura não apoia os Ferreira Gomes’, a direção nacional do PT pode liberar para votar no Eunício. Se assim for, a DS (Democracia Socialista) discutirá essa tese”, afirmou o vereador Ronivaldo Maia.

Democracia Socialista é a corrente do PT que agrupa Luizianne, Ronivaldo e o deputado federal Eudes Xavier, entre outros. Segundo Eudes, Luizianne vai participar de reunião da DS na próxima quarta, em Brasília, para discutir a situação eleitoral do Ceará.

Fator Camilo

Em entrevista ao O POVO da última quinta, Luizianne condenou a manutenção da aliança do PT com Cid, afirmando que muitos militantes estão “extremamente constrangidos” com isso. 


Em resposta, o deputado estadual Camilo Santana, um dos petistas mais próximos a Cid (citado nos bastidores da política como opção de candidato ao governo), afirmou que Luizianne “precisa respeitar” a decisão do partido de manter parceria com o governador e “superar o problema” de 2012, quando Elmano de Freitas, apoiado por ela, perdeu a Prefeitura para Roberto Cláudio (Pros), candidato de Cid. Segundo uma fonte no PT próxima a Luizianne, ela anunciou que não faria campanha nem mesmo por um petista antecipando-se à possibilidade de Camilo ser o escolhido de Cid. “Estão ventilando botar o Camilo de candidato. Ele é muito mais Ferreira Gomes do que PT”, disse a fonte.

Fator Catanho

Eudes Xavier destaca que o principal objetivo de seu grupo no Ceará é derrotar Cid. “Não havendo condições de uma candidatura própria do PT, e se o Eunício mantiver a candidatura, há uma possibilidade de apoio nosso”. No caso de vitória de Eunício sobre Cid, o PT de Luizianne teria uma comemoração a mais: Waldemir Catanho, articulador político da ex-prefeita, assumiria como senador. Ele é o primeiro suplente de Eunício, que tem mandato até 2018. E é possível que Catanho vire senador antes de outubro. “Campanha para governo exige muito. É muito provável que o Eunício tenha que se licenciar. Vai ser muito difícil conciliar Ceará e Brasília”, disse o vice-prefeito de Fortaleza e vice-presidente estadual do PMDB, Gaudêncio Lucena.

Saiba mais

Ronivaldo Maia observa que o apoio de parte do PT a Eunício também poderia evitar que o senador buscasse aliança com partidos de oposição e prejudicasse o palanque de Dilma Rousseff no Ceará.

“O PT nacional pode fazer aqui o que fez no Maranhão em 2010, quando uma série de petistas apoiou o Flávio Dino e o Lula autorizou”, diz Ronivaldo. Naquele caso, o PT nacional fechou apoio a Roseana Sarney (PMDB) para o governo. Mas uma ala do PT, revoltada com a aliança, insistiu no voto em Flávio Dino (PCdoB).


O senador José Pimentel (PT-CE), declarou ontem, durante evento ao lado de Eunício em Acopiara: “Não tenha dúvida de que nós estaremos fazendo a campanha da presidente Dilma, e estaremos com Lula, com Eunício e com Pimentel”.

Fonte: O Povo



Governo vê atos anti-Copa encolhendo, mas terá mais rigor com grupos violentos

O governo Dilma fez uma avaliação positiva dos protestos da quinta (15), mas que contém uma preocupação que vai levá-lo a intensificar as operações de inteligência e de controle de atos violentos.

Segundo assessores presidenciais, o ponto positivo foi a confirmação de que as manifestações não atraíram grandes concentrações de pessoas, não tiveram apoio da classe média e foram organizadas por movimentos difusos, sem lideranças.

O ponto negativo ficou por conta dos atos violentos, principalmente em São Paulo –insuficientes para impedir algum jogo da Copa, mas com potencial para prejudicar a imagem do país no exterior.

Por isso, segundo a Folha apurou, o governo vai ficar mais atento e rigoroso no controle da atuação de grupos como os "black blocs", que, apesar de minoritários, têm poder para causar desgastes.

