Dados da Enel Distribuição mostram que somente nos primeiros 17 dias do ano já foram anotados 2.239 descargas.
Na terça-feira (17) de chuva em 45 municípios cearenses, com maior precipitação no município de Várzea Alegre, com 100 mm, de acordo com a Funceme, o Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Enel Distribuição Ceará registrou um total de 1.008 raios, cerca de 43% das ocorrências no mês inteiro no Estado.
Somente nos primeiros 17 dias de 2017 já foram anotados 2.239 raios, um aumento de cerca de 51% a mais se comparado com todo o mês de janeiro de 2016. O município de Granja foi o município com maior incidência, registrando 166 descargas só neste ano, seguido de Araripe (135) e Várzea Alegre (118).
Em 2016, foram registrados 22.596 raios no Ceará. Granja foi o município com a maior incidência de raios no Ceará (1291); seguido de Santa Quitéria (946) e Sobral (941). O Sistema de Monitoramento de Raios, com acesso gratuito e ilimitado pela internet oferece informações sobre o número de descargas atmosféricas e a situação do tempo em todo o Brasil.
ATENÇÃO PARA OS CUIDADOS DENTRO DE CASA DURANTE TEMPESTADE:
· Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
· Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
· Evitar consertos de instalações elétricas;
· Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
CUIDADOSO FORAM DE CASA DURANTE TEMPESTADE:
· Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
· Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
Fonte Ceara News