Diante da gravidade da denúncia, equipes do BEP/COTAR, com apoio da Força Tática de Crateús, passaram a intensificar o trabalho de inteligência e as diligências no município ao longo da quarta-feira (28). O esforço conjunto permitiu, na quinta-feira (29), a identificação de Francisco Souza Neto, conhecido como “Branco”, já investigado por envolvimento com o tráfico de drogas.
Os policiais se dirigiram até a residência do suspeito, onde ele foi chamado para fora do imóvel. No primeiro contato, Francisco declarou ser usuário de entorpecentes e entregou voluntariamente uma pequena quantidade de maconha, afirmando que o material seria para uso pessoal. Em seguida, autorizou a entrada dos agentes na residência.
Durante as buscas, realizadas principalmente no quintal do imóvel, os policiais localizaram uma grande quantidade de drogas e munições. Foram apreendidos mais de 15 quilos de maconha, divididos em diversos tabletes e porções menores, além de aproximadamente 650 gramas de cocaína. Também foram encontradas 139 munições calibre .38.
No decorrer da ação, o suspeito ainda tentou fugir, sendo necessário o uso proporcional da força para contê-lo e realizar a condução com segurança. Após a apreensão do material ilícito, Francisco Souza Neto foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Quiterianópolis, onde ficou à disposição da Justiça e foram adotadas todas as medidas legais cabíveis.