Os atos violentos, por sinal, fizeram diminuir o apoio aos protestos de rua. Pesquisa Datafolha de fevereiro mostrou que a rejeição aumentou de 15% em junho de 2013 para 42%. Já o apoio caiu de 81% para 52% no período.Por outro lado, o Planalto acredita que a ação de grupos violentos vai inviabilizar qualquer tentativa de fazer com que as manifestações ganhem mais adesão da população até o início da Copa.

Para auxiliares de Dilma, a falta de forte adesão popular diminui e muito uma das preocupações: a de prejuízos à campanha de reeleição.

A avaliação é que surtiu efeito o trabalho desenvolvido pelo ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), que intensificou contatos com movimentos sociais para convencê-los dos benefícios da Copa.


O balanço aponta que a maior parte dos protestos foi feita por movimentos sociais organizados, com os quais a gestão sabe lidar –e dos quais conhece as reivindicações.

Um assessor diz que, com eles, é muito mais fácil trabalhar e negociar. Diferentemente do ano passado, quando a maioria dos manifestantes não era ligada a grupos organizados e era mobilizada por meio das redes sociais.

Nesta sexta (16), o governo divulgou vídeo em que defende o Mundial. "Será que a Copa vai ser boa para o Brasil? Sim, vai ser boa", diz uma apresentadora no material postado no site da Secretaria-Geral da Presidência, de pouco mais de três minutos.

O vídeo diz ainda que, desde 2010, o investimento em saúde e educação foi mais de 100 vezes maior que na Copa.

Fonte: Folha.com 



PRE e PRF registram 24 acidentes nas estradas do Ceará

As polícias rodoviária Federal (PRF) e Estadual (PRE) registraram 24 acidentes nas últimas 24 horas nas estradas que cortam o Ceará. 14 pessoas ficaram feridas, e duas faleceram  vítimas de colisões entre carro e moto.

Um acidente no km 72 da BR-222, em Croatá, vitimou um homem de 34 anos. De acordo com a PRF, ele faleceu ainda no local após uma colisão frontal entre um veículo e uma moto às 2h20 deste sábado (17).

Também vítima de acidente envolvendo carro e moto, um jovem de 17 anos faleceu em Piquet Carneiro. A colisão ocorreu às 16h50 da última sexta-feira (16) no km 134 da CE-166.

Fonte: Diário do Nordeste




Temem que eu volte', diz ex-presidente Lula em Sorocaba


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Sorocaba (SP) nesta sexta-feira (16). Lula afirmou que a oposição tem "medo" de que ele possa se candidatar à Presidência novamente. “Eles se questionam se eu voltarei em 2018”, disse. Lula fez a afirmação durante uma plenária do Partido dos Trabalhadores (PT), como parte da etapa da "Caravana Horizonte Paulista".
Ele criticou o atual governo do estado de São Paulo sobre a situação do Sistema Cantareira, principal fornecedor de água para a população da Grande São Paulo. “Eles não sabem nem cuidar da água que a população bebe. Isso simplesmente não pode acontecer”, disse.
Lula aproveitou e discursou sobre os projetos implantados durante os oito anos de seu governo e brincou com a pouca escolaridade. “Dizem que sou burro, mas sou muito instruído. Se eu tivesse vivo em 1500, teria descoberto o Brasil”, afirmou.
O ex-ministro da Saúde e pré-candidato do PT ao governo do estado de São Paulo, Alexandre Padilha, também esteve na cidade. Padilha criticou o atual governo de SP e falou sobre o Sistema Cantareira. “Há muito que estudar e melhorar, a população não pode ser prejudicada assim”, disse.
G1



Aécio chama propaganda do PT de ''fraude intelectual''

O pré-candidato à Presidência, Aécio Neves (PSDB)  chamou de "fraude intelectual", nesta sexta-feira (16), a propaganda do PT exibida na quinta-feira, em cadeia de rádio e TV. A peça comparou a inflação nos períodos dos governos Dilma Rousseff e Fernando Henrique Cardoso.

