-->

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Suspeito de 50 homicídios no Ceará e Piauí é capturado pela polícia


Homem era foragido há cerca de três anos e tinha o nome na lista dos criminosos mais procurados do Ceará 

Um homem, apontado como envolvido em 50 homicídios nos Estados do Ceará e do Piauí, foi capturado pela Polícia Civil cearense. O foragido da Justiça foi localizado em uma residência no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). 

Rafael Farias Machado, o 'Rafael Twister', de 28 anos, além das mortes, é ainda suspeito de participação direta com o tráfico de drogas e em ações criminosas contra instituições financeiras. 

Somente no Ceará, o suspeito responde a 18 procedimentos criminais entre roubo, tráfico de drogas e homicídio. Contra ele haviam três mandados de prisão em aberto, sendo um da Comarca de Maracanaú, na Região Metropolitana, por homicídio, e os outros dois do Piauí, sendo um também por homicídio e o outro por tráfico de drogas. 

Colaboração 
A operação que resultou na prisão de 'Rafael Twister' foi comandada pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) em parceria com a Polícia Civil do Estado do Piauí. Na última sexta-feira (24), os policiais foram até a casa onde o suspeito morava e cumpriram os mandados de prisão. Conforme o titular da DRF, delegado Raphael Vilarinho, foram cerca de três anos de investigações até a Polícia conseguir chegar à localização do suspeito. 

"Ele estava sendo investigado pela DRF por dar apoio logístico a assaltantes de outros Estados para ataques a instituições financeiras. A Polícia estava atrás de 'Twister' há uns três anos. Na sexta-feira ele foi preso, em casa, e não ofereceu resistência à prisão", afirmou. 

Vilarinho destacou que o suspeito preso pela DRF teria envolvimento em dezenas de mortes ligadas, em especial, à disputa pelo tráfico de drogas no Ceará e no Piauí. 

"Rafael é chefe do tráfico de drogas no Maracanaú, com ramificação no Estado do Piauí. A organização criminosa dele é responsável nos dois Estados por mais de 50 homicídios, por conta da briga pela territorialidade do tráfico de drogas", disse. 

O delegado titular da Delegacia de Roubos e Furtos ainda destacou que a esposa de Rafael também está presa em uma unidade prisional, no Piauí. 


Aqui no Ceará, conforme as investigações, ele fornecia armas e esconderijo para que bandidos de outras regiões do País viessem realizar ataques a instituições financeiras, especialmente no Interior do Ceará. 

"Ele é um criminoso de altíssima periculosidade. Ele é o chefe do tráfico de drogas no Maracanaú. A esposa dele responde na cadeia no Piauí, por associação ao tráfico. Rafael estava na lista dos mais procurados pois estimamos na DRF que ele, chefiando a organização criminosa, tenha praticado diversos homicídios. Estes inquéritos são investigados pelas Divisões de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHHP) dos dois Estados e pela Delegacia de Maracanaú. Na DRF, investigamos o apoio logístico que ele dava, fornecendo armas e esconderijo para bandidos virem assaltar agências bancárias", relatou Vilarinho. 

Velho conhecido 
No histórico de 'Rafael Twister', consta uma prisão em 2010 que mobilizou a Polícia Militar pelas ruas do bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza. 

À época, segundo a Polícia, o grupo criminoso de Rafael era suspeito de quatro mortes naquela área por conta do tráfico de drogas. Além dele, foi preso na noite de 9 de junho daquele ano Thiago Daniel Mendonça Pacífico, o 'Brinquedo do Cão', que era suspeito de integrar a quadrilha. 

Naquela noite, a dupla foi presa com crack, celulares e dinheiro em espécie em um carro usado pelo tráfico. Rafael já era conhecido pelo histórico criminoso, uma vez que teria feito ameaças a policiais militares sob o pretexto de que ele era influente entre os criminosos daquele bairro de Fortaleza. 

Durante a mesma semana de 2010, outras três pessoas, suspeitas de integrarem a mesma quadrilha, também haviam sido presas. Populares denunciaram à Polícia que os suspeitos usavam um veículo Ford Escort para abastecer os pontos de venda de droga nos bairros Rodolfo Teófilo e Bela Vista.

Diário do Nordeste