-->

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Mais dois reservatórios sangram nos Inhamuns

Iguatu. Mais dois açudes sangraram, neste fim de semana, na região dos Inhamuns: o Colina, em Quiterianópolis; e o Trici, em Tauá. A barragem Caldeirões, em Saboeiro, permanece transbordando desde o dia 19. O nível das águas no Alto Jaguaribe voltou a subir e chegou a esta cidade, na região Centro-Sul do Ceará, atraindo milhares de pessoas à ponte rodoviária e a outros locais de observação.

Segundo a Funceme, de sábado para domingo foram registradas chuvas em 94 municípios. As precipitações concentraram-se na região dos Inhamuns e no Vale do Jaguaribe. As cinco maiores chuvas foram registradas em Guaraciaba do Norte (79.2mm); Ererê (65mm), Quiterianópolis (60mm), Iracema (58mm) e Solonópole (52mm).

Para hoje, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê possibilidade de chuva na faixa litorânea e região Centro- Sul. Ontem, houve mais eventos de chuva no Centro-Sul, Ibiapaba, Litoral Norte e região jaguaribana, mas os dados de pluviometria só aparecem hoje.

A página da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), na internet, ainda mantém dados atrasados referentes à recarga dos reservatórios. Há informações de que apenas o Açude Caldeirões, em Saboeiro, está sangrando. Há também distorção, pois o portal mostra de que nenhum açude estaria com volume superior a 90%.

As últimas chuvas que caem na região dos Inhamuns vêm provocando estragos. Na localidade de Alegre, em Quiterianópolis, a parede de uma barragem arrombou no último sábado. No distrito de Marrecas, em Tauá, na fazenda Sozinho, um reservatório se rompeu, na sexta-feira passada. Em Quiterianópolis, moradores tiveram que sair de uma casa, nas margens do Açude Velho, que apresentou rachaduras.

Em Quiterianópolis, a cheia do Açude Colina trouxe alívio para os moradores que, desde o ano passado, enfrentavam colapso no fornecimento de água, que passou a ser de caminhão pipa. O reservatório secou em 2014. Neste domingo, o açude começou a transbordar por volta das 5h30, segundo moradores.

Em Tauá, o Açude Trici começou a transbordar por volta das 7h de ontem. A barragem estava seca e o abastecimento da cidade passou a ser feito por adutora a partir do Açude Arneiroz II.

Em Arneiroz, o nível das águas no Rio Jaguaribe voltou a subir desde sábado. Há registro de cheias ao longo do curso nos municípios de Saboeiro, Jucás e Iguatu. Nesses centros urbanos houve intensa movimentação de moradores, em pontos estratégicos para verificar o espetáculo das águas. Alguns aproveitaram para tomar banho.

Em Iguatu, centenas de moradores ocuparam a ponte rodoviária sobre o Rio Jaguaribe. Desde maio de 2011 que não havia registro de cheia no rio.

Mais informações:

Funceme - (85) 3101-1117

Cogerh - (85) 3218-7024

Diário do Nordeste