Aécio referia-se à conjuntura de inflação elevada anterior ao Plano Real, de 1994. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou aquele ano em 916,43%, mas em nenhum momento a inflação passou de 48% ao mês. Com o real, em julho, o índice caiu para patamares de um dígito. O pico de inflação na gestão FHC ocorreu em 2002, quando passou de 12%.

Na ocasião, o senador mineiro também criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Aécio afirmou que se o petista tivesse utilizado sua popularidade "nunca antes vista neste País", poderia ter colocado em prática as reformas necessárias ao desenvolvimento do Brasil. 


Ceará News


Marina classifica campanha do medo como ''desserviço'' ao país

A Pré-candidata à vice-presidência na chapa PSB-Rede, ex-senadora Marina Silva classifica as recentes propagandas do Partido dos Trabalhadores (PT) como um ''desserviço''ao país. Durante encontro com representantes da juventude da Rede em Brasília, nesta sexta-feira (16), Marina destacou que as pessoas vivem com insatisfação devido aos vários escândalos de corrupção.

A ex-senadora comparou o discurso do medo do PT à campanha do PSDB de 2002 feita contra o ex-presidente Lula. Para Marina, as conquistas sociais e econômicas dos últimos anos não podem ser “fulanizadas”, e sim entendidas como conquistas do povo brasileiro, que devem ser preservadas.


Ceará News


Ex-prefeita de Fortaleza se recupera em casa

A assessoria de imprensa informa que a ex-prefeita Luizianne Lins já está em casa e passa bem. Ela foi atendida no hospital da Unimed, para exames de rotina, e liberada por volta de 1h deste sábado (17).
Nesta sexta-feira (16), Luizianne Lins teve um pico de pressão alta quando gravava o seu programa de estreia, Novos Olhares, na TV União. Após passar o dia inteiro gravando e concedendo entrevista, e devido a pouca alimentação, sua pressão subiu e ela foi encaminhada ao hospital por volta das 19h30. 

No local, foi medicada e ficou sob observação até a pressão se estabilizar

Ceará News



Presos fugiram pelo telhado da cadeia em Jaguaruana



No dia 16/05 (Sexta-feira), por volta de 07h30min, na Rua Francisco Moreira Torres, s/nº, bairro Juazeiro, na Cadeia Pública de Jaguaruana-CE, foi constatada pelo agente prisional “MARCELO”, a fuga dos detentos:

ANTONIO MAIA SILVA, vulgo “TONHO DA VILA”;
FRANCISCO EDUARDO DE MOURA, vulgo “RICARDA DE LALÁ;
FRANCISCO MARDÔNIO DA SILVA BARBOSA, vulgo “MARDÔNIO DA ILHOTA”

Os quais se encontravam recolhidos na cela nº 03 de referida cadeia e após furarem um buraco no forro da cela, fugiram pelo telhado tomando rumo ignorado. 

Créditos ao Blog do Tom


Escrivã morta em delegacia é irmã de jovem vítima de tragédia aérea no PI


A escrivã piauiense Loane Maranhão Thé, morta nessa quinta-feira (15) ao ser apunhalada no pescoço por um réu que prestava depoimento na Delegacia da Mulher no Maranhão, era irmã de criação e também prima de Guilherme Rodrigues morto há cinco meses em um acidente aéreo na cidade de Teresina. A triste fatalidade assola a família da vítima que não se conforma com a perda repentina. O pai de Loane, Flávio Veina Thé, disse que perdeu dois filhos.

"É difícil para família perder dois filhos de forma trágica em apenas cinco meses. Guilherme foi criado pela família e as duas perdas foi uma coincidência infeliz. Com o coração dilacerado, busco um certo equilíbrio externo, mas por dentro está tudo ruim", declarou Flávio.

