-->

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Polícia apreende 27 armas durante todo o feriadão


Vinte e sete armas foram apreendidas pela Polícia durante o Carnaval no Ceará, no período entre as 18h de sexta-feira (6) e a noite de ontem. O balanço, ainda parcial, foi realizado com base em relatórios de ocorrências policiais obtidos pelo Diário do Nordeste. O número consolidado deve ser divulgado amanhã, pela Secretaria de Segurança e Defesa Social (SSPDS).

Foram apreendidos 15 revólveres, nove pistolas e três espingardas. Além do armamento, a Polícia ainda apreendeu grande quantidade de munição de calibres variados, facas e até um machado, que foi utilizado em um assassinato no domingo (7), na cidade de Maracanaú.

Entre as apreensões, destaca-se a realizada sábado (6), durante uma operação da Polícia Militar (PM) no município de Cariús, distante 426 km de Fortaleza. Na ocasião, quatro pessoas foram presas e quatro adolescentes apreendidos com dois revólveres calibres 38 e uma espingarda calibre 12, além de munição e entorpecentes.

Conforme o tenente-coronel Tibúrcio, comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o bando é suspeito de comandar o tráfico de drogas naquela cidade. Os detidos foram identificados como Elson Gomes da Silva, 27; Cícera Micaela de Souza Ferreira, 26; Maria Betânia de Sousa Silva, 36; e Ednelânia Caboclo dos Santos, 19.

Após as prisões, os suspeitos foram encaminhados às delegacias do municípios do Cedro e Assaré e autuados, de acordo com suas participações, pelos crimes de tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo, formação de quadrilha e corrupção de menores. Os adolescentes, foram conduzidos à Delegacia de Iguatu, onde prestaram esclarecimentos e foram liberados.

Já no domingo (7), uma equipe da Cavalaria da PM realizou a prisão de quatro homens durante a festa de Carnaval na Praia do Morro Branco, em Beberibe. A patrulha abordou os suspeitos em um veículo Toyota Corolla com queixa de roubo.

No interior do veículo, os policiais encontraram uma pistola calibre 638 e 12 cápsulas. Os suspeitos foram conduzidos à Delegacia Municipal de Beberibe, onde foram autuados em flagrante por porte ilegal de armas.

Em uma outra operação, desta vez efetuada por policiais do Batalhão de Policiamento e Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no Crato, um homem foi preso com uma espingarda, munição e um facão. Segundo a Polícia, o suspeito, identificado somente como Walderlanio, havia entrado em confronto com soldados do BPRaio, mas acabou preso quando tentava se esconder na casa de familiares.

Em três ações realizadas na última segunda-feira (8), nas ruas de Fortaleza, seis pessoas foram presas e um adolescente apreendido portando armas de fogo. As ações aconteceram nos bairros Parreão, Granja Portugal e Quintino Cunha.

No fim da tarde, na Rua Ambrósio Machado, Parreão, quatro pessoas foram detidas. Em poder de uma delas, os policiais militares apreenderam um revólver calibre 32. Após a descoberta do armamento, os suspeitos foram levados para à Delegacia do 34º DP (Centro).

Algumas horas depois, patrulha da PM localizou um homem portando um revólver calibre 38. Ele recebeu voz de prisão e acabou autuado no 12º DP (Conjunto Ceará).

Na Rua Ilha do Bote, bairro Quintino Cunha, uma abordagem policial culminou na apreensão de um adolescente e na prisão de um adulto com uma pistola calibre 380.

Redução

O número de apreensões, mesmo que ainda parcial, aponta para uma redução de quase 76% em relação do Carnaval do ano passado. De acordo com o balanço final divulgado pela SSPDS em 2015, a Polícia realizou a apreensão de 75 armas durante o período. Somente em Fortaleza, o número de armas encontradas pela foi de 24. Na Região Metropolitana, a Polícia conseguiu apreender um total de 11 armas. O Interior Sul contabilizou 21 e Interior Norte 19.

Diário do Nordeste