A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi ampliada para toda a população a partir dos seis meses de idade, a decisão é do Ministério da Saúde (MS). Em Russas, a população que deseja se vacinar pode buscar as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Com o cenário epidemiológico em meio à Covid-19, a imunização contra a influenza vem apresentando números menores em comparação aos anos anteriores. A baixa adesão pode impactar em uma maior exposição ao vírus no Ceará. O Ministério da Saúde dividiu a campanha em três etapas, contemplando, inicialmente, grupos prioritários. A última estava prevista para finalizar na próxima sexta-feira (9), mas o MS decidiu antecipar o início da vacinação contra gripe para a população geral para esta segunda-feira (5).
A gripe é uma doença sazonal que é mais comum no período do inverno. Devido às diferenças climáticas e geográficas do Brasil, podem ocorrer variações nas intensidades de sazonalidade da influenza e em períodos distintos nos estados.
Gripe e Covid-19: intervalo de 14 dias
Neste ano, duas campanhas ocorrem simultaneamente: a vacinação contra a Covid-19, que teve início no dia 19 de janeiro em todo o Ceará, e a contra a gripe. Por isso, é necessário respeitar o intervalo de 14 dias entre as vacinas.
No ato da imunização, é preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF e cartão de vacinação.