Guilherme Rodrigues morreu no dia 16 de dezembro do ano passado, quando o avião em que praticava aula de voo caiu após arremeter durante decolagem no aeroporto Petrônio Portela, em Teresina. Na aeronave também estavam mais três pessoas.

Flávio Veina Thé revelou que sempre alertava os dois filhos para que não seguissem nas profissiões que escolheram. Para ele, escrivão e piloto de aeronave era perigoso. "Não queria que minha filha fizesse o concurso de escrivão, mas ela dizia que era um sonho e estava feliz com o seu trabalho", disse.

O pai lembrou que Guilherme começou a frequentar a sua casa quando tinha menos de dois anos e lá viveu até os 22. "Já o Guilherme falava que se acontecesse algum desastre aéreo era consequência da profissão. Ele dizia que era o destino dele voar, amava o que fazia e sempre tirou excelentes notas", contou emocionado.

Fonte: G1 MA



Juiz federal afirma que candomblé e umbanda não são religiões

Uma tentativa do Ministério Público Federal (MPF) de retirar do Youtube uma série de vídeos com ofensas à umbanda e ao candomblé resultou em uma decisão polêmica: a Justiça optou por manter a exibição das imagens e ainda salientou que "as manifestações religiosas afro-brasileiras" não podem ser classificadas como religião.

Em decisão de 28 de abril de 2014, o juiz Eugênio Rosa de Araújo, titular da 17ª Vara Federal, afirmou que as crenças afro-brasileiras "não contêm os traços necessários de uma religião". De acordo com o magistrado, as características essenciais a uma religião seriam a existência de um texto base (como a Bíblia ou Alcorão), de uma estrutura hierárquica e de um Deus a ser venerado.

"Se o Juiz tivesse simplesmente negado que havia ofensa nos vídeos já seria uma decisão lamentável. Mas ele foi além. Em poucas linhas, resolveu ditar o que seria ou não uma religião, o que nos pareceu um absurdo", disse à Folha o procurador Jaime Mitropoulos, que apresentou um recurso contra a decisão da 17ª Vara Federal.

Procurado pela Folha, o juiz Eugênio Rosa de Araújo preferiu não falar sobre a decisão.

Nos vídeos denunciados pelo MPF, pastores evangélicos associam praticantes de umbanda a uma legião de demônios. Também fazem comparação semelhante com o culto aos orixás característico do Candomblé.

A ação do MPF teve origem em uma denúncia da Associação Nacional de Mídia Afro, que pedia a exclusão dos vídeos citados do Youtube pelas ofensas disseminadas contra as religiões com raízes africanas.

No início de 2014, o MPF chegou a recomendar que a representação do Google no Brasil deletasse os vídeos. Entretanto, segundo a Procuradoria, a empresa se negou a atender a orientação. A partir daí, o caso foi encaminhado à Justiça.

Fonte: Folha.com site MISÉRIA




Governo vê atos anti-Copa encolhendo, mas terá mais rigor com grupos violentos

O governo Dilma fez uma avaliação positiva dos protestos da quinta (15), mas que contém uma preocupação que vai levá-lo a intensificar as operações de inteligência e de controle de atos violentos.

Segundo assessores presidenciais, o ponto positivo foi a confirmação de que as manifestações não atraíram grandes concentrações de pessoas, não tiveram apoio da classe média e foram organizadas por movimentos difusos, sem lideranças.

O ponto negativo ficou por conta dos atos violentos, principalmente em São Paulo –insuficientes para impedir algum jogo da Copa, mas com potencial para prejudicar a imagem do país no exterior.

Por isso, segundo a Folha apurou, o governo vai ficar mais atento e rigoroso no controle da atuação de grupos como os "black blocs", que, apesar de minoritários, têm poder para causar desgastes.

Os atos violentos, por sinal, fizeram diminuir o apoio aos protestos de rua. Pesquisa Datafolha de fevereiro mostrou que a rejeição aumentou de 15% em junho de 2013 para 42%. Já o apoio caiu de 81% para 52% no período.Por outro lado, o Planalto acredita que a ação de grupos violentos vai inviabilizar qualquer tentativa de fazer com que as manifestações ganhem mais adesão da população até o início da Copa.

