O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da corrida eleitoral para o Palácio do Planalto em 2022. De acordo com pesquisa do Instituto PoderData, o petista tem 41% das intenções de voto contra 30% de seu principal adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Empatados em terceiro lugar, aparecem Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) com 7%. Na sequência, embolados, vêm João Doria (PSDB), com 2%; André Janones (Avante), também com 2%; e Alessandro Vieira (Cidadania), Simone Tebet (MDB) e Rodrigo Pacheco (PSD) com 1% cada um. Luiz Felipe d’Avila (Novo) não teve menções suficientes para chegar a 1%.
A pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos, sendo feitas 3 mil entrevistas em 245 cidades nas 27 unidades da Federação de 31 de janeiro a 1º de fevereiro de 2022. O registro no TSE é BR-09445/2022. O intervalo de confiança é de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
SEGUNDO TURNO
Em uma possível disputa de segundo turno entre Bolsonaro e Lula, o petista sai na frente e tem 54% das intenções de voto, contra 37% do atual presidente. A diferença percentual é de 17 pontos, ante 22 pontos no último levantamento, de duas semanas atrás.
PESQUISA ANTERIOR
No dia 20 de janeiro, pesquisa do PoderData mostrava que Lula estava com 42% das intenções de votos no primeiro turno contra 28% de Bolsonaro. Sergio Moro tinha 8%, à frente de Ciro Gomes, com 3%. João Doria e André Janones possuíam 2%. Simone Tebet e Alessandro Vieira estavam com 1%. Já Luiz Felipe Dávila e Rodrigo Pacheco zeraram. Brancos e nulos e não sabem somaram 6% cada. Clique aqui e confira.