Para auxiliares de Dilma, a falta de forte adesão popular diminui e muito uma das preocupações: a de prejuízos à campanha de reeleição.


A avaliação é que surtiu efeito o trabalho desenvolvido pelo ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), que intensificou contatos com movimentos sociais para convencê-los dos benefícios da Copa.

O balanço aponta que a maior parte dos protestos foi feita por movimentos sociais organizados, com os quais a gestão sabe lidar –e dos quais conhece as reivindicações.

Um assessor diz que, com eles, é muito mais fácil trabalhar e negociar. Diferentemente do ano passado, quando a maioria dos manifestantes não era ligada a grupos organizados e era mobilizada por meio das redes sociais.

Nesta sexta (16), o governo divulgou vídeo em que defende o Mundial. "Será que a Copa vai ser boa para o Brasil? Sim, vai ser boa", diz uma apresentadora no material postado no site da Secretaria-Geral da Presidência, de pouco mais de três minutos.

O vídeo diz ainda que, desde 2010, o investimento em saúde e educação foi mais de 100 vezes maior que na Copa.

Fonte: Folha.com 

Quarto ano da seca trará mais dificuldades na oferta hídrica




Fortaleza. Com uma quadra chuvosa abaixo da média histórica, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) e a possibilidade de se repetir ainda em 2015, o Ceará poderá enfrentar quatro anos seguidos de seca. Documentos da Assembleia Legislativa e Câmara de Deputados mostram que as obras hídricas oferecidas, e que garantem o abastecimento para as cidades e o campo, ainda são desperdiçadas ou subutilizadas.

Ao mesmo tempo que se comemora a retomada das obras de transposição do Rio São Francisco, as ações de convivência com a seca pouco têm ido além de manter a sobrevivência do sertanejo. A crítica é comum a parlamentares cearenses federais, como Ariosto Holanda, e estaduais, como Wellington Landim, ao cobrar políticas públicas que contemplem o desenvolvimento regional.
Com a confirmação da seca neste ano e a possibilidade mais um ano com poucas precipitações, influenciadas pelo fenômeno El Niño, estima-se que o abastecimento de água continuará a ser um problema grave para as comunidades rurais. Pior, no entanto, é a falta de conhecimentos para a gestão das águas disponíveis e oportunidade de crescimento econômico.

Enfraquecimento
O deputado federal Ariosto Holanda é uma voz que tem enfatizado o esquecimento do homem nas políticas públicas de convivência com o semiárido. Ele coordenou, no ano passado, o trabalho "Seca - Análises, Pressupostos, Diretrizes, Projetos e Metas para o Planejamento de um novo Nordeste". A análise, reunida em um livro, foi resultado de um esforço conjunto da bancada nordestina na Câmara Federal. Ariosto critica o enfraquecimento de órgãos públicos, como a Sudene e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). No caso do Dnocs, lembra a demora na reestruturação que estava sendo aguardada no ano passado.
O deputado estadual Wellington Landim observa que ainda há limitações na oferta hídrica. Cita como exemplo a questão da perfuração de poços. No documento elaborado pela Comissão Especial da Seca, da Assembleia Legislativa, para acompanhar a problemática da estiagem e as perspectivas de chuvas no Ceará, chamou a atenção de que a maior dificuldade é a demora no atendimento decorrente da capacidade reduzida do governo, que possui poucas perfuratrizes para atender à demanda. Na zona rural, a expectativa é que a demanda continue a ser atendia por carro-pipa. Para o ex-secretário de Recursos Hídricos, Hypérides Macedo, não é seguro acreditar na chegada das águas da transposição do Rio São Francisco ainda neste ano. Ele explica que a grandiosidade da obra torna vulnerável qualquer cronograma aguardado para aumentar as reservas de água do Estado com uma nova seca.
Quadra é 28% abaixo da média
Fortaleza. De fevereiro deste ano até o momento (já contabilizando as chuvas deste início de maio, último mês da quadra chuvosa), o Ceará como um todo está se mostrando 28% abaixo da média (se esperaria, como normal, 607,4mm e choveu somente 434mm). Em janeiro deste ano, o Ceará ficou com um desvio de 52,8% abaixo da média, enquanto que em janeiro de 2013 o Estado ficou 61,9% abaixo da média.
O supervisor da Unidade de Tempo e Clima, da Funceme, Raul Fritz, informou que de janeiro a março deste ano, choveu um pouco melhor do que o ano passado (apesar de todos os meses terem ficado abaixo da média estadual).
Apenas em abril deste ano, a chuva foi ligeiramente pior do que no ano passado (pequena diferença), mas também abaixo da média estadual. Maio, até o momento, também se encontra abaixo da média (38,4% abaixo da média estadual). A média estadual deste mês é de apenas 89,9mm. Choveu até agora uma média de 57,5mm, ficando no Ceará, 36,1 % abaixo da média, em maio. A Funceme havia previsto, já na sua primeira previsão (feita em 21 de janeiro, para o período de fevereiro a abril), que este ano deveria ser um pouco melhor do que no ano passado, porém que tinha maior probabilidade de ficar abaixo da média (em geral), e isso realmente se verificou, com o Estado ficando, até abril, 31% abaixo da média e, até o momento, 28% na mesma classificação.
"As condições termodinâmi-cas do Oceano Atlântico tropical indicavam esse provável quadro, não muito favorável às chuvas, porém melhores do que os dois últimos anos", afirmou o meteorologista.
Os anos de 2012 e 2013 foram menos chuvosos do que este ano de 2014 está se mostrando. O ano de 2012 foi o menos chuvoso dos três, ficando 51,7% abaixo da média. O ano de 2013 ficou 31,5% abaixo da média, portanto, um pouco mais chuvoso do que 2012, porém ainda na mesma classificação.
Diário do Nordeste



Brejo Santo-CE: Tombo de Scania por causa de buraco reascende críticas à situação da BR-116



Nos últimos dias a redação do Site Miséria vem recebendo um grande número de críticas quanto às condições da BR-116 no trecho que corta a região do Cariri. Nesta sexta-feira, entretanto, foram muito mais em virtude do capotamento de uma Scania ao tentar desviar um buraco. O motorista do veículo de cor branca e placas IPR-6488, inscrição de Marau (RS), escapou ileso, mas a cabina que arrastava o baú ficou bastante estragada e atravessada na pista.

O acidente aconteceu na noite desta quinta-feira e a Scania ocupou todo o leito da rodovia federal, sendo necessário fazer um desvio para permitir o fluxo mesmo lento de veículos pondo fim ao congestionamento quilométrico. A situação perdurou durante esta sexta-feira. Um dos internautas do Site Miséria fez questão de enviar fotos à redação junto com um texto em que demonstra a sua revolta diante da situação pela falta de providências por parte do governo federal.

Na opinião de Cícero Roberto dos Santos de nada adiantou o serviço anterior de recuperação da BR-116 já que está tudo como antes. Segundo ele, acidente assim são previstos por todos sem que as autoridades tomem iniciativas. “Até quando vamos ter que suportar isso mesmo pagando os impostos? Até quando vamos ser apenas burros de carga do governo?”, indaga Cícero em tom de revolta e informando que o acidente com a Scania ocorreu no trecho entre Brejo Santo e Milagres à altura do Sítio Tamanduá.

A enfermeira Vanessa da Conceição cobrou urgência no recapeamento asfáltico da BR-116, enquanto o caminhoneiro Francisco Alvino dos Santos ameaçou destruir o restante da rodovia a fim de parar tudo de uma vez sem continuar como um risco para a vida das pessoas. Um internauta que se identificou pelo apelido de “Deca Boisim” perguntou se estão esperando um acidente catastrófico para começarem a tomar providências.


Site Miséria